Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
UNIJUÍ CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO.
O que é meio de comunicação de massa?
Teoria crítica.
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
CURRÍCULO OFICIAL – FILOSOFIA – E.M – 2º ANO – 2º BIMESTRE

MODELOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DO Jornalismo e a Comunicação
Escola de Frankfurt Teoria Crítica.
Ideologia e Indústria Cultural
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
FILOSOFAR Capítulo 20 – A estética.
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
Ocorreu uma hiperinflação na Alemanha decorrente da 1ª Guerra Mundial – devido à suspensão da conversão de papel-moeda em ouro com o intuito de impedir.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Conhecimento e Interesse – Habermas
ESTÉTICA Arte e realidade
A Indústria Cultural no Brasil
Crônica Um gênero do cotidiano.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O material que você tem abaixo para leitura é um texto complementar
Escola de Frankfurt.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
SOCIOLOGIA Cultura e sociedade.
Escola de Frankfurt – principais teóricos
6 Unidade Cultura e ideologia
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Indústria Cultural Sociedade de massa Indústria da diversão em massa
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
A construção histórica da Psicologia Social
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Cultura e Sociedade no mundo globalizado
Adriana Barreto Ana Lordelo Felipe Bomfim Gerusa Cruz Milena Santana
O que é a Indústria Cultural?
CULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: O PAPEL DA INDUSTRIA CULTURAL Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba/ 2007.
ESCOLA DE FRANKFURT.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Teorias e Técnicas de Comunicação
A M ÍDIA E MPRESARIAL L UTHER K ING DE A NDRADE S ANTANA -REVER N1, Um Pouco da História entre mídia e evangélicos 2. Descrevendo a relação mídia.
Aula 12: Cultura e Culturas
Opinião Pública Sociologia Jurídica.
INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA.
Estética.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
TEORIA CRÍTICA Msc. Flávio Alexandre Cavalcante. INTRODUÇÃO e CENÁRIO  Você nunca se questionou se estava tudo muito estranho no mundo?  Será que o.
EscolaDeFrankfurt Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Theodor Adorno Jurgen HabermasWalter Benjamin Resumindo: A escola de Frankfurt era composta por filósofos e cientistas sociais que tinham em comum o.
ENEM 2012 PROF. RAILTON SOUZA. DICAS PARA O ENEM 2012 As últimas provas do ENEM, especialmente de 2009 para 2011, têm demonstrando um grande peso sociológico.
Cultura de Massa e Indústria Cultural Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha FFCLH-Centro Universitário Assunção
Teorias da Comunicação Prof. Franthiesco Ballerini.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Valdemi Mariano.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Indústria Cultural e Ideologia
Arte Popular e Arte Erudita
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
Sua produção ficou conhecida como teoria crítica.
ESCOLA DE FRANKFURT A Teoria crítica contra a opressão. Profº Rômulo Barros.
Transcrição da apresentação:

Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é Ideologia? O que é Cultura de Massa? O que é Indústria Cultural? O que são meios de comunicação de massa? Quais as características da Escola de Frankfurt?

O QUE É CULTURA DE MASSA? A indústria de lazer e de divertimento investe em determinados produtos culturais que agradam às massas de forma imediata. Ela não está preocupada com a educação estética, ou seja, com a criação de condições para que a maioria das pessoas possa receber manifestações artísticas de maior qualidade. Homogeniza as manifestações artísticas ao oferecer à exaustão um determinado fenômeno de venda e veicular sempre o mesmo, o que desistimula o espírito inovador e empobrece o cenário cultural.

O QUE É CULTURA POPULAR? Opõe-se à cultura de massa. Seria a cultura própria de um povo, refletindo as suas particularidades regionais e recuperando a tradição e os valores autênticos de um dado grupo.

O QUE É INDÚSTRIA CULTURAL? A Indústria Cultural cria a cultura de massa, ou seja, a cultura destinada às massas. T. Adorno e M. Horkheimer criaram o termo: “A indústria da diversão vulgar, veiculada pela televisão, rádio, revistas, jornais, músicas, propagandas, etc. Através da Indústria Cultural e da diversão se obteria a homogeneização dos comportamentos, a massificação das pessoas.

O QUE SÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA? São aqueles que servem para divulgar a cultura de massa apoiada pela indústria cultural, submetidos aos interesses de mercado e, dessa forma, não passam de negócios como qualquer outro produto. Constituem meios para a venda de mercadorias: “Os personagens principais de seus filmes são objetos, são os produtos de tecnologia pronta. Já foram os automóveis, os jeans, hoje são os computadores e seus painéis mágicos. O enredo é apenas um pretexto para vender produtos.” Arnaldo Jabor.

O QUE FOI A ESCOLA DE FRANKFURT? Formada pelos pensadores alemães do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, fundado na década de 20. A produção intelectiva ficou conhecida como Teoria Crítica. Expoentes: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Erich Fromm e Jurgen Habermas. Estudaram vários aspectos da vida social compondo uma teoria crítica da sociedade como um todo., abordando temas da economia, psicologia, história e da antropologia.