COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
Br strateg i 1 ABERTURA Ganhando com dividendos. br strateg i 2 Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a br strateg.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2010.
Visão Geral do Mercado de Carbono e o MDL SWISSCAM – Roberta Chaves Sá Borges.
O ambiente organizacional
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
transformou-se em uma história de sucesso
Protocolo de Quioto.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Estratégia Empresarial
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Higiene e Segurança do Trabalho
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
ABERTURA COMO O AQUECIMENTO GLOBAL ESTARA IMPACTANDO NO VALOR DAS AÇÕES DAS EMPRESAS br strategi.
Br strateg i 1 ABERTURA GESTÃO COM TAO APLICADOS COM EQUILIBRIO EM SUA VIDA GESTAO.
MEMÓRIAS ESTRATÉGICAS
Estratégias de Negócios Trazemos aqui um exemplo de estratégia de diferenciação como destaque na ética “BANCO REAL “ br strategi 3.
EMPRESAS QUE DESENVOLVEM ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS
ESTRATÉGIA PARA COMPRA DE UM NEGÓCIO O QUE O EMPRESÁRIO DEVE SABER E FAZER ! br strategi 3.
Qual é a profissão do futuro?
PENSAMENTO ESTRATÉGICO CHINÊS YIN X YANG
COMO EVITAR A inadimplência
MERCADO: telefonia celular TIM X CLARO X OI X VIVO
Gestão de Mudanças 1.
MERCADO: Alimentos, higiene beleza e limpeza UNILEVER X PROCTER GAMBLE
Como a estratégia fala com uma organização
Br strateg i 1 Como o brasileiro planeja sua vida financeira reflete no planejamento de sua empresa Brief strategy.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de JULHO/AGÔSTO e.
Br strateg i 1 ABERTURA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÃO E INVESTIMENTO PARA O CLUBE DE INVESTIMENTO EXCELLENTE.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
ABERTURA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÃO E INVESTIMENTO PARA O CLUBE DE INVESTIMENTO “EXCELLENTE” br strategi.
Participantes do painel :
Cadeia de valor 1.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2010.
ENSINAMENTOS do TAOÍSMO
Efeitos da dissonância cognitiva tristeza versus depressão
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de outubro/novembro.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de JULHO/AGÔSTO e.
Brief strategy Miopia no mercado br strategi 3.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de agosto/setembro.
ABERTURA Clínica Ginecológica e Obstétrica
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2013.
ABERTURA Consultório Odontológico especializado em Endodontia
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
É UM INDICADOR CRIADO PELO BANCO JPMORGAN
CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
Geoposicionamento e Prospecção
Identificando Oportunidades
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Saúde ambiental Parte da saúde pública que estuda os problemas derivados dos efeitos que o ambiente exerce sobre a saúde das populações Engloba os aspectos.
Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações
Cadeia de valor. Em meados dos anos 70 os estrategistas passaram a prestar maior atenção aos clientes, a idéia era oferecer baixos custos e baixos preços.
Transcrição da apresentação:

COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS ABERTURA COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS COM ÉTICA E MORAL br strategi

Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a “br strategi” sempre divide o material em “conceitos e “aplicações práticas” Para isso utilizamos o instrumento de gestão 5W2H que significa cobrir as 7 perguntas a seguir: What?(O que?, Qual é?); Why?(Por que?); Who?(Quem?); Where?(Onde?) When?(Quando?) How?(Como?) How much?(Quanto?) sugestões para assistir os slides : coloque o slide no modulo slide show, clicando no ícone abaixo a esquerda ou através do menu selecionar Slide Show clicar em view show, para avançar ou voltar os slides use as setas em seu teclado br strategi 1

CONDUTA ÉTICA E MORAL NAS EMPRESAS Brief strategy CONDUTA ÉTICA E MORAL NAS EMPRESAS br strategi 3

