Falar...claro Falar claro ! Dep. Carlos Coelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Falar claro… Dep. Carlos Coelho Dep. Gonçalo Capitão 10.Set.2004.
Advertisements

FALAR CLARO !.
FALAR, ... CLARO FALAR CLARO ! Dep. Carlos Coelho
O discurso na sala de aula de Matemática
Boa noite!.
Comunicação e Animação de Grupos
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Dep. Carlos Coelho Dr. Rodrigo Moita de Deus 26.Agosto.2009 Falar...claro Falar claro !
A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
O futuro da publicidade no jornal
Dicas para apresentação em banca
Formação interna Coimbra
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Atualidades Entrevista de emprego.
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Cortesia ao Telefone.
Fundamentação Bíblica – Atos 17, 22-34
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Assessoria de Imprensa Fábrica de Comunicação
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
A comunicação oral Falar e Escutar
Mulheres ousadas de hoje
UM OLHAR SÓ PARA VOCÊ. Ligue o som Clique p/prosseguir.
Como atender bem o público
APREDENDO A ORAR.
O PONTO NEGRO.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Comunicação Empresarial
apresenta augustus slides mamãe não tem namorado agosto 2007
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Ética e Moral na formação dos filhos
O que procuro? Onde procuro?
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
Curso: Oratória Marketing Pessoal.
A postura diante da Mídia O que se espera do entrevistado
Entendendo a linguagem corporal
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis...
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
Oração da Semana..... IGREJA CORPO DE CRISTO Pr. Pedro DEUS ! LIGUE O SOM.
Planear a mudança Tomar controle.
Tipos de Comunicação.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Carlos Coelho, Nuno Matias e Paulo Colaço 03.Setembro.2014 Falar...claro Falar claro !
Tendências da Linguagem Publicitária
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL NO AMBIENTE DE TRABALHO – 21 HORAS
Como Falar Bem em Público
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
Qual será o melhor método para se ensinar a virtude da gratidão aos filhos? Haverá uma fórmula especial que dê resultado garantido? Por vezes, o mais.
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO. MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO.
Dicas para apresentação de trabalhos
Técnicas de Apresentação
FALAR,... CLARO FALAR CLARO ! Dep. Carlos Coelho Dr. Rodrigo Moita de Deus 30.Agosto.2006.
ORATÓRIA.
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
Dicas para Aumentar seu Poder de Persuasão:. Caros(as) Alunos(as): Apresento a seguir as dez dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
TRABALHANDO COM AS OBJECOES DA ENTREVISTA Por Mari Dias.
Transcrição da apresentação:

Falar...claro Falar claro ! Dep. Carlos Coelho Dr. Rodrigo Moita de Deus 29.Agosto.2012

FALAR,...CLARO FALAR CLARO ! A. Comunicar Bem B. Contactos com a Comunicação Social C. Os novos meios D. 15 Conselhos para falar em público

A COMUNICAR BEM

FAZER POLÍTICA É COMUNICAR Em Democracia o povo é quem decide. Comunicar: O que está a acontecer ? O que se está a fazer ? Quais são os anseios e os problemas das pessoas ?

OS 3 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR

eleitor O peixinho dourado tem uma memória de 3 segundos.

comportamento eleitoral

O cérebro funciona por compartimentos É possível identificar a actividade de cada um destes compartimentos

a memória visual é maior que a auditiva

zoning-out o cérebro desliga assim que uma tarefa se torna familiar

Um estímulo visual chega primeiro à parte da emoção Um estímulo visual chega primeiro à parte da emoção. Só depois, meio segundo depois, chega ao processamento racional.

se as pessoas só memorizam 3 segundos, cuidado com os 3 segundos

soundbite Em 1960, o tempo médio de citação em TV era 60 segundos. Hoje é de 7 segundos

Como se faz um soundbite

“geração rasca” “Nunca erro e raramente tenho dúvidas” “Porcaria na ventoinha” “Que se lixem as eleições” “geração rasca” “o país está de tanga” “beijar uma mulher que fuma é como lamber um cinzeiro”

