SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Escola e Democracia II Para além da Teoria da Curvatura da Vara
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Educação e Aprendizagem
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Alguns princípios para a organização do trabalho escolar numa perspectiva Histórico Crítica. Revisitar autores como: Snyders, Suchodolski, Gramsci, Makarenko,
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Os níveis básicos da leitura
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Planejamento PNAIC 2014.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Educação.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Didática: organização do trabalho pedagógico
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Orientação Técnico-Pedagógica
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Currículo como organização social
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Filosofia da Educação Brasileira
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
MEDIAÇÃO.
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 Educação, justiça social e trabalho Grupo 02 Técnica e tecnologia Observação: Essa revisão consiste em.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Reflexões sobre Produção Textual
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012.
Psicologia da Educação
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
ALFABETIZAÇÃO.
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Transcrição da apresentação:

SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA CORNÉLIO PROCÓPIO- Pr FONE (43) 3523-6872 ANDRÉIA FAUSTINO ALINE LANDGRAF ANA PAULA ANANIAS

Sobre a natureza e especificidade da educação DERMEVAL SAVIANI

EDUCAÇÃO É UM FENÔMENO PRÓPRIO DOS SERES HUMANOS. A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO PASSA PELA COMPREENSÃO DA NATUREZA HUMANA. O HOMEM NECESSITA EXTRAIR DA NATUREZA OS MEIOS DE SUA SUBSISTÊNCIA. TRANSFORMANDO A NATUREZA CRIANDO UM MUNDO HUMANO (DA CULTURA).

TRABALHO MATERIAL PARA PRODUZIR MATERIALMENTE, O HOMEM NECESSITA ANTECIPAR EM IDÉIAS O OBJETIVO DA AÇÃO, ELE REPRESENTA MENTALMENTE OS OBJETIVOS REAIS. REPRESENTAÇÃO QUE INCLUI O ASPECTO DE CONHECIMENTO DA PROPRIEDADE DO MUNDO REAL, (CIÊNCIA) DE VALORIZAÇÃO (ÉTICA) E DE SIMBOLIZAÇÃO (ARTE).

TRABALHO NÃO MATERIAL PRODUÇÃO DO SABER, SEJA DO SABER SOBRE A NATUREZA, OU SOBRE A CULTURA, CONJUNTO DA PRODUÇÃO HUMANA. PRODUÇÃO DE IDÉIAS, CONCEITOS, VALORES, SIMBÓLOS, HÁBITOS.

EDUCAÇÃO X NÃO MATERIAL ATIVIDADE EM QUE O PRODUTO NÃO SE SEPARA DO ATO DE PRODUÇÃO. ATIVIDADE DE ENSINO QUE SUPÕE AO MESMO TEMPO A PRESENÇA DO PROFESSOR E PRESENÇA DO ALUNO. AULA É PRODUZIDA PELO PROFESSOR É CONSUMIDA PELOS ALUNOS.

COMPREENSÃO DE SUA ESPECIFICIDADE O QUE NÃO É GARANTIDO PELA NATUREZA, TEM QUE SER PRODUZIDO HISTÓRICAMENTE PELOS HOMENS, INCLUÍNDO OS PRÓPRIOS HOMENS. OBJETIVO DA EDUCAÇÃO DIZ RESPEITO A IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS CULTURAIS (ASSIMILADOS PELOS Indivíduos, PARA QUE SE TORNEM HUMANOS). DESCOBERTA DE FORMAS PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS. A ESCOLA TEM O PAPEL DA SOCIALIZAÇÃO DO SABER SISTEMÁTICO.

A ESCOLA É UMA INSTITUIÇÃO CUJO PAPEL CONSISTE NA SOCIALIZAÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO. CONHECIMENTO ELABORADO, E NÃO CONHECIMENTO ESPONTÂNIO. SABER SISTEMATIZADO E NÃO FRAGMENTADO. CULTURA ERUDITA E NÃO CULTURA POPULAR

Currículo e as atividades extracurriculares. Currículo é o conjunto de atividades nucleares desenvolvidas pela escola. Extracurriculares são as atividades extras que ocorrem na escola, que não são essenciais. Presos a estas atividades extracurriculares o fim do ano letivo chega, perdendo de vista a atividade nuclear da escola, isto é, a transmissão dos instrumentos de acesso ao saber elaborado. Atividades extracurriculares só têm sentido se puderem enriquecer a atividade curricular da escola jamais pode prejudica - lá ou substitui – lá.

currículo da escola elementar conteúdo fundamental:ler, escrever, contar, rudimentos das ciências sociais (historia e geografia). Isso é o obvio e como sempre o obvio acaba sendo esquecido ou ocultado. Onde esse esquecimento acaba por neutralizar os efeitos da escola no processo de democratização.  Clássico: O que resistiu ao tempo. Nesse sentido que se fala na cultura greco-romana como clássica. Clássico na escola é a transmissão do saber sistematizado.

Currículo é a escola funcionando quer dizer, uma escola desempenando a função que lhe é própria. A escola pra ser boa não é somente o conhecimento sistematizado é necessário viabilizar condições de sua transmissão e assimilação.  A escola existiu para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado.

AUTOMATISMO Condição da liberdade, que não é possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos. Isto ocorre com o aprendizado nos mais diferentes níveis. A aprendizagem acontece quando for capaz de exerce-la livremente. Linguagem escrita é necessário dominar os mecanismos próprios, e fixar certos automatismo, incorporá-los, isto é, torna-los, parti do nosso corpo, intera-los em nosso próprio ser.

A medida em que vai se  libertando do aspecto mecânico, o alfabetizando pode progressivamente ir concentrando cada vez mais sua atenção no conteúdo. hábitos significa criar uma situação irreversível. Para isso, porém é preciso ter insistência e persistência. Mister repetir muitas vezes determinados atos até que ele se fixem. Ação escolar pela mediação da escola acontece da passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular a cultura erudita.