Objetivo do Grupo Discutir o problema habitacional em São Paulo, a partir de dados estatísticos, históricos e atualidades; Obter uma visão mais ampla sobre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
População – Crescimento e calculo estimativos.
SALVADOR.
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Os lugares que formam o mundo
Destruição dos Habitats Naturais
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Correção da Prova 4° Bimestre.
O Mundo Urbano Brasileiro
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
CENTRO SUL.
M U N I C P O s.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Movimentos Migratórios
Correntes imigratórias
FAZENDO DE CONTA Letícia Thompson.
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
MIGRAÇÕES.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
População em movimento
OS DOMINGOS PRECISAM DE FERIADOS (Rabino Nilton Bonder)
A cidade de Colombo Moro na cidade de Colombo, muito bonita com belas árvores e muitas flores! A cidade é muito grande com muitos habitantes. Nessa cidade.
REGIÃO CENTRO OESTE.
Música...3:10.
Histórico e Hierarquias urbanas
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Mobilizando seus colegas de trabalho
Déficit Habitacional Básico
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Ruben Ritchie, 17 Fábio Martins, 5 Guilherme Barreira, 7
A População Africana Alekgou Nº Carlão Nº 7 Bielzão Nº 10.
- FATORES GEOGRÁFICOS DA ORGANIZAÇÃO AGRÀRIA -
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
DINÂMICA POPULACIONAL
Fluxos Migratórios.
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Produção Econômica da América Latina – parte II
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
O que são as favelas? Favela (P. brasileiro), bairro de lata (P. europeu), musseque (P. angolano), caniço (P. moçambicano) Favela: a origem do nome favela.
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
- FATORES GEOGRÁFICOS DA ORGANIZAÇÃO AGRÀRIA -
Motivação FELICIDADE VOCÊ PODE E DEVE... Voa mais alto a ave que vê adiante.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
AMANHECER.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Cidades.
Geografia Rede SESI de Educação.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Objetivo do Grupo Discutir o problema habitacional em São Paulo, a partir de dados estatísticos, históricos e atualidades; Obter uma visão mais ampla sobre os diversos tipos de moradia que existem na cidade de São Paulo.

Êxodo Rural Habitantes abandonam o campo em busca de melhores condições de vida; Se transferem de regiões consideradas com menos condições de sustentabilidade a outras; No Brasil, houve em maiores proporções nos séculos XIX e XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de retirantes e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição.

Êxodo Rural O êxodo seguiu em direção ao Sul na década de 30; Chegando em São Paulo, os nordestinos foram buscar trabalho nos cafezais, porém, com a chegada dos imigrantes italianos e espanhóis, acabaram sendo demitidos pelos fazendeiros.

Urbanização Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região para características urbanas; Está associado ao desenvolvimento da civilização, da tecnologia e ao crescimento da cidade;

Urbanização Em São Paulo, a população urbana, que representava 53% da população paulista em 1950, atingiu 93% da população do estado em 1991 Em termos absolutos, o número de habitantes urbanos passou de 4,8 milhões em 1950 para 29,3 milhões em 1991 (IBGE, 1953,1987 e 2000).

Crescimento Populacional Com o êxodo rural e o processo de urbanização de São Paulo na década de 30, houve um crescimento populacional exacerbado, por conta dos imigrantes que chegaram na cidade; Uma década mais tarde, o crescimento relativo da população aumentou significativamente; O superpovoamento fez com que esses imigrantes se instalassem em áreas periféricas sem permissão legal, ocupando e construindo suas moradias em locais irregulares.