KISS

governance Emprego think tank desenvolvimento Accountability ambiente palavras cool Emprego governance desenvolvimento think tank Accountability simplex ambiente Tecnologia Crescimento

empreiteiro negócio troika política austeridade assessor dinheiro palavras no no negócio austeridade empreiteiro política troika assessor dinheiro

B CONTACTOS COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL

Conhecer o Adversário... Jornalista Talvez por isso a maioria das pessoas fique apreensiva quando tem que falar com jornalistas. Quando vai dar um entrevista Qualquer um de nós nesta tem ou já ouviu alguém de queixar-se de um jornalista Sente que já foi mal tratado. Que uma frase foi mal interpretada. Que o título não era aquele. Provavelmente a culpa foi nossa. Não fizemos o nosso trabalho de casa. Conhecer o Adversário... Jornalista Tem um trabalho a realizar, como qualquer um de nós Tem que contar uma história, interessante e actual Não tem que compreender, plenamente, aquilo fazemos Necessita de conflito/controvérsia para alimentar a história Precisa de um título ! 23

conferência de imprensa Cuidados a ter numa conferência de imprensa É necessário ? Os jornalistas vêm ? Fizemos ontem ? Escolher dia e hora (jornais regionais) Convocatória 5 dias Confirmação na véspera Tamanho da sala Luz (fotos e contra-luz) Décor (estrutura móvel)

Outros cuidados Entrevistas: há algo a dizer? ter fotos Rádio: voz firme - usar notas mas não ler - usar pausas Som: Qualidade – ruído - feed-back - teste

Entrevista :: Televisão Usar roupa escura, evitar padrões Fornece forma, transmite confiança e credibilidade Inclinar o corpo ligeiramente de frente para a câmara Dá-lhe mais presença Nunca olhar directamente para a câmara Tende a parecer confuso (a menos que tenha muita experiência) Olhar para o entrevistador Evite a síndrome de olhos errantes Controlar o cenário Um cenário dinâmico retira a concentração do público. Relaxar e sorrir Um sorriso no momento certo cria empatia com a audiência Falar mais pausadamente 26

Não é responder a perguntas Como falar com jornalistas Mensagens-chave O trabalho de um entrevistado é comunicar mensagens chave. Não é responder a perguntas Falar para o público Ser directo, claro e breve sem exasperação, com classe Não às respostas evasivas (... fragilidades ...) É muito importante que as pessoas percebam isto. Só respondemos à quilo que queremos…. 27

C OS NOVOS MEIOS

Quantas pessoas estão na sala? Quantos se consideram cidadãos informados? Quantos têm facebook, blog ou twitter? Quantos viram ontem o telejornal? Quantos viram ontem o facebook? Quantos estão ligados?

D 15 CONSELHOS PARA FALAR EM PÚBLICO

1 NÃO TER MEDO DO MEDO Vaidade = auto-confiança em excesso O que fazer com as mãos ? 1

2 NÃO ATRAIR OS ABUTRES, SER FIRME ! Aparentar mais firmeza do que se sente Olhar de frente para as pessoas ou por cima das cabeças 2

3 NÃO COMEÇAR A FALAR SEM DEFINIR O OBJECTO E O INTUITO Definir Ideias-Chave. Ordenar ideias e argumentos NÃO COMEÇAR A FALAR SEM DEFINIR O OBJECTO E O INTUITO INTERVENÇÃO: Ser racional — transportar emoção PEDIDOS ESCLARECIMENTO Querer esclarecer — enervar o adversário RESPONDER A ESCLARECIMENTOS... 3 37

é NÃO IGNORAR A AUDIÊNCIA Discursar é comunicar = Falar com ... 4 38

5 NÃO ESQUECER: OS OUTROS VÊEM Não se OUVE um discurso: VÊ-SE ! AGut Não se OUVE um discurso: VÊ-SE ! Há que representar o discurso Transmitir argumentos e ... Emoção Fala-se com o corpo. Não apalhaçar Cuidado com os tiques MRS 5 39

