Fundamentos do PAF-ECF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Divulgação da IN 015/TCER-2005
Advertisements

Nota Fiscal Eletrônica
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
SET- SECRETARIA DE ESTADO DA TRIBUTAÇÃO.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Vieira Ceneviva, Almeida, Cagnacci de Oliveira & Costa Advogados Associados 1 Tributação das Telecomunicações e do Comércio Eletrônico 26 de junho de 2003.
Operação de Fiscalização
Sugestões Cecomts Aplicação do Regime Especial de pagamento – Lei 5.530/89 , art. 54 para empresas monitoradas que atendam os requisitos Sinalização das.
Unidade VII – Documentação Trabalhista, Previdenciária e Tributária
Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro
TEF.
AUTONOMIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA NOS MUNICÍPIOS: UMA NOVA VISÃO
SEFAZ RORAIMA GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE FAZENDA
NOTA FISCAL ELETRÔNICA   Obrigatoriedade e Credenciamento Para emissão da NF-e o contribuinte deverá.
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Márcia Maria Barros Barbosa
- Nf-e - PAF – ECF - Automação Legal
Nota Fiscal Paulista, NFe e NFe Serviço
Formulação de Exigências
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
ICMS Substituição Tributária
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Prestação de Contas de Viagens
CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Legislação de DB Vilma Lima.
Ana Cristina paixão félix cavalcanti
A OBRIGATORIEDADE DE USO DO EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL – ECF
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro
O que é o Nota Fiscal Paulista?
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
Coordenação de Implantação:
Dos crimes praticados por particulares: Art
Guarda de arquivos XML GED KAISEN Implementações da ferramenta
Ética profissional.
Secretaria Especial de Gestão Secretaria de Estado da Fazenda Implantação da NFC-e no Pará.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO – AULA 09 PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
ECF EMISSOR CUPOM FISCAL.
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
Contabilidade Comercial
Sistema Público de Escrituração Digital
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
PERÍCIA TRIBUTÁRIA Módulo PERÍCIA TRIBUTÁRIA Prof. Márcio Ferraz de Oliveira Pós-graduação em Perícia Contábil e Financeira Turma 3 – Slides complementares.
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
MÓDULO DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.
NF-e Nota Fiscal Eletrônica 20/05/2011.
Profa. MSc. Mayra Andrade Marinho Farias.  A legislação tributária regulará, em caráter geral, ou especificamente em função da natureza do tributo de.
RESPONSABILIDADE FISCAL DO PROFISSIONAL CONTABIL.
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
icms armazém geral icms armazém geral
armazém geral ribeirão
remessa para armazém geral
Dieter Janssen Prefeito de Jaraguá do Sul Presidente da AMVALI.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
ÉTICA.
O Novo Modelo Contábil-Tributário Brasileiro
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
Encontro Sefaz e Fórum Empresarial de Sergipe SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Aracaju, novembro de 2014.
Gilmara Avelar Gandra Barbosa Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos do PAF-ECF Estado do Espírito Santo Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ-ES Gerência Fiscal – Supervisão de Automação Comercial Mauro Deserto Braga Auditor Fiscal da Receita Estadual III

Fundamentos do PAF-ECF Abordando o conceito de Ética: Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, almejando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Um indivíduo que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

Fundamentos do PAF-ECF Como poderíamos definir Automação Comercial? Uso de recursos de informática para a execução de comandos, funções e processos típicos da atividade comercial, tais como as relacionadas à formação de preços, quantificações de estoques de produtos e de numerários, emissões de orçamentos, de notas fiscais e de cupons fiscais, preenchimento de cheques e de outros documentos, entre outras atividades correlatas.

Fundamentos do PAF-ECF Código Tributário Nacional (Lei Nº 5.172, de 25/10/66): Art. 194. A legislação tributária, observado o disposto nesta Lei, regulará, em caráter geral, ou especificamente em função da natureza do tributo de que se tratar, a competência e os poderes das autoridades administrativas em matéria de fiscalização da sua aplicação. Parágrafo único. A legislação a que se refere este artigo aplica-se às pessoas naturais ou jurídicas, contribuintes ou não, inclusive às que gozem de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal. Art. 195. Para os efeitos da legislação tributária, não têm aplicação quaisquer disposições legais excludentes ou limitativas do direito de examinar mercadorias, livros, arquivos, documentos, papéis e efeitos comerciais ou fiscais, dos comerciantes industriais ou produtores, ou da obrigação destes de exibi-los.

