Teorias / Funcionalismo

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Transcrição da apresentação:

Teorias / Funcionalismo Principais fontes: Harold Lasswell Merton e Lazarsfeld

Institucionalização Modelo americano: empresas comerciais 1947 – Cásper Líbero 1969 – CFE - Cursos de Comunicação Social Habilitações profissionais e pesquisa instrumental Congressos anuais de estudantes e profissionais: www.intercom.org.br Pós-graduação: www.compos.org.br

Oito modelos: Funcionalismo Teoria Funcionalista Norte-americana 1. Comunicação como manipulação 2. Comunicação como persuasão 3. Comunicação como função Funcionalismo: descrição dos processos Perspectiva behaviorista (estímulo/resposta)

Oito modelos 4. Teoria da Informação – eficácia dos sinais 5. Teorias da Linguagem – significação 6. Teoria Crítica da Comunicação Escola de Frankfurt Crítica da Comunicação como Mercadoria Cultura de Massa? / Indústria Cultural

Oito modelos 7. Teorias da Cultura Cultural Studies – Estudos Culturais Britânicos Stuart Hall Teoria das Mediações Estudos da Recepção na A.L. Martin-Barbero e Orozco Sujeito: o lado oculto do receptor

Oito modelos 8. Teorias dialógicas Eu e Tu – Martin Buber Processos dialógicos – Paulo Freire Teoria do agir comunicativo – Habermas Rádios comunitárias e potencialidades das tecnologias interativas LIMA, Venício A. de. Mídia. Teoria e Política. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.

Leituras complementares Melvin DeFleur e Sandra Ball-Rokeach Armand Mattelart e Michèle Mattelart História das Teorias da Comunicação Bernard Miège O Pensamento Comunicacional Mauro Wolf Teorias da Comunicação

Teoria Funcionalista A estrutura e a função da comunicação na sociedade. Texto de 1948. Autor: Harold Lasswell (1902-1978) Descrição do ato (processo) de comunicação Análise da estrutura e análise das funções Análise estrutural e Análise funcional

Funcionalismo. Modelo de Lasswell Quem? Emissor Análise de Controle Diz o quê? Mensagem Análise de Conteúdo Em que canal? Meio Análise dos meios Para quem? Receptor Análise de audiência Com que efeito? Efeito Análise de efeitos

Funções Vigilância sobre o meio ambiente Correlação das partes da sociedade em resposta ao meio Transmissão da herança social de uma geração para a outra

Funções Vigilância: Generalização do conhecimento comum ou supervisão do contexto social. Os meios de comunicação permitem às pessoas disporem dos conhecimentos necessários para se conduzir socialmente e fazer frente aos problemas comuns. RÜDIGER, Francisco. Introdução à Teoria da Comunicação. São Paulo: Edicom, 1998.

Funções Correlação das partes da sociedade em resposta ao meio A comunicação permite às pessoas calibrarem os contatos, coordenarem seus comportamentos e reagirem coletivamente às situações sociais.

Funções Transmissão da herança social. Transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. A comunicação mantém a coesão social, consignando e reforçando o cumprimento dos papéis sociais, responsabilizando-se pelo processo de socialização (Rüdiger, 1998).

Funções: analogias biológicas Vigilância sobre o meio ambiente Sentinelas reagem a estímulos. Sinapses Condutibilidade total ou nula Correlações das partes e resposta ao meio Células especializadas mantém a harmonia entre interior e exterior Transmissão da herança social Padrões de comportamento dos animais

Processo de atenção Primeiro grupo de especialistas Meio político entre Estados, diplomatas e correspondentes estrangeiros Segundo grupo de especialistas Relações do Estado ao meio ambiente, editores, jornalistas, oradores .... Terceiro grupo de especialistas Os educadores na família e na escola

Analogias: sistema nervoso Canais aferentes Conduzem impulsos que entram no sistema nervoso. Canais eferentes (de dentro para fora) Estabilidade (especializações vegetativas) Grau de comunicabilidade Fechamento do circuito (resposta da audiência)

Funcionalismo Comunicação de Massa Texto: Comunicação de Massa, Gosto Popular e a Organização da Ação Social Texto de 1948 Robert K. Merton (1911-2003) Paul F. Lazarsfeld (1901-1976)

Comunicação de Massa 1. A preocupação social como os Mass Media 2. O papel social da máquina dos Mass Media 3. Algumas Funções Sociais dos Mass Media 3.1.Função de atribuição de status 3.2.Função de reforço das normas sociais Terceira função: Ver item 6

Comunicação de Massa 4. A disfunção narcotizante 5. A estrutura de propriedade e de operação 5.1. O conformismo social 5.2. O impacto sobre o gosto popular 6. Terceira função: Propaganda com objetivos sociais. Três condições.

Comunicação de Massa 6. Terceira função: Propaganda com objetivos sociais Três condições: 6.1. Monopolização 6.2. Canalização 6.3. Suplementação