NÃO ESQUECER: OS OUTROS VÊEM Um gesto vale mil palavras

TENHA ATENÇÃO À SUA IMAGEM As pessoas só votam em quem confiam ! 6

tenha cuidado com a imagem 1986

tenha cuidado com a imagem 2004

NÃO FALAR SEM SENTIR O QUE SE DIZ Não ao discurso monocórdico 7 44

8 GANHAR A SIMPATIA DO PÚBLICO Primeiro discurso Seja modesto sem ser humilde ou simplório 8 45

9 NÃO SER CHATO Breve e conciso (<20’) Não falar demais (cuidado sem papel) Mas não falar depressa demais Recusar o discurso redondo 9 Redondo Concreto 46

10 NUNCA DECORAR UM DISCURSO ESCRITO As linguagens são diferentes, Bloqueio psicológico… O risco de pedir a outrém para escrever 10 47

11 NUNCA DESCURAR AS DEFESAS Reduzir as assimetrias de Desenvolvimento entre o litoral e o interior, o Norte e o Sul, a cidade e o campo Informação ! Participação cidadãos Qualidade de Vida, Ambiente, Bem-estar, Transparência da Adm. Não há progresso justo em Portugal sem que ele se faça sentir em todas as regiões do País Não há solidariedade sem reduzir as diferenças gritantes entre os cidadãos ! Incluir grandes princípios que todos têm de subscrever… 11 48

12 RESPONDER QUE NÃO SE SABE Nunca tinha visto este problema Invocou argumentos novos que merecem reflexão. Se reagisse de imediato não lhe faria justiça. Prefiro valorizar os seus argumentos, pesá-los com outras opiniões e voltar ao assunto na próxima oportunidade. Nunca tinha visto este problema sob esse ângulo. Parece-me interessante, talvez perigoso (ou inaplicável) mas gostaria de pensar um pouco melhor antes de me pronunciar. RESPONDER QUE NÃO SE SABE 12 49

Ponte: "O que é importante lembrar ...” “Bloquear” o impacto negativo  responder brevemente de uma forma não específica Bloquear: “Fico feliz por ter feito essa pergunta…” "Ponte" com uma transição suave mudar de assunto para nossa mensagem Ponte: "O que é importante lembrar ...” É interessante, no entanto, ... " Não querendo fugir à pergunta, convém lembrar ..." Não é minha área de especialização o que posso dizer é …” 50

13 ATACAR COM FIRMEZA, PROTEGENDO A RETAGUARDA Não afirmar o que não se sabe ou de que se não tem provas Parece-nos que... 13 51

PROTEGENDO A RETAGUARDA ATACAR COM FIRMEZA, PROTEGENDO A RETAGUARDA Boatos com esta gravidade têm de ser desmentidos sob pena de minarem a credibilidade de autarcas que, até prova em contrário, devem merecer a nossa consideração. Estamos preocupados com as informações que circulam que, a confirmarem-se, são prova da mais grave irresponsabilidade e de aproveitamento ilícito de recursos públicos ! A confirmarem-se os rumores que correm, temos de apurar responsabilidades e retirar consequências… jurídicas e políticas ! políticas e criminais… 52

14 NUNCA ATACAR COM MALDADE, DOSEAR A AGRESSIVIDADE Evitar ataques pessoais. Insinuar com fundamento e com clareza. Representar a indignação: deixá-los envergonhados 14 PCP PS CDS 53

DOSEAR A AGRESSIVIDADE NUNCA ATACAR COM MALDADE, DOSEAR A AGRESSIVIDADE Ser simpático quando se ataca: Ser filho-da-mãe educadinho GC Rod 54

15 NUNCA ADMITIR SER INFERIORIZADO PELA IDADE/SEXO/COR Recorrer à defesa da honra GC 15

ADMITIR SER INFERIORIZADO PELA IDADE/SEXO/COR Vejo-o nervoso, agressivo e precipitado. Não sei o que o perturba mais: se o facto de ser jovem, de ser mulher ou de ser preta. Qualquer dos receios só por si já o deveria embaraçar. Concentre-se no que aqui afirmei e na razão que me assiste. Tudo o mais é preconceito que o deveria envergonhar. 15. NUNCA ADMITIR SER INFERIORIZADO PELA IDADE/SEXO/COR O sangue-frio valoriza a reacção e impede o disparate 56