DIVERSOS PORQUE OS GAMES ESTRATÉGICOS AJUDAM O EXECUTIVO A ATUAR MELHOR NO JOGO CORPORATIVO REAL br strategi 3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Br strateg i 1 ABERTURA Ganhando com dividendos. br strateg i 2 Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a br strateg.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2010.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Inovação e Criatividade
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Empreendedorismo.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Br strateg i 1 ABERTURA GESTÃO COM TAO APLICADOS COM EQUILIBRIO EM SUA VIDA GESTAO.
MEMÓRIAS ESTRATÉGICAS
Estratégias de Negócios Trazemos aqui um exemplo de estratégia de diferenciação como destaque na ética “BANCO REAL “ br strategi 3.
EMPRESAS QUE DESENVOLVEM ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS
ESTRATÉGIA PARA COMPRA DE UM NEGÓCIO O QUE O EMPRESÁRIO DEVE SABER E FAZER ! br strategi 3.
Qual é a profissão do futuro?
PENSAMENTO ESTRATÉGICO CHINÊS YIN X YANG
COMO EVITAR A inadimplência
MERCADO: telefonia celular TIM X CLARO X OI X VIVO
Gestão de Mudanças 1.
MERCADO: Alimentos, higiene beleza e limpeza UNILEVER X PROCTER GAMBLE
Como a estratégia fala com uma organização
Br strateg i 1 Como o brasileiro planeja sua vida financeira reflete no planejamento de sua empresa Brief strategy.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de JULHO/AGÔSTO e.
Br strateg i 1 ABERTURA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÃO E INVESTIMENTO PARA O CLUBE DE INVESTIMENTO EXCELLENTE.
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
ABERTURA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÃO E INVESTIMENTO PARA O CLUBE DE INVESTIMENTO “EXCELLENTE” br strategi.
Participantes do painel :
Cadeia de valor 1.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2010.
ENSINAMENTOS do TAOÍSMO
Efeitos da dissonância cognitiva tristeza versus depressão
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de outubro/novembro.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de JULHO/AGÔSTO e.
Brief strategy Miopia no mercado br strategi 3.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para os meses de agosto/setembro.
ABERTURA Clínica Ginecológica e Obstétrica
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2013.
ABERTURA Consultório Odontológico especializado em Endodontia
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
DISCIPLINA: Gestão em Marketing
FAÇA DO SEU EVENTO UM SUCESSO!
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
É UM INDICADOR CRIADO PELO BANCO JPMORGAN
Faça uma analogia com o corpo Humano.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Aquisição & Responsabilidade Profissional
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
Carreira e Empregabilidade
Abrindo o Jogo Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais.
Empreendedorismo pode ser aprendido
RMP Consultoria de Negócios
Aprendendo a ser empreendedor
Por que estudar sistemas de informação?
conhecimentos em resultados
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Introdução ao Marketing
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Gabriel Bastos Machado
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Marketing de Relacionamento
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
Professor Dr. Renato Vaz
Gestão da Qualidade Aula 11 Prof. Pablo.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Cadeia de valor. Em meados dos anos 70 os estrategistas passaram a prestar maior atenção aos clientes, a idéia era oferecer baixos custos e baixos preços.
Transcrição da apresentação:

DIVERSOS PORQUE OS GAMES ESTRATÉGICOS AJUDAM O EXECUTIVO A ATUAR MELHOR NO JOGO CORPORATIVO REAL br strategi 3

Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a “br strategi” sempre divide o material em “conceitos e “aplicações práticas” Para isso utilizamos o instrumento de gestão 5W2H que significa cobrir as 7 perguntas a seguir: What?(O que?, Qual é?); Why?(Por que?); Who?(Quem?); Where?(Onde?) When?(Quando?) How?(Como?) How much?(Quanto?) sugestões para assistir os slides : coloque o slide no modulo slide show, clicando no ícone abaixo a esquerda ou através do menu selecionar Slide Show clicar em view show, para avançar ou voltar os slides use as setas em seu teclado br strategi 1

