Pauta da 1ª Reunião Preparatória

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
1ª Consocial Informações Gerais.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
5ª Conferência das Cidades Comissão Preparatória Estadual
5ª Conferência Nacional das Cidades:
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Roteiro de condução da reunião
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Minas Gerais.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL

TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Orçamento Participativo Osasco
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Termo de Compromisso de Gestão TCG
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Consocial METODOLOGIA.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
Controle Social.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CRP - 12/08/2010. Pauta – 18h30 às 20h min - Informes: Debate Público na Assembléia – 27/08 Tramitação PL-SUAS - Federal Tramitação do PL-SUAS.
Fórum Nacional de Educação
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
SEMINÁRIOS ESTADUAIS COMISSÃO NACIONAL RECURSAL E DE VALIDAÇÃO.
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
II Congresso JPT IV CONGRESSO JPT-SC. PAUTA Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
Transcrição da apresentação:

Pauta da 1ª Reunião Preparatória 4ª Conferência Estadual das Cidades Pauta da 1ª Reunião Preparatória 1. Abertura: Secretário das Cidades; 2. Apresentação sobre a 4ª Conferência das Cidades; 3. Orientações gerais aos Municípios; 4. Composição da Comissão Preparatória Estadual (escolha dos membros); 5. Montagem da Agenda da Comissão Preparatória. 6. Distribuição de material Regimento Conferência Nacional das Cidades Roteiro passo a passo (para coordenadores municipais) Minuta da convocação da Conferência Municipal das Cidades (para coordenadores municipais) Coordenação executiva: Lana Araújo, Silvia Lopes e Larissa Menescal Fones: 3101- 4421 / 3101-4431 e-mail: silvialopes@cidades.ce.gov.br/ larissamenescal@cidades.ce.gov.br

Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades

Apresentação 4ª Conferência Estadual das Cidades Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Apresentação O Governo do Estado do Ceará realizará, em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de março de 2010, a 4ª Conferência Estadual das Cidades, que além de eleger os delegados cearenses que irão participar da 4a. Conferência Nacional, irá debater os principais problemas relacionados às políticas urbanas: Lema: “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social ” Tema: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano" A partir de setembro de 2009 os Municípios cearenses estarão realizando as suas Conferências Municipais, elegendo os seus delegados e encaminhando os relatórios municipais, que serão consolidados e servirão de base para todas as discussões na Conferência Estadual.

Objetivos Específicos Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Objetivo Geral Propor a interlocução entre os Gestores Públicos dos três Entes Federados e a Sociedade sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU; - Propiciar ampla participação popular para a formulação de Proposições e avaliações sobre as formas de execução da PNDU e suas áreas estratégicas; Sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras. Objetivos Específicos - Discussão das temáticas da PNDU a serem definidas pela Coordenação Executiva Nacional da 4ª Conferência das Cidades.

Etapas das Conferências Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Etapas das Conferências Municipal 1º de setembro a 15 de dezembro de 2009 Estadual 17 e 18 de março de 2010 - Fortaleza Nacional 24 a 28 de maio de 2010 - Brasília

Seminários de Sensibilização Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Seminários de Sensibilização Serão realizados seminários de sensibilização para: - Debater as temáticas da 4ª Conferência Nacional das Cidades - Mobilizar os municípios e orientar sobre os procedimentos para a realização das Conferências Municipais.

Seminários de Sensibilização Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Seminários de Sensibilização Cronograma Juazeiro do Norte 02 de setembro de 2009 Iguatu 03 de setembro de 2009 Tianguá 09 de setembro de 2009 Sobral 10 de setembro de 2009 Limoeiro do Norte 23 de setembro de 2009 Itapipoca 24 de setembro de 2009 Crateús 29 de setembro de 2009 Fortaleza 30 de setembro de 2009 Banabuiú 01 de outubro de 2009

Etapa Municipal 4ª Conferência Estadual das Cidades Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Etapa Municipal 1. Composição da Comissão Preparatória Municipal: - Montagem da Comissão, respeitando a proporcionalidade conforme art. 17 do Regimento Federal; - Não é obrigatória a representatividade do Poder Público Federal e Estadual na Comissão Preparatória Municipal. - Definir data, local e pauta da Conferência e elaborar o Regimento; 2. Convocação da Etapa Preparatória Municipal da 4ª Conferência Nacional das Cidades - Publicação do Decreto Municipal até 30 de setembro de 2009; OBS.: Envio da documentação dos itens 1 e 2 à Coordenação Executiva Estadual e Nacional, até 10 dias após a convocação da Conferência.