O que é Ética e Moral? Brief strategy Ética vem do ‘grego’ significando a conduta seguida, os princípios e os conceitos adotados, é a “teoria do comportamento” Moral vem do ‘latim’ significando “conduta, o comportamento diário baseado nos usos e costumes, é a “prática do comportamento” Conceito a diferença entre a teoria- etica e pratica moral Dizemos que todos devem seguir uma ética e moral, se certa ou errada vai depender do grupo em que este indivíduo se encontra br strategi 3

O que é conduta Ética e Moral ilegal? Brief strategy Brief strategy São aquelas condutas ou comportamentos reprovados e condenados pelas leis que beneficiam pequenos grupos de indivíduos Empresas de cigarro Souza Cruz aumento de share com perfil e denuncias de contrabando e pirataria de cigarros br strategi 3

Exemplos de conduta Ética e Moral ilegal Br strategi Brief strategy Segmentos: Jogo do bicho Venda de Cds e livros sem pagar direitos autorais Contrabando de armas ou de qualquer tipo de equipamento, animais etc. Trafego de drogas, de turismo sexual Uso de propaganda enganosa etc. Venda de remédios irregulares pela internet Conduta ética relacional inadequada Vamos ver Empresas de cigarro Souza Cruz que o aumento de share só acontece com denúncias de contrabando e pirataria de cigarros O aquecimento global provocado pelas emissões de CO2 e devastamento de florestas afetando o clima A lucratividade de empresas nestes segmentos será afetada br strategi 3

O que é o protocolo de Kyoto? Br strategi Brief strategy Constitui-se no protocolo de um tratado internacional. O compromisso é a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa causando o aquecimento global. Discutido e negociado em Kyoto no Japão em 1997, Foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004. Vamos ver Empresas de cigarro Souza Cruz que o aumento de share só acontece com denúncias de contrabando e pirataria de cigarros O aquecimento global provocado pelas emissões de CO2 e devastamento de florestas afetando o clima br strategi 3

Quais países participam? Br strategi Brief strategy Vamos ver Empresas de cigarro Souza Cruz que o aumento de share só acontece com denúncias de contrabando e pirataria de cigarros O aquecimento global provocado pelas emissões de CO2 e devastamento de florestas afetando o clima br strategi 3

Exemplos de segmentos que contribuem para o aumento do CO2 Br strategi Brief strategy Empresas que não contribuem para o protocolo de Kyoto : tabaco, tintas, ar condicionado, automóveis, cimento, petróleo, gás, mineradoras, construtoras, que emitem resíduos gasosos, líquidos e sólidos contendo mercúrio, enxofre, chumbo e cromo e bancos e seguradoras que financiam estes projetos. Vamos ver Empresas de cigarro Souza Cruz que o aumento de share só acontece com denúncias de contrabando e pirataria de cigarros O aquecimento global provocado pelas emissões de CO2 e devastamento de florestas afetando o clima br strategi 3

Exemplos de conduta Ética e Moral ilegal de alguns governos Br strategi Brief strategy Governos que exploram os recursos naturais de forma inadequada: Mudanças na vazão de rios Afundamento de foz Armazenagem de água em reservatórios Extração de água subterrânea Devastação de florestas para desenvolver culturas de soja Vamos ver Empresas de cigarro Souza Cruz que o aumento de share só acontece com denúncias de contrabando e pirataria de cigarros O aquecimento global provocado pelas emissões de CO2 e devastamento de florestas afetando o clima br strategi 3

O Protocolo de Kyoto prevê a redução de até 5,2% de emissão de dióxido de carbono (co2) para os países ricos até 2012 com base em índices registrados em 1990 Brief strategy Brief strategy Os países ricos tiveram uma queda de apenas 3,3% nos últimos 15 anos Países que mais aumentaram suas emissões: 72% Turquia 49% Espanha 41% Portugal 26,6% Canadá 26,6% Grécia 25,1% Austrália 21,0% Irlanda 21,0% Nova Zelândia 15,8% EUA-NÃO PARTICIPA DO PROTOCOLO Dos 35 países que adotaram o protocolo a redução média foi de 15,3% nos últimos 15 anos (crise econômica do leste europeu) Países que mais diminuíram suas emissões: 60% Lituânia 58% Letônia 55,3% Ucrânia 51% Estônia 49% Bulgária 41% Romênia 32% Rússia 31,8% Hungria 31,2% Polônia 17,2% Alemanha 14,3% Reino unido Destaque ao EUA que não participa e da crise do leste europeu, logo para diminuir isto as empresas vem adotando uma gestão de qualidade de vida EM MÉDIA OS PAÍSES EUROPEUS REDUZIRAM APENAS 0,6% Fonte: ONU br strategi 3

