PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Advertisements

Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
NOVA ANDRADINA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Material Didático Digital Modalidades de Ensino
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Ferramentas de Mediação no Moodle
Produção do conhecimento em EAD
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Plataforma de Ensino a Distância
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
ALEXANDRA ALINE VERA.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
O Uso Pedagógico do Blog
O Papel do Monitor.
Formas de Interação.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Atividades.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Comunidade de aprendizagem
Projeto VITRUSP CTI-CEPA - USP Diagrama de informações para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando outras ferramentas de apoio ao.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Área Exclusiva e Black Board
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi

ESTRUTURA INTRODUÇÃO CONCEITOS FERRAMENTAS DE EAD CONSIDERAÇÕES FINAIS

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD INTRODUÇÃO PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD INFORMAÇÃO CONHECIMENTO TICs TECNOLOGIAS

CONCEITOS PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD Utilização do recursos tecnológicos com a finalidade de subsidiar a troca de informação e a produção colaborativa do conhecimento entre professores e alunos participantes de um curso à distância.

Na EAD o professor observa o PAPEL DO PROFESSOR Na EAD o professor observa o processo, compartilha, orienta, facilita, investiga, colabora, problematiza, propõe tarefas, programando um ambiente propício para a construção do conhecimento e a consequente aprendizagem.

Vantagens da EAD Compartilhamento de recursos Aumento da produtividade de aprendizagem Desenvolvimento das habilidades sociais Cria comunidades de conhecimento Cooperação e interação entre professor/aluno O aluno aprende a aprender

EAD COLABORATIVO Conflitos Coordenação Comunicação causa trata Cooperação PERCEPÇÃO intermedia estimula Dispõe as tarefas para demanda prejudicam Gera compromissos Gerados pela

As ferramentas de EAD são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso a distância baseado na Web.

FUNCIONABILIDADES DAS FERRAMENTAS DE EAD Comunicação Síncrona Assíncrona Gerenciamento

GRAUS DE INTERAÇÃO POSSÍVEIS Pequeno Médio Grande

Tipos de ferramentas de EaD Correio eletrônico Chat Fórum Lista de Discussão Mural Portfólio Anotações FAQ Perfil Acompanhamento Avaliação

esclarecer dúvidas, dar CORREIO ELETRÔNICO CATEGORIA DESCRIÇÃO Indicado para enviar e receber mensagens, arquivos anexados às mensagens, esclarecer dúvidas, dar sugestões, etc. Comunicação Assíncrona

CHAT Categoria Descrição Comunicação Síncrona Permite a comunicação de forma mais interativa e dinâmica. Em cursos de EAD essa ferramenta é utilizada como suporte para a realização de reuniões e discussões sobre assuntos trabalhados no curso. Categoria Descrição Comunicação Síncrona

FÓRUM Categoria Descrição Comunicação Assíncrona Mecanismo propício ao desenvolvimento de debates. O fórum é organizado de acordo com uma estrutura de árvore em que os assuntos são dispostos hierarquicamente, mantendo a relação entre o tópico lançado, respostas e contra-respostas. Categoria Descrição Comunicação Assíncrona

LISTA DE DISCUSSÃO Categoria Descrição Comunicação Assíncrona Auxilia o processo de discussão através do direcionamento automático das contribuições relativas a determinado assunto, previamente sugeridos, para a caixa de e-mail de todos os inscritos na lista.

Estudantes e professores interessantes para toda a MURAL Categoria Descrição Comunicação Assíncrona Estudantes e professores podem disponibilizar mensagens que sejam interessantes para toda a turma. Essas mensagens, geralmente, são: divulgação de links, convites para eventos, notícias rápidas, etc.

PORTFÓLIO Categoria Descrição Comunicação Assíncrona/ Gerenciamento Também chamado de sala de produção, é uma ferramenta que auxilia a disponibilização dos trabalhos dos estudantes e realização de comentários pelo professor e colegas da turma. Comunicação Assíncrona/ Gerenciamento

ANOTAÇÕES Categoria Descrição Gerenciamento/ Comunicação É uma ferramenta de gerenciamento de notas de aulas, observações, conclusão de assuntos, etc. Em alguns casos, esse recurso possui a opção de configuração para compartilhamento com todos estudantes e professores, apenas professores e ainda não compartilhado. Neste último tipo, apenas o autor da anotação poderá visualizá-la. Também é denominada de Diário de Bordo.

FAQ Categoria Descrição Gerenciamento/ Comunicação Também conhecido por Perguntas Freqüentes, essa ferramenta auxilia o tutor/professor a responder as perguntas mais freqüentes. Dessa forma, há uma economia de tempo e o estudante pode, ao invés de questionar o professor, consultar a ferramenta para verificar se já não existe uma resposta para sua dúvida disponibilizada no ambiente.

mini-curriculo) pessoais PERFIL Categoria Descrição Gerenciamento Auxilia a disponibilização de informações (tais como: e-mail, fotos, mini-curriculo) pessoais dos estudantes e professores do curso.

Acompanhamento Categoria Descrição Gerenciamento A ferramenta, geralmente apresenta informações que auxiliam o acompanhamento do estudante pelo professor, assim como, o auto acompanhamento por parte do estudante. Os relatórios gerados por essa ferramenta apresentam informações relativas ao histórico de acesso ao ambiente de aprendizagem pelos estudantes, notas, freqüência por seção do ambiente visitada pelos estudantes, histórico dos artigos lidos e mensagens postadas para o fórum e correio, participação em sessões de chat, mapas de interação entre professores e estudantes. Categoria Descrição Gerenciamento

AVALIAÇÃO Categoria Descrição Gerenciamento/ Comunicação Esta ferramenta envolve as avaliações que devem ser feitas pelos estudantes e recursos on-line para que o professor corrija as avaliações. Do mesmo modo, fornece informações a respeito das notas, registro das avaliações que foram feitas pelos estudantes, tempo gasto para resposta, etc.

Considerações finais As TICs devem buscar aprimorar sempre o suporte que estes fornecem ao professor e aos estudantes ao longo das atividades de ensino-aprendizagem. Os AVAs colaborativos não devem atentar apenas a assuntos técnicos, mas também a assuntos sócio-afetivos dos seus usuários.