Uma nova metodologia para uma nova escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.

III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Contexto de Educação a Distância
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Uma nova metodologia para uma nova escola
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Premissa Encomenda do MCTEncomenda do MCT Necessidade de mobilização das micro e pequenas empresas, para utilização dos instrumentos de apoio a inovação.
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
O NEPSO completa cinco anos no Pólo RS!
Fabiano André Vergani
Uma nova metodologia para uma nova escola
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Uma nova metodologia para uma nova escola. Instituto Paulo Montenegro Organização sem fins lucrativos criada pelo IBOPE Brasil em 2000, para desenvolver.
Clique aqui para começar a apresentação
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Promovendo Soluções Sociais
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Diretoria de Currículos e Educação Integral
10 anos Sesi PR em prol do ODM. Educação Básica  Ed. Infantil  Ed. Fundamental  Ensino Médio  EJA Educação Continuada Cultura Educação Básica  Ed.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Formação continuada ANO 2015
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Uma nova metodologia para uma nova escola Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião NEPSO Uma nova metodologia para uma nova escola

Parceiros estratégicos Instituto Paulo Montenegro Organização sem fins lucrativos criada pelo IBOPE, em 2000, para desenvolver e executar projetos na área da Educação. Ação Educativa Organização fundada em 1994, com a missão de promover os direitos educativos e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Programa Nepso “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião” Uso da pesquisa de opinião, como instrumento pedagógico, em escolas públicas: ensino fundamental ensino médio cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Práticas educativas inovadoras Promove atividades pedagógicas centradas nos professores e alunos, como sujeitos do processo educativo. Motivação: torna o processo de aprendizagem mais interessante para o aluno Protagonismo: o aluno é autor de seu próprio aprendizado Contextualização: o conhecimento se constrói a partir do universo do aluno e ganha significado

Práticas educativas inovadoras Integração de disciplinas: procedimentos de pesquisa referem-se a conteúdos das várias áreas do conhecimento; temas escolhidos sugerem enfoques múltiplos e ajudam os alunos a estabelecer relações entre os diversos campos do conhecimento

Práticas educativas inovadoras Integração da escola e comunidade: A realização dos projetos de pesquisa promove relação entre escolas; relação escola e organizações locais; A escola como um centro irradiador de educação e de ação cultural

Polos e Núcleos multiplicadores Os polos foram criados para que o programa esteja presente em várias regiões do Brasil, América Latina e Europa. São responsáveis pela implantação e multiplicação do programa em escolas públicas, onde orientam a realização das pesquisas de opinião. Para a formação desses polos, são estabelecidas, regionalmente, parcerias com organizações não governamentais e universidades que são responsáveis pela coordenação regional. Núcleos: realizam seus projetos de pesquisa de forma independente. A coordenação nacional do programa faz o acompanhamento à distância integrando o trabalho realizado por esses grupos ao conjunto da rede Nepso, especialmente por meio do Boletim Nepso e participação no Congresso IBOPE Unesco, que acontece todos os anos.

Como trabalhamos: Painel de Apresentação Convite para adesão Oficina de Formação Inicial Vivência da metodologia Nepso

Como divulgamos: Seminário Regional Socialização entre escolas Congresso IBOPE UNESCO Encontro internacional de representantes dos projetos de pesquisa realizados durante o ano letivo Parceria: UNESCO Brasil

Linha do tempo

2000 • I Seminário sobre o uso pedagógico da pesquisa de opinião • Primeira versão do manual do professor • Projeto-piloto em escolas de ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro e de São Paulo em parceria com as ONGs Ideias Futuras e Ação Educativa, respectivamente

2001 • Criação de polos multiplicadores no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Pernambuco (parceria com o Centro de Cultura Luis Freire) e no Rio Grande do Sul (parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul) • I Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível, no Rio Grande do Sul • Lançamento do boletim eletrônico Sua Opinião

2002 • Nepso passa a ser utilizado também no ensino fundamental e nos cursos para jovens e adultos (EJA) • Criação do Portal Nepso: www.ipm.org.br que reúne textos, banco de projetos, vídeos, notícias, gráficos, serviços, análises, opiniões, entrevistas, entre outros • Realização dos primeiros Seminários Regionais nos polos multiplicadores • Lançamento do Manual do Professor com apoio da Unesco • I Congresso IBOPE Unesco

