APRESENTAÇÃO DA ANUT A ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga é uma entidade associativa que congrega confederações e empresas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rumos e caminhos do agronegócio A competitividade como alternativa
Advertisements

TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
1º SEMINÁRIO NACIONAL DE LOGÍSTICA E 10º SEMINÁRIO DE TRANSPORTES MULTIMODAIS DE MINAS GERAIS 2010 – OURO PRETO MG CREA MG -Cargas e passageiros, compartilhamento.
ESCOLA DE ENGENHARIA CIÊNCIAS TÉRMICAS I Profa Drª Sílvia Velázquez.
Adriano Stringher JUNHO/2005 Campo Grande Corumbá Santos Alto Araguaia.
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados Reunião Ordinária audiência pública março de 2005.
Dep. Federal HOMERO PEREIRA
Decisões de Transporte
Transportes e Distribuição 1- A Situação dos Transportes no Brasil A infra-estrutura brasileira de transporte é incapaz de suportar o crescimento econômico.
6. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
GERALDO AGUIAR DE BRITO VIANNA Presidente da NTC & Logística
Panorama do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil
Logística Empresarial
A GRANDE QUESTÃO É … Como as aplicações dos conceitos logísticos poderiam dinamizar nossas exportações e tornar nossos custos logísticos compatíveis com.
Rio Plataforma Logística
JULIO FONTANA.
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
Realidade da Logística brasileira
Análise das Intervenções
Economia Regional e Urbana
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Logística empresarial – Unidade 10– Grupo 19N
Logística no brasil.
Logística e Realidade Brasileira
Logística e Ecologia 19Q.
Logística e realidade brasileira
XXXV Seminário de Fusão, Refino e Solidificação dos Metais e V Seminário de Fundição O CRESCIMENTO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA NO BRASIL E.
A Importância da Logística no Crescimento Sustentado da Produção Industrial Brasileira Omar Silva Jr. Presidente ANUT.
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
A Logística Brasileira Coordenadora de Desenvolvimento do Transporte
LOGÍSTICA E REALIDADE BRASILEIRA
Desafios para a sustentabilidade na logística agroindustrial
CRONOTACÓGRAFO: INSTRUMENTO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Os Gargalos Existentes na Logística de Suprimentos e as Tratativas para Torná-la Mais Eficiente Novembro
Logística no Brasil.
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
Logística no Brasil Unidade 10 Grupo 19O Subgrupo 1 Alexandre Leal – 09/ Pedro Matheus – 09/
AS REDES DE TRANSPORTE Descritor: identificar a rede de transporte do brasil, ressaltando os aspectos positivos e negativos de cada um dos modais de.
Douglas Grego Gastão Mesquita Filho.
Panorama da Logística no Brasil
Necessidade de Eliminar Gargalos Acesso ao Porto de Santos - SP
Dezembro/2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS DEPARTAMENTOS ESTADUAIS DE ESTRADAS DE RODAGEM Engº JÚLIO X. RANGEL Brasília, 07 de dezembro de 2005 HISTÓRICO.
Decisões de Transporte
Logística Brasileira - Realidades
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Agronegócio contradições que comprometem o desempenho da nossa economia Li um texto recentemente Aécio Neves falando do Agronegócio nossa principal fonte.
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
Indústria e transporte de cargas no Brasil
Professora Jacqueline Romero Benjamim
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
Principais Análises do Panorama Instituto ILOS “Operadores Logísticos e Ferrovias: Os Melhores na Percepção dos seus Usuários” 2009.
Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete.
Sistema de transportes
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
CABOTAGEM Entraves e propostas de soluções
1º WORKSHOP FRENLOG DE CABOTAGEM
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Importância dos Transportes
Transportes e Modais Profª Helena Rosa - SENAI
Desafios da Logística Brasileira
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Ferroviário
Confidential Portos do Paraná. Confidential 22 Situação do Porto de Paranaguá Capacidade Instalada x Demanda.
Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista S I N D I S A N.
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

“Configurando O Apagão Logístico – Porque o Apagão pode ser Inevitável”