Por que os games estratégicos ajudam os executivos a atuar melhor nos cenários corporativos ? Porque o GAMES ESTRATÉGICOS simulam outros cenários e esta simulação facilita a adaptação a outras culturas ao choque cultural e a adversidade de relacionamentos e situações. br strategi 3

O que é um choque cultural? O choque cultural é algo que provoca o que chamamos de dissonância cognitiva que significa ter a sensação exata do que você realmente é comparado ao que você gostaria de ser. O contato com outras culturas faz você desenvolver hábitos estranhos a sua cultura mãe influenciando em suas atitudes. Estas atitudes quando em contato com a cultura mãe do seu país de origem provoca o chamado choque cultural. br strategi 3

Por que os games provocam o choque cultural e qual é o impacto nos executivos? Os games provocam um choque cultural que por sua vez provoca uma confusão mental, que faz desenvolver vários sentimentos contrários como: Depressão e alegria Frustração e euforia revolta e harmonia Tudo isto pode ser simulado durante um jogo em um determinado tempo. br strategi 3

Exemplo viajando ou vivendo em um outro país ou convivendo com outras pessoas em um game É um momento que você ultrapassa as fronteiras geográficas e limites de seu pensamento A experiência e enriquecedora porque estar em um outro cenário ou país estrangeiro exige sacrifício e dedicação maior que no seu país de origem Neste novo cenário você é visto como um estranho na qual as leis não estão a seu lado passando a sensação de você esta a margem desta sociedade já estabelecida e é ai que você começa a desenvolver estratégias . br strategi 3

Como a dissonância cognitiva é notada no mundo empresarial? Empresários de alto nível costumam ser mais confiantes e ter mais auto-estima tomando decisões firmes com base em estratégias diferenciadas. O poder e dinheiro é o principal fator motivacional destes executivos, fatores que são muito explorados nos games. A vantagem competitiva destes indivíduos tem como diferencial a grande habilidade na manipulação de pessoas, desenvolvendo o lado relacional. O fator negativo destes indivíduos e a impaciência que tende a abandonar projetos e pessoas quando percebem que seus planos não vão se realizar e a vaidade pessoal em não dividir tarefas é explicitado no mundo dos games br strategi 3

O que provoca a dissonância cognitiva no mundo corporativo ? A super valorização da imagem das pessoas leva a superficialidade nas relações que geram instabilidade e inconstância distanciando da realidade gerando dissonância cognitiva. br strategi 3

Como o Jogo estratégico pode ajudar no desenvolvimento de executivos ? Podem ajudar no conhecimento estratégico de cada área que é o diferencial para elaboração de estratégias Pesquisas realizadas pela universidade de Havard demonstraram que os jovens profissionais que cresceram na geração dos games desenvolveram uma maior sociabilidade do que as gerações anteriores que focavam mais em competição do que no aprendizado em grupo Esta sociabilidade é demonstrada pela facilidade de desenvolver o aprendizado em grupo que passa a ser um diferencial competitivo com relação a gerações anteriores br strategi

Como foi desenvolvida esta capacidade estratégica ? Os adeptos aos jogos desenvolveram a capacidade estratégica devido aos inúmeros erros e acertos com imensas derrotas nos games que jogaram. Estes jovens gostam de exercitar suas capacidades diante de obstáculos, identificam-se com o jogo que estão participando que se traduz em uma participação mais efetiva nas organizações. Desenvolveram também a capacidade de suportar ambientes diversos e de conviver com diferentes culturas pessoas e indivíduos. Estes jovens quando adultos são mais persistentes, flexíveis e otimistas entendendo melhor as regras de um jogo corporativo. br strategi

O que é um jogo estratégico? Para compreender um jogo estratégico precisamos antes entender como um jogo estratégico é elaborado. De um modo geral e necessário quatro áreas, três ligadas ao produto e uma ligada ao gerenciamento do negócio. br strategi

Quem são os profissionais dos jogos estratégicos? Game designer Programador Artistas modeladores e ilustradores Tester br strategi

Qual é a função de cada um deles? O game designer é o responsável pelo projeto do jogo, agrupa as idéias dentro do mapa e define o sistema de regras e as conseqüências das ações do personagem, alem disso é necessário conhecer o processo de funcionamento de um jogo e ter muito domínio na área de comunicação. O programador tem como função dominar a área técnica da ciências da computação pois é ele que cria toda interface do game. Os artistas modeladores e ilustradores tem como função criar toda parte visual do games em 3D na qual o jogador vai interagir. O “tester” são os caras que vão jogar exaustivamente o protótipo para corrigir possíveis erros. br strategi

Qual é o jogo estratégico mais utilizado atualmente ? A comunidade virtual “second life” é um jogo em três dimensões capaz de simular situações reais da vida de um personagem definido por você É um Universo digital tridimensional que tem como objetivo transformar o universo virtual em palco de experiências interativas interessantes e envolventes. No jogo não há missões fases ou objetivos previamente definidos, os residentes do “meta verso” como são chamados os usuários podem negociar produtos e serviços, comprar terrenos e imóveis. O jogo estimula empreendedores a desenvolverem suas habilidades aproveitando oportunidades com idéias criativas. br strategi

Como é o cenário do jogo “second life”? O game tem moeda própria chamada (L$)linden na qual você pode converter em kaiser cash(KC$) moeda valida para o Brasil. Dentro do universo do Second Life existem caixas eletrônicos que convertem os créditos em kaiser cash para linden. O jogo permite que os usuários comprem terras e imóveis dentro do game além de garantir uma renda mensal para o seu “avatar’ nome que é dado ao personagem criado por você . Os jogos foram desenvolvidos com base na vida real, os jogadores simulam suas experiências nos jogos e trazem para a vida real fechando o ciclo. Conhecer gerir informações, conhecendo marcas e se relacionando com outros avatares faz desenvolver conhecimento e a capacidade de pensar em aplicações práticas no mundo real. Simular no mundo virtual para aplicar no mundo real traz uma visão tangível da aplicação do planejamento de vida, ajudando a compreender a influência de atividades importantes versus urgente. br strategi

Por que aplicar um Jogo estratégico? Porque é uma ferramenta de marketing que usa estratégia e logística para atingir objetivos e buscar clientes No caso do jogo sencod life o mais utilizado hoje pelo mercado é uma nova ferramenta de marketing muito utilizado por empresas como Citibank, TAM, Procter & Gamble, Intel que vêem o jogo como uma oportunidade de br strategi

O que são avatares em jogos estratégicos ? Os avatares são os personagens criados pelos jogadores que demonstram comportamento e personalidade baseados na cultura e nos valores pessoais de de cada jogador Os avatares visitam o lounge de grandes empresas e acumulam pontos nos programas de fidelidade da TAM NO MUNDO REAL E UMA OPORTUNIDADE PARA AS EMPRESAS CRIAREM UMA INTERACÃO ENTRE O MUNDO REAL E VIRTUAL COM SEUS PRODUTOS. Hoje circulam 2,7 milhões de avatares e uma população interessante para fazer testes de consumo, fidelidade em relacionamentos com marcas, desenvolver políticas voltadas para atingir o consumidor. Neste universo 32 % são americanos sendo que os brasileiros correspondem a 7% da população deste mundo metaverso, a maioria dos avatares 60% da população tem entre 25 e 44 anos. br strategi

Fim da apresentação www.brstrategi.com.br O material aqui apresentado não poderá ser reproduzido por quaisquer meios eletrônicos.Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5988 de 14/12/73 Código br strategi -461135 Bibliografia, Gestão; Em caso de duvidas entrar em contato pelo e-mail: fm@brstrategi.com.br www.brstrategi.com.br br strategi