Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Metrologia: A conexão entre Ciência e Desenvolvimento
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I

CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Metrologia - A Ciência da Medição
Conceitos Básicos de Medição
Requisitos de Avaliação da Conformidade no desenvolvimento de produtos
Requisitos de Avaliação da Conformidade no desenvolvimento
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Diretor Substituto da Qualidade
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
CGCRE/INMETRO “Acreditação de Laboratórios”
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Gerente Substituto da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade ENOAC
Acreditação de organismos de avaliação de conformidade
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Marcelo Castilho de Freitas
Necessidades Relativas a Metrologia
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
Formação Técnica em Administração de Empresas
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
” Avaliação da Conformidade e o Programa Brasil Acessível”
Formação Técnica em Administração de Empresas

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
Especialização em Gestão de Pessoas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ACREDITAÇÃO - Cgcre
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Qualidade e a ISO 9001.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Desafios e Benefícios de um
Sistema de Gestão da Qualidade
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Barreiras Técnicas às Exportações: O Papel do Inmetro Paulo Ferracioli CTA, 22 de julho de 2003 SEMINÁRIO DE METROLOGIA AEROESPACIAL.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CERTIFICAÇÃO FLORESTAL: ENTENDENDO O CONCEITO. O QUE É CERTIFICAÇÃO FLORESTAL ?  Processo voluntário  Baseado em auditoria de terceira parte  Objetivo:
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone Diretor Técnico – ABNT Salvador, maio 2004.
Processo de Certificação Ambiental Hélder Estradas 12 de Julho de 2012.
Transcrição da apresentação:

Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação Papel do INMETRO nas certificações Brasileiras assegurando Credibilidade e Reconhecimento Internacional Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação Cgcre/Inmetro

Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Sinmetro Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Lei nº 5.966, de 11 de dezembro de 1973 Conmetro Conselho Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial 10 Ministérios CNI Idec ABNT Inmetro: Secretaria Executiva e Executor das Políticas CPCON Comitês Técnicos Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade (CBAC) Comitê Brasileiro de Metrologia (CBM) Comitê Brasileiro de Normalização (CBN) Comitê Codex Alimentarius do Brasil (CCAB) Comitê Brasileiro de Regulamentação (CBR) Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC)

Organização e Gestão da Atividade “A abordagem é Sistêmica, Estratégica e Estruturante” Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - SINMETRO Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade - PBAC

Atividades do Inmetro Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Avaliação da Conformidade Acreditação de Organismos e Laboratórios Ponto Focal do Acordo sobre Barreiras Técnicas da OMC

Conceito de Avaliação da Conformidade Avaliação de conformidade Demonstração de que os requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo são atendidos. Organismo de avaliação de conformidade Organismo que realiza os serviços de avaliação de conformidade.

Conceito de Avaliação da Conformidade Acreditação Acreditação Atestação realizada por terceira parte relativa a um organismo de avaliação de conformidade,exprimindo demonstração formal de sua competência para realizar tarefas específicas de avaliação de conformidade. Organismo de acreditação Organismo autorizado a executar a acreditação Nota: A autoridade de um organismo de acreditação é geralmente oriunda do governo. ABNT NBR ISO/IEC 17000:2005

A Importância da Avaliação da Conformidade Objetivos da Avaliação da Conformidade Prover confiança nas relações de mercado; Ser um instrumento competitivo na prática do comércio interno e externo; Instrumento de desenvolvimento industrial; Instrumento de proteção e defesa do consumidor

Sistema de acreditação Organismo de acreditação Avalia a competência Organismos de avaliação da conformidade Avalia a conformidade Produtos (incluindo serviços) Fornecedor

Sistema de Acreditação

ACREDITAR NÃO É DELEGAR COMPETÊNCIA- Quando a Cgcre/Inmetro acredita, Cgcre/Inmetro é o Organismo de Acreditação reconhecido pelo Estado Brasileiro Decreto nº 5.842, de 13 de julho de 2006 ACREDITAR NÃO É DELEGAR COMPETÊNCIA- Quando a Cgcre/Inmetro acredita, não significa que alguém está realizando essa atividade em nome da Cgcre/Inmetro.

PROCESSO DE ACREDITAÇÃO Solicitação Análise da documentação Avaliação no local Decisão (Recomendações, comissão, Coordenação)

FLUXOGRAMA DA ACREDITAÇÃO Solicitação Definição da Equipe de Avaliação Pré-Avaliação (opcional) Análise da Documentação Avaliação Decisão Manutenção/Supervisão Reavaliação/Comparação Interlaboratorial Extensão

Quem pode solicitar Acreditação à CGCRE/INMETRO Laboratórios que realizam serviços para própria organização ou para terceiros OACs de Organizações Públicas ou Privadas Laboratórios independentes ou vinculados a outras Organizações OACs Nacionais ou Estrangeiros OACs de qualquer tamanho

Normas para acreditação ISO/IEC 17011 Organismos de Acreditação para: Organismos de Certificação Laboratórios Organismo de Inspeção Avaliadores EMAS Council regulation 761/2001 para sistemas de gestão ambiental ISO / IEC 17021 para Produtos ISO Guide 65 para sistemas de gestão da qualidade ISO/ IEC 17021 para Pessoas ISO / IEC 17024 Laboratórios de Ensaio e Calibração ISO / IEC 17025 ISO 15189 ISO/IEC 17020 Eco-Management and Audit Scheme Sistemas de Gestão Ambiental Produtos Sistemas de Gestão da Qualidade Pessoas Ensaio e Calibração Inspeção Fornecedores, fabricantes Manufacturer

VANTAGENS DA ACREDITAÇÃO Conquista de novos mercados Aumento da confiança dos clientes Evidência da competência técnica Reconhecimento e aceitação internacional de suas atividades Eliminação de auditorias múltiplas Aprimoramento das práticas laboratoriais Divulgação dos serviços

EXEMPLO DE ESQUEMA DE ACREDITAÇÃO PARA PRODUTOS Organismo Acreditador Cgcre/Inmetro Reconhece a competência Certificadora Certifica que a organização (empresa) cumpre uma norma específica Organização (empresa) Executa avaliação segundo um Guia específico Ex.: Guia 65 Produto/serviço uma norma específica Norma

MARCAS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

MARCA E SÍMBOLO DE ACREDITAÇÃO Marca da Acreditação Utilizada pela Cgcre/Inmetro Símbolo da Acreditação Utilizada pelos Laboratórios de Ensaios

ACORDOS DE RECONHECIMENTO MÚTUO Equivalência dos Sistemas de Acreditação COMPROMISSOS Aceitação recíproca dos resultados Promoção dos Acordos

Representação Internacional RECONHECIMENTOS INTERNACIONAIS (FORMAIS) Brasil - primeiro País da América Latina com tais reconhecimentos IAF (Fórum Internacional de Acreditação) ILAC (Organismo Internacional de Acreditação de Laboratórios) EA (Organismo de Acreditação da União Européia) APLAC (Organismo de Acreditação da Ásia e Pacífico) IAAC (Cooperação Interamericana de Acreditação) PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes) Representação Internacional BIPM Mercosul Codex Alimentarius Eurepgap OIML IAQG SIM

ILAC IAF IAAC EA Acordos de Reconhecimento Mútuo (International Laboratory Accreditation Cooperation) IAF (International Accreditation Forun) IAAC (Inter American Accreditation Cooperation) EA (European Co-operation for Acreditation)

www.inmetro.gov.br malima@inmetro.gov.br Obrigado!