Fundamentos do PAF-ECF A Lei Federal nº 8.137/90 estabelece: Art. 1º Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas: ...... Art. 2º Constitui crime da mesma natureza: ....... V - utilizar ou divulgar programa de processamento de dados que permita ao sujeito passivo da obrigação tributária possuir formação contábil diversa daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública. Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Fundamentos do PAF-ECF A Lei Federal nº 9.532/97 estabelece: Art. 62. A utilização, no recinto de atendimento ao público, de equipamento que possibilite o registro ou o processamento de dados relativos a operações com mercadorias ou com a prestação de serviços somente será admitida quando estiver autorizada, pela unidade da Secretaria de Estado da Fazenda, com jurisdição sobre o domicílio fiscal da empresa, a integrar o EFC. Parágrafo único. O equipamento em uso, sem a autorização a que se refere o caput ou que não satisfaça os requisitos desta, poderá ser apreendido pela Secretaria da Receita Federal ou pela Secretaria da Fazenda da Unidade Federada e utilizado como prova de qualquer infração à legislação tributária, decorrente de seu uso.

Fundamentos do PAF-ECF Como a Norma define PAF-ECF? Convênio ICMS 15/08: Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF) destinado a enviar comandos de funcionamento ao equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Ato COTEPE 06/08: Estabelece os requisitos para implementação do PAF-ECF e do Software de Gestão (SG), analisado funcionalmente por Órgão Técnico Credenciado pelo CONFAZ, mediante aplicação de roteiro próprio (www.fazenda.gov.br/confaz).

Fundamentos do PAF-ECF A Lei Estadual nº 7.000/01 no seu artigo 39: Art. 39. São solidariamente responsáveis: IV - o fabricante ou o importador de equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF, a empresa interventora credenciada e a empresa desenvolvedora ou o fornecedor do programa aplicativo fiscal, em relação ao contribuinte usuário do equipamento, quando contribuírem para seu uso indevido;

Fundamentos do PAF-ECF A Lei Estadual nº 7.000/01 no seu artigo 39: Art. 39. São solidariamente responsáveis: VI - a empresa desenvolvedora ou o fornecedor do programa aplicativo fiscal que permita ao sujeito passivo da obrigação tributária possuir informação contábil diversa daquela que é fornecida à Fazenda Pública Estadual, em relação ao prejuízo causado pela infração cometida;

Fundamentos do PAF-ECF A Lei Estadual nº 7.000/01 no seu artigo 39: Art. 39. São solidariamente responsáveis: VII - a pessoa física ou jurídica que desenvolver ou fornecer sistema para escrituração de livros fiscais ou emissão de documento fiscal por processamento eletrônico de dados que contenha funções, comandos ou outros artifícios que possam causar prejuízos aos controles fiscais e à Fazenda Pública Estadual, em relação ao usuário do equipamento.

Fundamentos do PAF-ECF O RICMS/ES estabelece o seguinte sobre o PAF-ECF : Art. 657 – Definição do PAF-ECF e dos elementos que o compõem; Art. 658 – Condições para operação de POS no varejo; Art. 659 – Definição das condições para o credenciamento de desenvolvedores de PAF-ECF junto à SEFAZ; Art. 659-A – Condições inerentes à aplicação do PAF-ECF no Espírito Santo; Art. 659-B – Prazos para implementação do PAF-ECF no Espírito Santo.

Fundamentos do PAF-ECF A Portaria nº 017-R, de 27/07/09, com os ajustes de redação da Portaria n.º 002-R, de 01/03/10: Institui, em seus anexos, os documentos a serem preenchidos para atendimento ao PAF-ECF (Anexo II – Declaração Conjunta do Usuário do Equipamento e da Empresa Desenvolvedora do PAF-ECF)

Fundamentos do PAF-ECF FIM Grato pela Oportunidade. Mauro Deserto Braga Auditor Fiscal da Receita Estadual III Supervisor de Automação Comercial – GEFIS/SEFAZ-ES