HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: LIVALDO
O IDEALISMO HEGEL ( 1770-1831)= IMPORTANTE PENSADOR IDEALISTA DO SÉCULO XIX; HEGEL: DESENVOLVE A FILOSOFIA DO MOVIMENTO , DO VIR A SER;
HEGEL RAZÃO É HISTÓRICA ESTABELECE A LÓGICA ; A DIALÉTICA
ABORDAGEM DIALÉTICA DE HEGEL: O PRESENTE É UM RESULTADO DE LONGO E DRAMÁTICO PROCESSO; MOMENTOS DA DIALÉTICA: TESE, ANTÍTESE E SÍNTESE;
DESENVOLVIMENTO DA DIALÉTICA IDEALISTA EM SUA RACIONALIDADE; “É O PRÓPRIO TECIDO DO REAL E DO PENSAMENTO” ( HEGEL ) MANIFESTAÇÃO DE IDÉIAS
RAZÃO NATUREZA INORGÂNICA; NATUREZA VIVA; VIDA HUMANA INDIVIDUAL; SOCIAL; CULTURA;
HEGEL SÍNTESE OBJETIVA; IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO SUPERAÇÃO DA SUBJETIVIDADE EGOÍSTA; MELHOR VIVÊNCIA DO HOMEM EM SOCIEDADE. IMPORTÂNCIA PARA O ESTADO SUPERA A CONTRADIÇÃO ENTRE O PÚBLICO E PRIVADO
O IDEALISMO E A EDUCAÇÃO HEGEL: ESPIRITUALIZAÇÃO DO HOMEM; “SÓ NO ESTADO TEM O HOMEM EXISTÊNCIA RACIONAL. TODA EDUCAÇÃO SE DIRIGE PARA QUE O INDIVÍDUO [...] SE FAÇA OBJETIVO, NO ESTADO”. ( HEGEL )
FILÓSOFO CONTEMPORÂNEO FICHTE ( 1762-1814 ) VALORIZA A EDUCAÇÃO O HOMEM SÓ É CONSIDERADO HOMEM, QUANDO TEM SUA PRÓPRIA CAPACIDADE DE IDÉIAS; “ A EDUCAÇÃO NÃO SE RESTRINGE A FORMAR “ ALGUMA COISA NO HOMEM”, MAS O “ O HOMEM ELE MESMO”.
DISCURSOS À NAÇÃO ALEMÃ QUESTÕES POLÍTICAS; EDUCAÇÃO COMO FATOR RESPONSÁVEL PELO RENASCIMENTO DA GRANDEZA ALEMÃ; ESCOLA NACIONAL E UNIFICADA: DEVER DO ESTADO.
PRODUZIDO PELAS ALUNAS: ANDREZA APARECIDA GONÇALVES; LUCIANE FAVORITO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: