NAE – Núcleo de Atualização Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Portal do Professor SEED/MEC
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Portfólio de matemática.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA LUIZ CARLOS DEODATO
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
A Educação Mediada pela Tecnologia
Educação Infantil Tecnologia na Educação
NAE – Núcleo de Atualização Educacional
NAE – Núcleo de Atualização Educacional
Ciclo II Tecnologia na Educação
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O uso dos softwares nas escolas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Projetores: Data-show
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
O Uso Pedagógico do Blog
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Penso que o que procuramos
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Experiências das Três Leis de Newton
INFORMÁTICA.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Ug0Lin1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
LENI MARIA ZAMBAN O ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DA CALCULADORA: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. SORRISO, MT.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
CATEDRAL "Felicidade tem 10 letras? A minha, só tem 4!!!"
Softwares Educacionais – Cód
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
Instituto A Vez do Mestre
BOM DIA! Ontem conversando com uma pessoa querida, a conversa estava divina, até que ela começou a fazer comentários,
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Ricardo de Andrade Kratz
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

NAE – Núcleo de Atualização Educacional Tecnologia na Educação Ciclo I

“Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário” Albert Einstein

Vídeo Educação e tecnologia – Ladislau Dowbor (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY

Pontos relevantes... Futuro da Educação – com tecnologia: aumento de densidade de conhecimento (necessidade). Ex.: Agricultura, necessidade de tecnologia Repensar a escola de forma mais ampla – extrapolar o conteúdo Fontes de informação (formação) atual: TV, escola, empresas Cursos que surgem da das necessidades da tecnologia Os espaços de conhecimento estão se multiplicando e a escola necessita ser mais articuladora do processo – não ser repetitiva na transmissão da informação Grande número de informação – temos que encontrar o caminho – aprender a ter acesso e organizar as informações Sociedade com questões dificultadoras – telecentros não resolvem – é necessário que haja acesso flexível de acordo com as necessidades.

Depoimento do Professor Thomaz Aprender a ser professor formador e construir uma prática educativa no dia-a-dia é bem dinâmico. Dou aula há uns vinte anos e nesse tempo por várias vezes tive a impressão que estava evoluindo e, algumas vezes, voltei atrás em função de alguma coisa que achei que não estava dando certo. Têm coisas que na teoria você pensa, monta e acredita que “isso aqui é uma evolução!!” e aí quando você aplica vê que não é bem aquilo. Por exemplo, essas novas tecnologias. Já tive momentos em que estava bem resistente em usar isso e pensava: “como é que vou ensinar cálculo sem a lousa?” Porque eu achava que na lousa você vem com a aula esquematizada e não pronta, e aliás, faço isso até hoje, tenho a aula esquematizada na minha cabeça mas ela não está pronta, depende da classe, e à medida que vão surgindo dúvidas, eu vou montando a aula. Não sei se é o mais correto, mas tenho a impressão de que funciona.

Depoimento do Professor Thomaz E teve momentos em que falei... “isso perde muito tempo” e se usar a multimídia com power-point e fizer animações vai muito mais rápido e, realmente, é mais rápido. Você cobre um conteúdo bem mais extenso em bem menos tempo só que tenho percebido é que não fica muita coisa, fica leve, o aluno vê, é rápido e cheio de animações, mas ele não aprende como quando o processo é mais lento. Você acaba falando de muito mais conteúdo, mas a relação parece não ser de tanta qualidade. Acho que é por causa da interação, porque a aula está pronta e este é que é o grande problema da tecnologia, você vem com a coisa pronta e não tem muita margem para mudar o que está pronto e a aula tradicional já é mais interativa. É mais interativa que a própria tecnologia que está ali em mãos. Acho que é preciso dosar as duas coisas

Depoimento do Professor Thomaz Tem momentos que você tem que ir para a lousa mesmo, não tem jeito. É o velho giz e apagador. E tem momentos, por exemplo, numa revisão para uma prova, tudo bem, é pertinente que você monte uma aula de revisão usando recursos de multimídia. Enquanto você faria dez exercícios na lousa, com o multimídia você passa uns vinte. Você ganha tempo. Essa é uma das coisas que tenho percebido. Você tem que tomar cuidado com certas propostas em que você é levado a pensar que está indo para frente, mas está indo para trás. (Professor Thomaz, p. 91) Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica Barbara Cristina Moreira Sicardi – tese – UNICAMP, 2008

Um pouco de conversa... O que deu certo? O que deu errado?

Integração Tecnológica, Linguagem e Representação Evitar ou superar o uso ingênuo das tecnologias: - conhecer novas formas de aprender e ensinar - conhecer novas formas de produzir, comunicar e representar conhecimentos. Importância da hipermídia para estes objetivos: Para compreender as possibilidades é necessário clareza de intenções e objetivos pedagógicos. Maria Elisabeth B. De Almeida

Objetivos do uso das TIC na Educação - Contribuir para processo de construção de conhecimento - Buscar, selecionar, criticar e processar informações - Criar ambientes de aprendizagem para o aluno interagir com situações e problemas - Tornar a sala de informática um espaço para o desenvolvimento de atividades que estejam de acordo com os conteúdos trabalhados de modo que ela se torne mais um recurso metodológico para atingir os objetivos propostos para a série (ano).

Sugestões práticas para os professores desenvolverem com os alunos fonte: http://www.educarede.org.br Brinco, logo aprendo – o uso educativo de jogos eletrônicos – 1º, 2º e 3º anos Jogos digitais na escola – 4º e 5º anos Mens@gem para você – aprendendo a utilizar o e–mail – 4º e 5º anos

Orientações para instalação do data show - Cabo de força: ligar no data show e no estabilizador. - Cabo VGA (entrada azul) – conectar no data show e no computador (CPU ou notebook) - Após cabos conectados, ligar o estabilizador, o data show e o computador. - Configurar as formas de apresentação de acordo com o aparelho que está sendo usado (data show) - Desligar primeiro o botão on/off e aguardar o aparelho desligar (alguns vão acender a luz vermelha, outros vão apagar a luz que estiver acesa, observar se a ventoinha parou de funcionar, somente depois desta etapa, desligar da tomada. - Antes de guardar na bolsa ou na caixa, esperar o aparelho esfriar.

Recursos... -Portal do Professor => Recursos Educacionais => áudios, vídeos, figuras, experimentos, mapas, animação e simulação => Links => Softwares Educacionais -Sites e cds variados -Twitter -Fóruns -Blogs -Chats -Sites -Orkut -E-mail