“Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”

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Transcrição da apresentação:

“Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos” A TRANSFORMAÇÃO PELA EXCELÊNCIA EM GESTÃO “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE Vídeo Institucional

MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.

REDE NACIONAL DA GESTÃO RUMO À EXCELÊNCIA “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”

Destaques 54 16 +10 MILHÕES ~5.000 534.000 +866.000 +30.000 +15.000 MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MEG ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® - MEG 534.000 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS +866.000 HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO +30.000 VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE +15.000 MEMBROS APOIADORAS DE QP&C 2.103 PREMIADAS 15.321 CANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS Dados atualizados até fevereiro/2007

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO®

Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países

Modelo Brasileiro de Excelência da Gestão®

Fundamentos da Excelência “Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”

Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

Fundamentos X Critérios de Excelência

Estágios de integração das práticas de gestão

Semelhanças G.ARONSON CASA CENTRO MESBLA Bamerindus

Posicionamento Conceitual “A FNQ entende as organizações como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos” “A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema”

Sustentabilidade SUSTENTA- BILIDADE Triple Bottom Line Maximização do retorno do capital Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo) DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas SUSTENTA- BILIDADE GESTÃO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL Triple Bottom Line

O MEG® possibilita atuação socio-ambiental com resultados financeiros ????

O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.

EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Serviços 31,6 Indústria 54,0 29,8 34,9 22,4 30,8 Comércio 85,5 51,9 40,5 Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

% sobre o faturamento líquido MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

% sobre o faturamento líquido MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

Pensamento Sistêmico Declaração o professor Oswaldo Scaico sobre o conceito: “Faço parte de tudo e tudo faz parte de mim”. “Os integrantes de um sistema precisam se transformar, no sentido de se aprimorar. Não basta ter um conjunto de componentes, é preciso ter propósitos comuns e compromisso”, SEBE 2008

É reconhecer o valor de cada oportunidade e/ou diferença www.mxstudio.com.br/

Portal FNQ - www.fnq.org.br

CURSO VIRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)

SÉRIE CADERNOS DE EXCELÊNCIA E SOFTWARE DE AUTO-AVALIAÇÃO Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto-avaliação Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Software de Diagnóstico Convênio

Obrigado ! Contato: Tel.: (11) 5509-7702 “O que verdadeiramente desejamos de nossas empresas? Se não estou bem emocionalmente e fisicamente com o que faço em meu trabalho, não existe gestão de excelência”. Humberto Maturana, médico e biólogo chileno – SEBE 2008 Obrigado ! Contato: Tel.: (11) 5509-7702 Duvivier Guethi Junior Gerente de Educação duvivier.guethi@fnq.org.br