HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: LIVALDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento platônico
Advertisements

Os ideais éticos.
Conceito Trabalhado: Idealismo
O fim da Idade Média e o Renascimento
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS - IESUB
A Psicologia Sócio-Histórica
Ciência Política e Teoria do Estado.
(Socialismo Científico)
Orientação Educacional
Georg Wilhelm Friedrich Hegel
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Filosofia Contemporânea
A Sociologia clássica de Karl Marx
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
A crise da razão.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Metodologia do trabalho científico
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Ética contemporânea.
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Em busca de uma compreensão
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
Então vamos para a prova final!
A Política: Nicolau Maquiavel
As possibilidades e os limites da razão
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
CSO 089 – Sociologia das Artes
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Filosofia Contemporânea
Carreira, identidade e outros eus
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
KANT.
História da sociologia
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
 Contexto:  Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo; Hegel  Críticas ao racionalismo exacerbado.
Prof. Ricardo Lima - Filosofia
O que é Sociologia?.
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Estética.
Prof. Suderlan Tozo Binda
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Prof. SuderlanTozo Binda
Professora luciana miranda
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
 Contexto:  Desenvolvimento tecnológico Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo; Hegel  Críticas ao racionalismo exacerbado.
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
TECNOLOGIAS & MÍDIAS PROFESSOR CASÉ AULA 1.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: LIVALDO

O IDEALISMO HEGEL ( 1770-1831)= IMPORTANTE PENSADOR IDEALISTA DO SÉCULO XIX; HEGEL: DESENVOLVE A FILOSOFIA DO MOVIMENTO , DO VIR A SER;

HEGEL RAZÃO É HISTÓRICA ESTABELECE A LÓGICA ; A DIALÉTICA

ABORDAGEM DIALÉTICA DE HEGEL: O PRESENTE É UM RESULTADO DE LONGO E DRAMÁTICO PROCESSO; MOMENTOS DA DIALÉTICA: TESE, ANTÍTESE E SÍNTESE;

DESENVOLVIMENTO DA DIALÉTICA IDEALISTA EM SUA RACIONALIDADE; “É O PRÓPRIO TECIDO DO REAL E DO PENSAMENTO” ( HEGEL ) MANIFESTAÇÃO DE IDÉIAS

RAZÃO NATUREZA INORGÂNICA; NATUREZA VIVA; VIDA HUMANA INDIVIDUAL; SOCIAL; CULTURA;

HEGEL SÍNTESE OBJETIVA; IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO SUPERAÇÃO DA SUBJETIVIDADE EGOÍSTA; MELHOR VIVÊNCIA DO HOMEM EM SOCIEDADE. IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO SUPERA A CONTRADIÇÃO ENTRE O PÚBLICO E PRIVADO

O IDEALISMO E A EDUCAÇÃO HEGEL: ESPIRITUALIZAÇÃO DO HOMEM; “SÓ NO ESTADO TEM O HOMEM EXISTÊNCIA RACIONAL. TODA EDUCAÇÃO SE DIRIGE PARA QUE O INDIVÍDUO [...] SE FAÇA OBJETIVO, NO ESTADO”. ( HEGEL )

FILÓSOFO CONTEMPORÂNEO FICHTE ( 1762-1814 ) VALORIZA A EDUCAÇÃO O HOMEM SÓ É CONSIDERADO HOMEM, QUANDO TEM SUA PRÓPRIA CAPACIDADE DE IDÉIAS; “ A EDUCAÇÃO NÃO SE RESTRINGE A FORMAR “ ALGUMA COISA NO HOMEM”, MAS O “ O HOMEM ELE MESMO”.

DISCURSOS À NAÇÃO ALEMÃ QUESTÕES POLÍTICAS; EDUCAÇÃO COMO FATOR RESPONSÁVEL PELO RENASCIMENTO DA GRANDEZA ALEMÃ; ESCOLA NACIONAL E UNIFICADA: DEVER DO ESTADO.

PRODUZIDO PELAS ALUNAS: ANDREZA APARECIDA GONÇALVES; LUCIANE FAVORITO

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: