Diagnóstico (deve contemplar):

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Transcrição da apresentação:

Diagnóstico (deve contemplar): · Se a violência ocorreu, em que nível · Quais os elementos importantes na dinâmica da família que alimentam a violência? · Há riscos à vítima de permanecer ali? · Há outras crianças/adolescentes em risco? · Conseqüências orgânicas / psicológicas · Apontar medidas adequadas de intervenção · Nortear ações preventivas

Pode ser: Diagnóstico sumário (emergencial) Diagnóstico multiprofissional: Ficha de denúncia e acompanhamento do caso, laudo social, laudo psicológico, laudo médico.

Medidas psicoterapêuticas; Medidas sociais; Medidas judiciais; Medidas possíveis de serem elencadas ou aplicadas na etapa diagnósticae/ou acompanhamento: Medidas psicoterapêuticas; Medidas sociais; Medidas judiciais; Medidas médicas. Importante: Supervisionar o processo Anunciar o "alerta" para fontes protetivas/ solidárias.

Como trabalhamos a família diante dos recursos disponíveis: Ø   Definição de risco Ø   Proteção da(s) vítimas (s) Ø  Responsabilização e orientação do agressor Ø  Diagnóstico preciso

TIPOS DE RELATÓRIOS   Termo de Comunicação: para notificar um atendimento parcial ou impossibilidades de dar prosseguimento ao atendimento. (ex: mudança de endereço, não localização, etc); Relatório Situacional: descreve a atuação profissional sobre a família por um determinado objetivo e por um determinado tempo. Ao final o técnico apresenta seu parecer sobre a dada situação;

Relatório de Acompanhamento: o profissional informa sobre a evolução da família, situa no tempo e no espaço as novas ocorrências, seja para pleitear ou recomendar uma ação por outro órgão ou apenas para dar ciência dos fatos. Adendo: para repassar uma informação complementar a ser anexada num relatório anteriormente encaminhado.

Estrutura do relatório situacional Item I - Identificação * Todos os dados de identificação são de extrema importância portanto nomes, datas de nascimento, endereço e telefones devem estar corretíssimos, importantes conferi­los depois da digitação. Sempre que possível anexe documentos de identificação, como por exemplo certidão de documentos das crianças. Item V - Anexos Inclui sempre que possível: ./ Documentos (certidões, boletins de ocorrência) ./ Relatórios anteriores do programa ./ Relatos, relatórios ou pareceres de outros técnicos ./ Laudo médico, avaliações escolares.

Item II - Histórico ou antecedentes no projeto/órgão Item II - Histórico ou antecedentes no projeto/órgão * Aqui é feito uma descrição resumida de todo os atendimentos anteriores da família no setor, em ordem crescente de data, exemplo: de 1996 a 2004. * É importante que seja informado de cada atendimento: data da denúncia; fato principal denunciado; fato principal diagnosticado; quem atendeu; encaminhamentos.

Descreve data e teor da denúncia; Item III - Relato da Situação   Descreve data e teor da denúncia; Fazer descrição do teor do atendimento pelo educador/outro técnico, se houver; Situar o leitor sobre as datas dos acontecimentos; Conteúdo das abordagens; Contextualizar providências; Citar brevemente eventuais orientações.

Item IV – Parecer Aqui o técnico expõe seu diagnóstico sobre a situação atendida. É recomendável antes de escrevê-lo traçar um roteiro de todos os pontos a serem destacados. O parecer deve conter resposta aos quesitos do diagnóstico: A violência aconteceu? Outras violências se fizeram presentes? Quais as conseqüências imediatas e a longo prazo para a vítima. Como a família se comportou diante da intervenção. Quais os riscos para as vítimas. Qual é a intervenção necessária para a família. (tratamento, inclusão em creche,avaliação especializada em determinada área, acompanhamento, etc...). .Sinalizar recomendações para atuação de outros órgãos, se necessário.

Item V – Anexos Incluir sempre que possível: # Documentos (certidões, boletins de ocorrência) # Relatórios anteriores do programa # Relatos, relatórios ou pareceres de outros técnicos # Laudo médico, avaliações escolares.

CUIDADOS NA ELABORACÃO DE RELATÓRIOS Identidade do denunciante; Descrição de falas – didática; Deixar claro quem disse o que; Orientações no corpo e conclusões no parecer; Juízos de valor/diagnósticos sem laudo; Depoentes.