Favelas Caracterizada por moradias precárias, falta de infraestrutura e sem regularização fundiária; Essas regiões urbanas possuem baixa qualidade de vida e seus moradores possuem limitado poder aquisitivo; Áreas com edificações inadequadas, apertadas aos morros onde é difícil construir edifícios estáveis e com os materiais tradicionais; A sua importância cresceu muito nas últimas décadas pela insuficiência das políticas estatais devido à redução da presença dos loteamentos clandestinos

A suposta solução para moradias irregulares passou a ser a integração à rede urbana local; Foi sob esse novo paradigma que, mesmo antes do Cingapura, iniciou-se a urbanização de muitas favelas de São Paulo; Este trabalho investiga quais as práticas que contribuem para a produção de moradias mais adequadas à realidade cultural de seus usuários.

Conclusão Com o êxodo rural paralelo a um aumento significativo no crescimento relativo da população, o superpovoamento fez com que as favelas começassem a se estruturar. O aumento das favelas retrata a disparidade social que vive essa cidade e seus habitantes. Apesar de projetos criados para construções de conjuntos habitacionais, as pessoas que não possuem poder monetário transformam esses recursos em oportunidades para ganhar dinheiro e invadem novas terras, nas quais não pagam impostos, uma vez que se encontram ilegalmente nesses lugares.

Atualidade MORADIA EM SÃO PAULO: Regularização de favelas e loteamentos chega à Constituição paulista Fonte: Agência Carta Maior, Antonio Biondi. 1/12/2007 http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2531&Itemid=2 Comentários: A ideia de regularização de moradias no estado de São Paulo, analisando superficialmente, parece uma ideia muito eficiente em sua totalidade. Porém, alguns moradores, quando tem suas casas regularizadas, vendem-as e voltam a ocupar locais não permitidos. A solução para esse problema seria, talvez, cadastrar os atuais moradores de favelas para futuro assentamento, filtrando os que são reincidentes (os que venderam a sua propriedade) para impedir esse oportunismo dar auxílio à quem necessita.

Vestibular 1950 1970 1991 I 36% 56% 76% II 64% 44% 24% Na tabela acima, os algarismos I e II representam, respectivamente, à dinâmica da população:   a) I – urbana; II – rural. b) I – empregada no setor secundário; II – empregada no setor primário. c) I – economicamente ativa; II – desempregada. d) I – empregada no setor terciário; II – empregada no setor primário. e) I – de 20 a 59 anos; II – de 0 a 19 anos. 

Bibliografia http://www1.uol.com.br/aprendiz/n_simulado/testes/testes03/geo.htm http://www.suapesquisa.com/geografia/exodo_rural.htm http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/crescimentopopulacionalemsp/ http://publicacoes.pcc.usp.br/PDF/BT309.pdf http://www.centrodametropole.org.br/pdf/anpur2003_RBEUR.pdf

MORADIA - ELIPSE Muitas vezes nós moramos em algum lugar muito diferente do que queríamos morar. Queria que fosse um lugar bom, talvez um bom lugar. Um lugar grande com uma grande vista pro mar. Talvez seria bom se fosse no alto da montanha. Com muita gente diferente que não fosse estranha. É para um lugar assim que queremos sair. Mas, para mim, esse lugar nunca vai existir. Mas não vou desanimar, porque o mais importante é ter ao menos onde morar. Mas nem todas as pessoas moram num lugar assim. Eu moro em num lugar tranqüilo que não é muito ruim. Até parei para pensar no lugar onde moro. É um bairro pequeno, é o lugar que eu adoro. É um bairro de gente pobre, gente humilde, gente nobre e gente feliz. Ou que ainda vai ser. Não é o paraíso mas é bom de se viver. se você não gosta do lugar onde mora, por um lugar igual ao seu, tem gente que implora. Enquanto você chora querendo se mudar, milhões de pessoas morrem por não ter onde morar. Enquanto você sonha em desfilar na passarela, o maior sonho de um pobre é morar na favela. Para não se molhar quando cair uma neblina; para ter onde dormir sem ser numa esquina, porque uma esquna nãoé lugar de ninguém. E temos que entender que ess gente também quer ser alguém. Moradia.  Dia a dia mais difícil. Vício. Sacrifício, cada vez mais. Se conforme. Forme, forme o seu lazer. E vá viver, viver em paz!