Etapa Municipal 4ª Conferência Estadual das Cidades Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Etapa Municipal 3. Realização da Conferência Municipal das Cidades: Período - 01 de setembro a 15 de dezembro de 2009; - Definir as propostas, para cada tema, a serem levadas para a Conferência Estadual. - Eleição dos Delegados à 4ª Conferência Estadual das Cidades; - Elaboração do Relatório Municipal; - Envio da documentação, até 5 dias após a realização da mesma, para a Comissão Executiva Estadual e Nacional (formulário próprio). 4. Observações: Serão admitidas Conferências Regionais, como espaço de debate dos temas propostos pela 4ª Conferência Nacional das Cidades. É vedada a eleição de delegados nas Conferências Regionais.

Etapa Estadual 4ª Conferência Estadual das Cidades Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Etapa Estadual 1. Convocação da 4a. Conferência Estadual das Cidades: - Decreto até 20 de agosto de 2009. 2. Criação da Coordenação Executiva Estadual 3. Formalização da Comissão Preparatória Estadual - Montagem da Comissão respeitando a proporcionalidade dos segmentos da sociedade (art. 17 do Regimento Federal). 4. Realização da 4a. Conferência Estadual: - 17 e 18 de março de 2010. 5. Cronograma de Reuniões da Comissão Preparatória Estadual: - Reuniões a cada 15 dias a partir de 12 de Agosto de 2009; - Última reunião no dia 10 de Março de 2010.

Etapa Nacional 4ª Conferência Estadual das Cidades Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Etapa Nacional Convocação da 4a. Conferência Nacional das Cidades: - Resolução Normativa nº10 de 30 de Junho de 2009. 2. Realização da 4a. Conferência Nacional - 24 a 28 de maio de 2010 em Brasília-DF Outras informações no site: www.cidades.gov.br e no Regimento

Coordenação Executiva Estadual Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Coordenação Executiva Estadual Atribuições: Informar/ assessorar os municípios na realização de suas Conferências; - Divulgar amplamente a 4ª Conferência Estadual; Promover reuniões e dar cumprimento às deliberações da Comissão preparatória; - Realizar a 4ª Conferência Estadual das Cidades; Fazer a síntese das propostas das Conferências Municipais e Estadual; Enviar documentação das Conferências Municipais e Estadual para a Coordenação Executiva Nacional.

Comissão Preparatória Estadual Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Comissão Preparatória Estadual Principais Atribuições: - Definir e Aprovar o Regimento Estadual; - Definir o nº de delegados para a Conferência Estadual; - Validar as Conferências Municipais; - Organizar a pauta da 4ª Conferência Estadual e definir os procedimentos de escolha dos delegados Estaduais para a Conferência Nacional. Participantes Gestores Públicos, Movimentos Sociais e Populares, Trabalhadores, Empresários, e Entidades Profissionais e Acadêmicas e ONGs.

4ª Conferência Estadual das Cidades Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades 3. Composição da Comissão Preparatória Estadual - Gestores Públicos 10 (42,3%) Executivo: Federal - 1 - (CAIXA) Estadual - 3 - (Cidades, Seinfra e Conpam) Municipal - 3 - (Aprece, Prefeitura de Fortaleza e Capistrano) Legilativo: Estadual - 1 (Dep. Sérgio Aguiar) Municipal – 2 (UVC) - Movimentos Sociais/Populares - 7 (26,7%) – (FAI, MPCD, MCH, CMP, MLB, FDZCC e FBFF) - Trabalhadores - 2 (9,9%) – (SENGE) - Empresários - 2 (9,9%) – (FIEC e SEBRAE) - Entidades Profissionais/Acadêmicas- 2 (7,0%) – (UECE e UNIFOR) - ONGs - 2 (4,2%) – (CEARAH Periferia e Fundação Marcos Bruin) Total - 25 (100%)

Conferência Estadual 4ª Conferência Estadual das Cidades Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Conferência Estadual Composição dos Delegados à Conferência Estadual que serão eleitos nas Conferências Municipais: Total de Delegados a ser definido no Regimento Estadual 1ª Reunião : 12 de Agosto de 2009

Conferência Nacional 4ª Conferência Estadual das Cidades Reunião Preparatória para a 4ª Conferência Estadual das Cidades Conferência Nacional Composição dos Delegados do Ceará (a serem eleitos na 4ª Conferência Estadual das Cidades) Total – 68 delegados – 09 – Poder Público Estadual – 16 – Poder Público Municipal – 20 – Movimentos sociais – 07 – Empresários – 07 – Trabalhadores – 03 – ONG’s – 06 – Profissionais/Acadêmicos/Conselhos