Prof. Dirceu Rodrigues Jr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
REGISTRO DO EMPREGADO E ANOTAÇÃO NA CTPS
Rescisão do contrato de trabalho – Modalidades
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR EVENTO MORTE
CONTRATOS DE TRABALHO.
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO
Prof. Dirceu Rodrigues Junior
Prof. Dirceu Rodrigues Junior
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Prof. Dirceu Rodrigues Junior
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Férias Coletivas Conceitos Iniciais Requisitos para concessão
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
PROFA. DRA. MONICA CHRISTINA RIPAMONTI GOLA
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Legislação Trabalhista
Contrato de trabalho a termo e a Lei nº 9.601/98
RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Obrigações e Tabela de incidências
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
Unidade 4- Contrato de Trabalho
Classificação do contrato quanto à forma
PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Unidade 2- Empregado.
Relações individuais do Direito do Trabalho
Conceito de salário CLT, artigo 457
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
FÉRIAS.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
1) Levando em consideração que determinado trabalhador recebe salário fixo de R$ 1.500,00, mais uma gratificação bimestral de R$ 200,00, nos meses de janeiro,
FGTS E ESTABILIDADES.
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Agenda Equipes Custo Pessoal.
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Descanso semanal remunerado
Regras de Proteção ao salário
Tipos de salário 13º salário:inicialmente foi uma gratificação dada espontaneamente que passou a ser habitual.
Conceito de salário CLT, artigo 457
Classificação do contrato quanto à forma
Extinção do Contrato de Trabalho
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO
DIREITO DO TRABALHO II Aula 2 – Aviso prévio.
ESTUDO DO CONTRATO DE TRABALHO
DIREITO DO TRABALHO aula 6
Duração do Trabalho.
AVISO PRÉVIO Prof. Msc Carlos Kley Sobral.
Centro de Ensino Superior do Amapá Curso: Administração Profa
Remuneração e Salário O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
CARTEIRA DE TRABALHO - REGISTRO
Plano de Benefícios da Previdência Social Lei n. 8213/91
Perícia Trabalhista.
CÁLCULOS TRABALHISTAS
Relação de trabalho e relação de emprego.
LC nº 1.163, DE 4 DE JANEIRO DE 2012 Altera a Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, que dispõe sobre contratação por tempo determinado de.
Programa Jovem Aprendiz
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
Rescisão Contratual Legislação.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
29/6/2016Anselmo Domingos da Paz Junior 1 Férias –conceito e requisitos legais.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dirceu Rodrigues Jr. DIREITO DO TRABALHO I Prof. Dirceu Rodrigues Jr.

CONTRATO DE SAFRA (Lei 5.889/73 e Dec. 73.626/73) DEFINIÇÃO: é o pacto empregatício rural a prazo, cujo termo final seja fixado em função das variações estacionais da atividade agrária (Mauricio Godinho Delgado). É uma espécie de contrato de trabalho por prazo determinado e tem a finalidade de proporcionar que o empregador do setor agrário possa celebrar contratos de trabalho com empregados rurais para a realização de “serviços específicos”, como por exemplo o plantio ou a colheita de alimentos. Pode ser enquadrado no previsto no art. 443, § 2º, “a” da CLT (de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo); ou ainda, fixado nos moldes do art. 443, § 1º da CLT (execução de serviços especificados) p. ex., plantio/colheita, ou (realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada), p. ex. extinção do período de safra.

Não é um contrato do tipo formalístico, pode ser ajustado tacitamente. O termo safra não se limita apenas ao período de colheita, mas a todas as tarefas entre o preparo do solo, cultivo e colheita. O termo (final) do contrato é incerto. Não se pode fixar exatamente a data do fim do contrato. Não é um contrato do tipo formalístico, pode ser ajustado tacitamente. Deve, obrigatoriamente, ser anotado na CTPS do empregado (art. 29, CLT).

DURAÇÃO: Aplica-se disposto no artigo 445 da CLT - a duração máxima será de até dois anos. DIREITOS : DSR FÉRIAS 13º SALÁRIO FGTS INDENIZAÇÃO PELO TÉRMINO DO CONTRATO DE TRABALHO

Incompatibilidade da indenização com o FGTS (art. 7º, III da CRFB/88) Art. 14 - Expirado normalmente o contrato, a empresa pagará ao safrista, a título de indenização do tempo de serviço, importância correspondente a 1/12 (um doze avos) do salário mensal, por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias. Incompatibilidade da indenização com o FGTS (art. 7º, III da CRFB/88) 1ª corrente: a CRFB/88 revogou todas as indenizações por tempo de serviço, a exemplo do art. 477, caput, da CLT e o FGTS substituiu a indenização. 2ª corrente: não ocorreu revogação. Se cumprido o prazo deve-se pagar a indenização (art. 14) e o empregado pode sacar o FGTS. Se antecipado o termo final a multa de 40% sobre o FGTS se compensa com a indenização.

PRECEDENTE ADMINISTRATIVO N. º 65 RURÍCULA. CONTRATO DE SAFRA PRECEDENTE ADMINISTRATIVO N.º 65 RURÍCULA. CONTRATO DE SAFRA. INIDENIZAÇÃO AO TÉRMINO DO CONTRATO. FGTS. COMPATIBILIDADE. O art. 14 da Lei n.º 5.889, de 8 de junho de 1973, foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, devendo tal indenização ser cumulada com o percentual do FGTS devido na dispensa. No contrato de safra se permite a dualidade de regimes, onde o acúmulo de direitos corresponde a um plus concedido ao safrista. Não há de se falar, portanto, em bis in idem ao empregador rural. REFERÊNCIA NORMATIVA: art. 14 da Lei n.º 5.889, de 8 de junho de 1973 e art. 13, inciso IX da Instrução Normativa/SIT n.º 25, de 20 de dezembro de 2001. (27 de maio de 2005, foi publicado no Diário Oficial da União, na seção 1, página 119, o Ato Declaratório SIT/MTE n.º 9, que alterou o Precedente Administrativo n.º 45 e aprovou os Precedentes Administrativos de n.º 61 a n.º 70 .