POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

Os climas no mundo (2ª parte)
Ensino Médio 3ª Série. Geografia..
População da Ásia   A Ásia abriga mais de metade da população total do planeta, concentrando-se principalmente nas grandes planícies da China, no vale.
População do Continente ASIATICO
DOS VÁRIOS TIPOS DESCOBERTA À DE CLIMA MUNDO DO.
A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
CLIMA NO BRASIL.
Colégio Cor Jesu – 6º Ano Professor Rodrigo Salomão Aula 02
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
AMÉRICA LATINA.
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
GEOGRAFIA DA AMÉRICA LATINA
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
ÁSIA DE MONÇÕES.
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
A DISTRIBUIÇÃO DA TEMPERATURA
África – aspectos naturais.
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
A NOVA CHINA.
Os principais climas e formações vegetais
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Professora Carol/Geografia
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Climas e Formações Vegetais no Mundo
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
África: Aspectos Naturais.
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
Europa: aspectos físicos
EUROPA.
A distribuição da população a nível mundial
América Anglo-Saxônica
O Continente Europeu.
Resumos de Geografia….
Geografia OCEANIA.
EUROPA UNIDADE II CAPÍTULOS 4, 5 E 6.
Ásia.
Grandes concentrações demográficas
As regiões climáticas de Portugal Continental
A real distribuição da população no mundo
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo
A distribuição da população a nível mundial
A diversidade dos climas no nosso planeta
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
CONTINENTE ASIÁTICO..
Os principais climas e formações vegetais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SO SERIDÓ- CAMPUS CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA CLIMA PIBIDIANOS:DANILOEDIJANEÉLLONJAÍNE.
A agricultura Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2015/2016 Filipe Botelho.
A distribuição da população mundial
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
América Aspectos gerais.
FATORES CLIMÁTICOS.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
TIPOS DE CLIMA.
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
Os principais climas.
A Distribuição da Temperatura no Território Nacional
Água nasAçores Água nas Açores. Geografia 9 ilhas de dimensões variáveis (17 km 2 – Corvo e os 747 km 2 - S. Miguel) Superfície total km km.
Gráfico termopluviométrico
A distribuição da população a nível mundial
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

POPULAÇÃO E POVOAMENTO Distribuição da População no Mundo

Distribuição da População no Mundo

População Absoluta / Densidade populacional Vivem no mundo, neste início do século XXI, mais de 6 mil milhões de pessoas (6 000 000). A este valor dá-se o nome de População Absoluta – nº total de habitantes numa determinada área. Mas a distribuição da população no Mundo não se faz de forma regular; este facto justifica que os valores de Densidade Populacional ou População Relativa – nº médio de habitantes por km² - sejam muito diferentes nos diversos continentes.

A distribuição dos diferentes valores de densidade populacional no mundo permite identificar: Focos de povoamento / Grandes concentrações humanas – áreas de forte densidade populacional; Grandes vazios humanos – áreas praticamente despovoadas, muitas vezes habitadas por povos nómadas, podendo existir pequenos aglomerados populacionais dispersos. Cidade nos Andes Grand Canyon (EUA)

Principais focos de povoamento: Sul da Ásia Sudeste da Ásia / Ásia Oriental Europa, excepto Escandinávia Nordeste dos EUA e Sudeste do Canadá

Grandes vazios humanos: Desertos ( Sara – norte de África, Calaari – Sul de África, Gobi – Mongólia, etc.) Regiões de elevada altitude (Andes, Pirenéus, Alpes, Himalaias, Montanhas Rochosas, etc.) Deserto do Sara Everest (Himalaias)

Grandes vazios humanos (cont.) 3. Regiões de altas latitudes ( Norte da América do Norte, Antárctida, Gronelândia, Sibéria, etc.); 4. Regiões quentes e húmidas – florestas equatoriais (Amazónia – América do Sul, Congo – África, etc.) Sibéria Floresta amazónica

Distribuição da população nos dois hemisférios Hemisfério Norte, principalmente entre os 20º e 60º de latitude norte, habita a maior parte da população mundial (90%) Hemisfério Sul – vive apenas 10% da população mundial, que não se estende para além dos 55º de latitude sul.

Distribuição da população na Europa Maiores densidades populacionais: Sul da Grã-Bretanha e Europa Central; Vazios humanos: Islândia, Península da Escandinávia e no Norte da Rússia. A densidade populacional na Europa, em 2001

Distribuição da população em Portugal Valores elevados de densidade populacional: litoral a Norte de Setúbal e o Algarve; Valores máximos: AML e AMP; Áreas pouco povoadas: interior norte, Trás-os-Montes e Beira Interior e o Alentejo; Açores – maiores densidades no litoral das ilhas, sendo a ilha de S. Miguel que tem > DP; Madeira: maior DP no litoral sul da ilha da Madeira. A densidade populacional em Portugal, em 2001

Factores naturais que influenciam a distribuição da população O relevo e o solo As maiores concentrações populacionais registam-se em áreas de baixa altitude, normalmente em planícies litorais com solos férteis. Alguns dos maiores vazios humanos coincidem com grandes conjuntos montanhosos com solos pobres (Himalaias, Alpes, Pirenéus, Montanhas Rochosas, etc.) Planície litoral na Irlanda Ladakh, Tibete

Factores naturais (Cont.) O clima e a vegetação Zonas temperadas – valores de temperatura e precipitação moderados, sendo áreas atractivas, com condições de vida mais agradáveis e favorecem a prática da agricultura; Zona quente, desertos e zonas frias – áreas com climas muitos quentes, muito secos ou muito frios são áreas repulsivas. Campo na Beira Litoral (Portugal) Floresta das chuvas (Congo)

Factores naturais (Cont.) Os recursos naturais Há áreas que, apesar das condições naturais difíceis de suportar pelo ser humano, conseguem fixar alguma população graças aos produtos naturais raros que oferecem, como por exemplo as áreas de exploração mineira. Mina de diamantes em Sakha (Rússia)

Factores humanos que influenciam a distribuição da população O passado histórico A repartição actual da população decorre em certos casos da contribuição de civilizações passadas: Europa –existência de grandes civilizações da Antiguidade – Grécia e Roma, rede hidrográfica, Revolução Industrial, entre outros factores; Costa oriental dos EUA – os colonizadores europeus desembarcaram deste lado do continente; A China deve a sua elevada DP, desde há cerca de 2000 anos, à cultura do arroz; A fraca densidade em África deve-se ao tráfico de escravos e à sua fraca alimentação ao longo de séculos. Roma, cidade milenar (Itália) Escravos africanos

Factores humanos (Cont.) As vias de comunicação A boa acessibilidade é decisiva para a existência de comércio, indústria e serviços: O mar – facilita a deslocação de pessoas e bens, daí que as áreas litorais sejam as mais povoadas; Os rios – servem de deslocação para pessoas e mercadorias; As vias férreas – transiberiano da Rússia, grandes eixos rodoviários, etc. Navio fábrica japonês Auto-estrada do Norte (Portugal)

Factores humanos (Cont.) As actividades económicas A grande concentração de comércio, serviços e indústria aumenta e diversifica as ofertas de trabalho, explicando a forte densidade populacional nas áreas turísticas e cidades.