Produção de Agregado Reciclado ABRECON

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CULTURA CREDIFÁCIL CULTURA FIXO/GIRO
Advertisements

A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Exercícios Porcentagem.
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Apresentação do Projeto
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba)
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Deputado Dr. Nechar (PP/SP)
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Resíduos de Construção Civil
Reciclagem de RCD: Avanços do Setor ABRECON
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
Urb. Tarcísio de Paula Pinto I&T Informações e Técnicas
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS
Apresentação CAIXA.
Bem vindos !.
Política Nacional de Resíduos
Leonardo Rodrigues & Tiago Golo
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
no contexto do Arranjo Metropolitano
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
Logística e Ecologia.
MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA Parceria Público Privado (PPP)
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
PROBLEMAS DE TRANSPORTE
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Sustentabilidade.
Prefeitura do Recife - EMLURB
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apoio à organização de APLs de base mineral no Estado da Bahia
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Gestão de Resíduos Sólidos A questão dos custos. Dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2013” (Abrelpe) Geração de Resíduos Aumento de 4,01.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA E CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS DE TRIAGEM E RECICLAGEM.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
“DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ECO- PONTOS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA- SP”
JabUNESP Recicla Projeto Folha.
Sistema de Créditos de Logística Reversa
Secretaria de Serviços Públicos
A Evolução da Reciclagem no Brasil
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
Transcrição da apresentação:

Produção de Agregado Reciclado ABRECON Levi Torres levi@abrecon.org.br 26/06/12

45% da reciclagem nacional 55% da reciclagem no Estado Quem somos Representamos 35% das iniciativas público e privadas ativas 45% da reciclagem nacional 55% da reciclagem no Estado

EMPRESAS RECICLADORAS DE ENTULHO Quem somos ASSOCIAÇÃO FUNDADA EM 2011 21 ASSOCIADOS NO BRASIL ABRECON EMPRESAS RECICLADORAS DE ENTULHO USINAS FIXAS E MÓVEIS

Usinas do Brasil

Usinas na região de Pudente

Situação das Usinas P. Prudente 2 - 2 Fonte: ABRECON, pesquisa realizada em 23/03/2012.

Situação das Usinas Usinas no Brasil Fonte: ABRECON, pesquisa realizada em 23/03/2012

Situação das Usinas Usinas Ativas Fonte: ABRECON, pesquisa realizada em 23/03/2012

Situação das Usinas Usinas em Implantação Fonte: ABRECON, pesquisa realizada em 23/03/2012

Situação das Usinas Usinas Inativas Fonte: ABRECON, pesquisa realizada em 23/03/2012

Usinas Ativas

Usinas em Implantação

Usinas Inativas Incentivo PPP ou setor Privado e licitações/concessões

Situação Atual Situação Potencial Brasil 80% material reciclável 106. 550 mil ton/ dia de RCC coletado* 85.240 mil ton/dia 10.280 ton/ dia – entulho reciclado ** Est. de São Paulo 20% material cinza 80% do entulho reciclado no país ** 13.639 mil ton/dia 8.224 ton/ dia – entulho reciclado ** 100% rastreamento 30% não são rastreados * Fonte: ABRELPE 2011 ** Fonte ABRECON

REDUÇÃO DE AGREGADO RECICLADO O Mercado de RCC – Est. São Paulo CAPACIDADE INSTALADA 741.533 t /mês REDUÇÃO DE AGREGADO RECICLADO 183.150 t /mês 25% da capacidade instalada Densidade considerada de 1m³ = 1 ton

Potencial de Mercado Consumo mensal é de 5.400.000 ton de agregado mineral 30% utilizados em função não estrutural MERCADO DE AGREGADOS RECICLADOS SÃO PAULO - 520.000 t/mês = (32%) - menor que capacidade instalada BRASIL – potencial de mercado 1.620.000 ton/mês

Q Programa de Qualidade Setorial Pavimentação NBR 9895/87 NBR 7182/88 Reciclagem de Resíduos da Construção Pavimentação NBR 9895/87 NBR 7182/88 NBR 7181/84

Objetivos do Programa ESTRATÉGIA PARA CRIAR MERCADO Identificar o estágio atual Ensaios regulares Criar controles PADRONIZAR A QUALIDADE DO AGREGADO RECICLADO ESTRATÉGIA PARA CRIAR MERCADO ADEQUAR AS NORMAS ATUAIS CRIANDO NOVOS PARÂMETROS

Desafios - Consumo Resistência cultural Se o poder público participar consumindo ou apoiando o consumo, a questão da destinação de resíduos e da comercialização de agregados reciclados será resolvida. Falta de conhecimento e informações técnicas Inexistência de legislação em municípios Políticas de consumos efetivas

Rastreabilidade de Resíduos Gestão Eletrônica e Rastreabilidade de Resíduos O principal objetivo do sistema de Gestão Eletrônica de Resíduos é possibilitar ao órgão público a rastreabilidade e coleta de dados de forma eletrônica em todos os pontos, desde locais de origem destes resíduos até sua destinação final, possibilitando a visualização dos reaproveitamentos de materiais e os descartas efetuados

Rastreabilidade EcoPontos

Rastreabilidade Grande Gerador

www.abrecon.org.br | @abrecon_brasil Levi Torres entulho@abrecon.org.br