O que é gestão de qualidade de vida? Brief strategy É a capacidade das empresas em compreender o novo ambiente de mercado realizando alterações estratégicas rápidas que impactem em: Diminuição de ciclos de processos. Inovação em vários segmentos ao mesmo tempo. Flexibilização para atender a fragmentação de mercado Gestão estratégica administrada com equilíbrio entre o profissional e o pessoal trazendo como resultado a “ qualidade de vida”. No próximo slide citamos alguns exemplos do que as empresas estão fazendo em suas áreas de operações para atender a gestão de qualidade de vida Hoje a velocidade estratégica é a chave para a buscar a segmentação de mercado e suas diferentes exigências, um produto pode ficar obsoleto assim que entra no mercado logo “ go –to- market” br strategi 3

O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Brief strategy Vem adotando “ a gestão da qualidade de vida” Brief strategy A Toyota lançará em 2008 novos modelos que não utilizam materiais que tenham ou emitam resíduos em sua fabricação de mercúrio, chumbo e cromo. Todas as empresas querem ter sua imagem associada ao conceito de bem estar equilíbrio da mente corpo, alma e qualidade de vida. Expectativa de crescimento de 50% para os próximos 3 anos. Fonte: Euromonitor br strategi 3

No Brasil a Coca cola adquiriu a Matte Leão para diversificar O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Brief strategy Vem adotando “ a gestão da qualidade de vida” Brief strategy A Coca-cola esta desenvolvendo uma parceria com a Academia de Medicina Chinesa novas bebidas a partir de ervas chinesas. No Brasil a Coca cola adquiriu a Matte Leão para diversificar A Coca cola criou uma categoria a de água vitaminadas, chá, fibras vitaminadas. br strategi 3

Os agricultores melhoram a qualidade da alimentação. O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Brief strategy Vem adotando “ a gestão da qualidade de vida” Brief strategy O Wal-Mart está comercializando roupas em algodão orgânico para esportes. O plantio no Ceará é feito pelo sistema agroecológico. Significa que na área de cultivo existem pés de algodão mas também existem pés de outras culturas, como o milho, feijão, e gergelim, além de plantas nativas. Os agricultores melhoram a qualidade da alimentação. O solo fica mais forte". br strategi 3

Linha Taeq gelatinas, cereal em barras, etc. O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Brief strategy Vem adotando “ a gestão da qualidade de vida” Brief strategy O Pão de açúcar criou uma linha de produtos saudáveis roupas para esporte e artigos zen para casa e banho além de desenvolver projetos de redução de emissão de gases em seus supermercados. Linha Taeq gelatinas, cereal em barras, etc. br strategi 3

O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Brief strategy Vem adotando “ a gestão da qualidade de vida” Brief strategy Academias de ginástica como a Body Tech (Rio) estão implantando atividades orientais meditação, massoterapia e estética. A H.Stern com novo spa A idéia é, de certa forma, fidelizar o seleto público consumidor da joalheria e posicionar ainda mais a marca em uma órbita de glamour onde poucas grifes conseguem gravitar. br strategi 3

O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Brief strategy Vem adotando “ a gestão da qualidade de vida” Brief strategy Alguns jornais vem trocando a pauta sobre criminalidade por outras relativas a segurança, as fofocas partidárias por projetos de país, é o que chamamos transformar informação em conhecimento. br strategi 3