APRESENTAÇÃO DA ANUT A ANUT – Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga é uma entidade associativa que congrega confederações e empresas industriais, agrícolas e comerciais de diversos conjuntos setoriais que são usuárias relevantes do transporte de carga. ASSOCIADAS EMPRESAS : Produtos Siderúrgicos ACESITA AÇOMINAS AÇOS VILLARES BARRA MANSA BELGO – MINEIRA COSIPA CSN CST GERDAU USIMINAS V & M DO BRASIL VEGA DO SUL Ferro-Gusa COSIPAR MINAS METAIS Cimento e Argamassas CIPLAN GRUPO HOLCIM ITABIRA AGRO INDUSTRIAL SOEICOM VOTORANTIM CIMENTO Grãos e Alimentos ADM DO BRASIL BUNGE ALIMENTOS Fertilizantes BUNGE FERTILIZANTES ULTRAFERTIL COPEBRÁS Químicos e Derivados de Petróleo BRASKEM CARBOCLORO DETEN QUÍMICA POLITENO Madeira, Papel e Celulose VOTORANTIM CELULOSE E PAPEL CELULOSE NIPO-BRASILEIRA CONFEDERAÇÕES: CNC CNI AFILIADAS: AEB AÇÃO EMPRESARIAL

Divisão do transporte de cargas no Brasil Fonte: www.cel.coppead.ufrj.br

Panorama do sistema logístico brasileiro Malha viária terrestre rarefeita, obsoleta e em mau estado, transporte marítimo e fluvial subutilizados. Predomínio da rodovia em país-continente e com interiorização cada vez maior da produção agrícola. Concorrência indústria-agronegócio na demanda de transporte , em ambiente de altas taxas de crescimento. Carência de infra-estrutura de armazenagem.

Desperdício no Transporte Baixa Confiabilidade e Baixa Produtividade Uso Inadequado e Falta de Integração dos Modais Elevado Número de Acidentes 5 Bilhões de Dólares Roubo de Carga Endêmico Excesso de Estoque Gasto Elevado de Combustíveis Regulação Deficiente Insuficiência de Investimentos

PREVISÃO PARA 2007 Forte crescimento do volume de carga transportada: - Na siderurgia crescerá em 18 Mi t, em cima das atuais 100 Mi t anuais transportadas >>> 18% - No setor de grãos e fertilizantes crescerá 24 Mi t em cima das atuais 176 Mi t anuais >>> 14% O sistema ferroviário dificilmente terá capacidade de absorver tal crescimento >> As metas de produção da malha ferroviária compromissadas com a ANTT estão muito aquém desses números. É muito provável que o modal rodoviário não consiga absorver o aumento do excedente de carga que surgirá na ferrovia.

O País já está na iminência do “APAGÃO LOGÍSTICO” Sintomas: Escassez crescente de transporte ferroviário Escoamento da safra em 2003 transformado em verdadeiro caos Portos congestionados – Filas de caminhões Elevado número de navios na espera Elevação dos fretes/demurrage Tempos de trânsito elevados Má qualidade dos serviços

É possível evitar o “Apagão Logístico” Iminente? ● Intensidade e freqüência das chuvas ● Obras emergenciais: 2004-2005 - R$ 7,5 bi na malha rodoviária (reconstrução, reparos e manutenção) - R$ 2,26 bi na ferrovia (gargalos na via permanente)

É possível evitar o “Apagão Logístico” no Médio Prazo? ● Medidas de apoio ao desenvolvimento sustentado: 2004-2007 - Institucionais – fortalecimento da regulação, inclusive no que concerne a cumprimento das obrigações de investimentos das concessionárias. - Investimentos – em portos, hidrovias, rodovias e ferrovias da ordem de R$ 24 bi para permitir a ampliação da capacidade de movimentação do sistema e melhorar o equilíbrio da matriz de transporte.

CONCLUSÃO ● É muito forte a possibilidade de uma crise de escassez de transporte no biênio 2004-2005. ● Dependendo da intensidade e freqüência das chuvas que estão por vir e da presteza com que o Governo adotar as medidas emergenciais necessárias, é possível evitar a ocorrência dessa crise iminente. ● Por outro lado é quase certo que a atual malha viária não terá condições de suportar o nível da produção da indústria e do agronegócio previsto para 2007, tornando-se necessárias diversas medidas institucionais e investimentos que já não podem esperar.