ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Os primórdios da sociologia no Brasil
Para abrir as ciências sociais:
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Max Weber Os tipos ideais.
DCE SOCIOLOGIA 2008.
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Sociologia e seu campo – história da sociologia desde os clássicos
PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Profª Dra. Angélica Góis Morales
II- TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A sociologia de Dürkheim;
Weber e a globalização como racionalização do mundo
ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DO SISTEMA JURÍDICO
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Fundamentos das Ciências Sociais
Clássicos da Sociologia:
O materialismo histórico
Então vamos para a prova final!
A sociologia de Max Weber
Émile Durkheim (1858 – 1917) Max Weber (1864 – 1920)
Introdução a Questão Social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
 TRÊS VISÕES SOBRE A SOCIEDADE MODERNA: positivismo, racionalismo, materialismo- histórico Há necessidade de compreender as diferentes contribuições teóricas.
Sociologia geral Introdução.
O normal e o patológico Émile Durkheim.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Sociologia Por quê?.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Karl Marx e as modos de produção social
Professor: Karina Oliveira Bezerra
OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA
Conceitos e Modalidades
Sociologia Clássica e Educação
A sociologia como ciência
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Os Clássicos da Sociologia
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Émile Durkheim
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Max Weber e a educação.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Max Weber.
ATUALIDADE DOS CLASSICOS: MARX, DURKHEIM E WEBER
Transcrição da apresentação:

ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Quando a globalização se constitui como “emblema da Sociologia”, as teorias sociológicas que ainda predominam, em suas implicações metodológicas e epistemológicas, são o funcionalismo, a teoria weberiana e o marxismo:

O marxismo, o funcionalismo e a teoria weberiana são “ as três poderosas matrizes do pensamento científico que nunca deixaram de contemplar o indivíduo, a ação social,o cotidiano e outras manifestações das diversidades da vida social” Estas teorias “fertilizam a maior parte de tudo o que se produz e se discute sobre as configurações e movimentos da sociedade global” (Octavio Ianni)

Karl Marx (1818-1883), embora não tenha nenhuma preocupação em definir uma ciência específica para estudar a sociedade, procurou entender a sociedade capitalista a partir de seus princípios constitutivos e de seu desenvolvimento Emile Durkheim (1858-1917) procurou insistentemente definir o caráter científico da Sociologia, dedicando-se a delimitar e a investigar um grande número de temas. Já Max Weber (1864-1920) elaborou o seu pensamento num momento específico do desenvolvimento capitalista da Alemanha, buscando analisar o seu processo burocratizado e racionalista.

As tres vertentes marxista (ou histórico-cultural durkheimiana vão inspirar outros pensadores que, refletindo sobre a realidade em que viveram, mesclando-se ou não contribuições de diferentes linhas teóricas, demonstraram a possibilidade de responder aos desafios do homem contemporâneo. As tres vertentes durkheimiana (ou funcionalista weberiana (ou compreensiva)

três modos diferentes de se posicionar diante da mesma questão Para Marx, a preocupação é conjunto dos indivíduos inseridos nas classes sociais. três modos diferentes de se posicionar diante da mesma questão Para Durkheim, a sociedade é tudo e o individuo deve ser submetido ao que é geral. Para Weber, o individuo e sua ação são os elementos constitutivos das ações sociais.

Marx e Durkheim se concentraram no poder de forças externas ao indivíduo. Weber tomou com ponto de partida a habilidade dos indivíduos em agir criativamente sobre o mundo exterior. Enquanto Marx assinalou a predominância das questões econômicas, Weber considerou uma gama muito mais ampla de fatores como relevante.

Três das mais importantes e recentes perspectivas teóricas a abordagem do conflito, o funcionalismo e o interacionismo simbólico têm conexões diretas com Marx, Durkheim e Weber

Marx : serve de inspiração a muitos autores modernos dedicados a interpretar as configurações e os movimentos da sociedade global, baseados no principio da contradição. Durkheim : está presente no estruturalismo e na teoria sistêmica, pois autores modernos redescobrem o principio da causação funcional com o qual nasceram e desenvolveram os funcionalismo e os neo-funcionalismos. Weber : torna-se presente na medida em que multiplicam os estudos sobre a mundialização e a racionalização do mundo, a ocidentalização de outras sociedades, tribos, nações e nacionalidades.