O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Br strategy A Tishman Speyer receberá uma certificação inédita para diferenciar os edifícios “VERDE” É um selo de qualidade emitido pela “US Green building council” baseado em critérios para sustentabilidade sócio ambiental Critérios: Uso de matérias primas que respeitem normas de responsabilidade como uso de madeiras vindas de áreas de manejo florestal sustentável Controle na qualidade do ar, proibição do fumo e de equipamentos que prejudicam a camada de ozônio Mais de 50 % do terreno reservado as áreas verdes Incentivo ao transporte público integrando linhas de metrô e ônibus e criação de estacionamento de bicicletas Destaque a ações operacionais usos de materiais recicláveis e aplicação de serviços sócios ambientais, mudança de postura O consumidor tem uma excelente percepção, principalmente na primeira vez que este é recebido em sua empresa, é a fase critica onde ocorre a avaliação dos seus serviços br strategi 3

Diretrizes para tomada de decisão responsável Brief strategy Diretrizes para tomada de decisão responsável br strategi 3

Quais diretrizes adotar para tomada de decisão responsável? Brief strategy Dizer que não sabe fazer alguma coisa é ser honesto e ético implicando em aumento de credibilidade nos serviços ou produtos que você disponibiliza em seu mercado Reparar erros implica em grandes esforços com desgaste de imagem mas é a única maneira de redimir-se perante seus clientes tentando trazer novamente a credibilidade em seu serviço O consumidor também toma decisões baseado em um sistema de crenças, e valores ou seja escolhe tudo aquilo que é mais importante na vida de cada um br strategi 3

Exemplos Segmentos: Indústria alimentícia- caso de contaminação Indústria farmacêutica- caso de falsificação Indústria automobilística – caso de defeitos “recall” Brief strategy Tenha sempre em mente que a conduta moral pode ser arranhada nos casos exceção e favorecimentos é preciso clarificar e explicar aos demais, pois existem situações criticas que levam a casos deste tipo Preste atenção em sua conduta diária, como passar na frente do outro em uma fila ou no transito, ou ainda passar um cliente na frente do outro sem explicação! br strategi 3

Principais questões de integridade que afetam financeiramente uma organização Brief strategy Antitruste e Concorrência Anti - boicote Ética de negócios Conflito de interesses Discriminação racial Leis empregatícias Entretenimento, presentes e brindes Meio ambiente Comércio publicidade Manufatura e política de integridade da qualidade Política de integridade gerencial Lei de segurança Assédio sexual Assédio moral Leis tributárias br strategi 3

Como evitar erros na tomada de decisões? Tente responder as questões: Por que isto está me incomodando? Não tenho certeza do que é certo ou tenho medo de fazer o que sei que é certo? As leis e regulamentos ou políticas na empresa que você atua estão em perigo? Quem mais é importante? Qual é o impacto para os clientes, outros colegas, acionistas, parceiros comerciais e comunidade em geral? A responsabilidade é minha? Até onde devo ir para resolver um problema? Brief strategy br strategi 3

Como evitar erros na tomada de decisões? Tente responder as questões: A quem posso pedir ajuda? O meu chefe imediato pode me ajudar?tente esclarecer suas duvidas com departamento jurídico. Estou sendo fiel a mim mesmo?Aos nossos valores? Minha decisão é compatível com meus valores pessoais? Estou cumprindo a missão a visão e os valores internos? Brief strategy Clarifique as questões de integridade de acordo com área que esta envolvido br strategi 3

Fim da apresentação www.brstrategi.com.br O material aqui apresentado não poderá ser reproduzido por quaisquer meios eletrônicos.Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5988 de 14/12/73 Código br strategi -461135 Bibliografia, Gestão estratégica Kellogg; Mapas estratégicos Kaplan, Norton;Estratégia em perspectiva, BCG; o Estrategista Luis Gaj;Negociação, Harvard Business;O poder sem limites Anthony Robbins;Metamanagement Fred Kofman. Em caso de duvidas entrar em contato pelo e-mail: fm@brstrategi.com.br www.brstrategi.com.br br strategi