2003 • Lançamento do Manual do Professor • Parceria com a Secretaria de Educação de Mauá (SP) para disseminação do Nepso no município • Parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais para estabelecer o Polo Minas Gerais • Nova parceria do Polo RS com a Universidade de Caxias do Sul • II Congresso IBOPE Unesco

2004 • Lançamento da publicação Diário de Pesquisa • Parceria com a World Wildlife Foundation Brasil na criação do Núcleo Distrito Federal • Criação do Núcleo Rio Bonito (RJ) • Parceria com IBOPE Argentina e a ONG Seguir Creciendo na criação do Polo Argentina • I Seminário Regional no Polo MG • Parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação • 25 Oficinas de Formação de Professores • III Congresso IBOPE Unesco – parceria com PUC-SP

2005 • Parceria com a Marketing Quality Information e a Universidade Federal do Paraná na criação do Polo Paraná • Instituto Paulo Montenegro faz expansão do Programa Nepso no Brasil e disseminação em outros países da América Latina com apoio da Unesco • Parceria com Time IBOPE Chile e Universidad de la Fronteira na criação do Polo Chile • Parceria com a Escola de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco • Elaboração de videodocumentário sobre o Nepso • IV Congresso IBOPE Unesco

2006 • Parceria com IBOPE AGB México e ProEducación na criação do Polo México • Parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa para a criação do Polo Portugal • Nepso chega a todas as escolas de Pirapora do Bom Jesus-SP com o apoio da Secretaria Municipal de Educação • Realização dos primeiros Seminários Regionais nos polos e núcleos de PR e DF • V Congresso IBOPE Unesco

2007 • Parceria com IBOPE Colômbia e Fundación Antonio Restrepobarco na criação do Polo Colômbia • Parceria com a ONG Save the Children-UK na criação do Núcleo Senhor do Bonfim (BA) • Parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco- Campus Garanhuns • Oficina de Formação Inicial para professores do sistema penitenciário, no Polo Paraná • Criação de Grupo de Estudantes no Polo São Paulo, com foco em pesquisa e políticas públicas na área da educação • Polo Rio Grande do Sul recebe prêmio do Visa Cares • Criação do Grupo de Jovens Igara Tijuaçu no Polo Bahia • VI Congresso IBOPE Unesco

2008 • Lançamento do Almanaque Nepso com as pesquisas realizadas em 2007 • Grupo de Estudantes define como tema de trabalho a Comunicação • I Simpósio Internacional Nepso realizado em Santiago e Temuco, no Chile • VII Congresso IBOPE Unesco realizado em formato descentralizado, nos Polos RS e MG

8 anos de crescimento A expansão orientada pela ampliação da quantidade total de projetos sem a perda da sua qualidade individual A estratégia constituir vitrines dos diversos usos da metodologia Nepso na melhoria da qualidade da educação pública

Publicações Nepso

Manual do Professor Para orientar, inspirar e desafiar os professores a realizarem projetos de ensino com pesquisas de opinião.

Diário de Pesquisa É uma publicação direcionada para os jovens pesquisadores. Adaptado do Manual do Professor, pela escritora de textos infanto juvenis, Januária Alves, o livro tem o formato de um diário de campo. Uma jovem pesquisadora registra sua experiência e descobertas ao participar do desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

Boletim Nepso O Boletim NEPSO, é um informativo bimestral voltado aos participantes e interessado do programa no Brasil, América Latina e Europa. Recebem o boletim pessoas cadastradas no site www.ipm.org.br

Encontros Nepso: aprendizagens em rede “Encontros Nepso: aprendizagens em rede” é o nome da publicação lançada pelo Instituto Paulo Montenegro e pela Ação Educativa, que traz informações sobre as aprendizagens resultantes dos eventos ligados ao Nepso organizados em 2008.

Você também quer participar da rede Nepso? Entre em contato com os polos multiplicadores: clique aqui