BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Karina P. Barbosa1, Magdala de A
Advertisements

Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Universidade Federal de Pelotas
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
A TELECONSULTORIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Maria Teresa A. M. Rabelo Médica de Família e Comunidade C.S.Tia Amância - D.S. Centro-Sul Prefeitura Municipal de.
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Profissão Médica Vicente Vaz Abril/2007. Formação Graduação ( 6 anos ) Graduação ( 6 anos ) Residência Médica ou especialização (2 a 5 anos) Residência.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
SAÚDE Compromissos de Governo.
Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.
A Enfermagem na Era da Informática
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Projeto Mapeando a Saúde
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
PERSPECTIVAS PARA O SISTEMA DE SAÚDE DA PMDF
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Ambulatório Médico Especializado
Telemedicina e Educação a Distância em Saúde no Novo Milênio Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Organizações Sanitárias Integrais (OSI) Dr. Josep Ramon Llopart Rio de Janeiro, março de 2012.
TELENFERMAGEM Programa Nacional de Telessaúde
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Judicialização da Saúde:
  Com o texto, atividade médica é regulamentada no País, estabelecendo atividades privadas dos médicos.
Parcerias Edumed/Diveo Campinas, março de Aporte Diveo Backbone digital wireless de alto desempenho e confiabilidade em São Paulo, Campinas, Rio.
Associação Brasileira
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Pesquisando o território: a dengue em Ilhéus
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / Gleide Bacelar de Melo Construindo uma referência.
REGULAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
Transcrição da apresentação:

BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina e de Enfermagem Nescon LCC/CENAPAD Assessoria de Tecnologia da Informação MINISTÉRIO DA SAÚDE DATASUS SEGETS   COMUNIDADE EUROPÉIAPP Projeto @lis PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Políticas Sociais Prodabel

BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Contexto: Incorporação de tecnologias de informação no Sistema Único de Saúde. Foco: utilização da telesaúde objetivando aperfeiçoamento de atividades assistenciais. Implantação do PSF com equipes com problemas entre perfil de formação e a realidade encontrada. Estrangulamento na rede de atenção secundária para suportar a grande expansão da atenção primária ocorrida no país.

OBJETIVOS DA REDE BH TELESAÚDE   Estruturar um sistema de consultoria e segunda opinião (médica e de enfermagem), via rede, através de teleconsultas de especialistas do HC/FM da UFMG pelos médicos e enfermeiras da PBH que fazem atendimento nos Centros de Saúde, utilizando os recursos da Telesaúde não presencial, “off line”, para casos mais simples e da Telesaúde compartilhada, “on line”, para discussão de casos clínicos mais complexos, inclusive com transmissão de imagens diagnósticas e ECG. Contribuir para o aumento da resolutividade dos casos atendidos na atenção básica, evitando o encaminhamento desnecessário para referência secundária  

OBJETIVOS DA REDE BH TELESAÚDE Montagem de uma estrutura, a baixo custo, para a realização de videoconferência para ações de educação continuada em serviço, através da transmissão de teleconferências e de sessões clínico-radiológicas originadas no HC para 14 unidades básicas simultaneamente, além da realização de videoconferências para discussão de casos e/ou patologias específicas, entre especialistas do HC/FM e do CHU de Rouen, com transmissão para as unidades básicas que acompanharão e participarão da discussão em tempo real. 

METODOLOGIA CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE CONSULTORIA E SEGUNDA OPINIÃO: análise de software de videoconferência e de aquisição, tratamento e visualização de imagens médicas – sametime e e-film; estruturação de uma rede multicast envolvendo imagens, dados e voz e integrando o prontuário eletrônico com imagens médicas. ESTRUTURAÇÃO E ANÁLISE DE PERFORMANCE DO SOFTWARE NA REDE INTERLIGANDO AS 14 UBS E O HC/UFMG DEFINIÇÃO DO HARDWARE NECESSÁRIO: UM MICROCOMPUTADOR E SISTEMA MULTIMÍDIA, COM WEBCAM NAS UBS E SALA DE TELEMEDICNA NO HC; SERVIDOR; SCANER E CÂMERA DIGITAL. AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE VIDEOCONFERÊNCIA E DE IMAGENS PELOS MÉDICOS E ENFERMEIRAS POTENCIALMENTE USUÁRIOS DO SISTEMA E TREINAMENTO DAS EQUIPES DAS 14 UBS E DOS ESPECIALISTAS DO HC. DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE DE GESTÃO DE TELECONSULTAS E TELECONSULTORIA.

RESULTADOS ALCANÇADOS

SOFTWARE DE PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Distribuição das teleconsultas realizadas no HC/UFMG, por especialidade, no período de abril a outubro de 2004 Dermatologia 9 Endocrinologia 6 Pneumologia 5 Cardiologia 4 Gastroenterologia 4 Pediatria 3 Neurologia Pediátrica 2 Hematologia Pediátrica 2 Nefrologia 2 Ortopedia 2 Angiologia 2 Cardiologia pediátrica/Reumatologia/Nutrição/Cirurgia plástica/ Otorrino/Neurologia/Ginecologia/Angiologia/outras 1 TOTAL 54

Resultados alcançados Distribuição das teleconsultas realizadas no HC/UFMG por tipo de encaminhamento, no período de abril a outubro de 2004 Número de teleconsultas realizadas: 54 Percentual de pacientes mantidos nos centros de saúde: 71,4% Percentual de consultas encaminhadas para o HC/UFMG: 17,1 % Percentual de consultas com utilização de fotos: 15% Percentual de consultas com utilização de imagens: 22,5%

Conclusões A estruturação de um sistema de telesaúde para o SUS, a baixo custo, permite um salto qualitativo no processo de formação dos profissionais da rede pública de saúde. A realização de discussão de casos clínicos com especialistas permite a permanência dos pacientes em 71,43% dos casos, dotando a rede básica de maior capacidade de resolução de casos. O principal problema refere-se à rotinização do processo de discussão de casos na unidade.

Conclusão Dificuldades também para níveis diretivos absorverem a nova tecnologia. Necessidade de readequação de acessos a exames propedêuticos por parte das UBS. Processo voluntário de adesão dos profissionais, segundo seu ritmo, tornando o processo lento de utilização do potencial instalado. O acesso à discussão com professores especialistas de alta capacidade faz com os profissionais avaliem o processo “ como muito gratificante, inovador na rede pública”.