Genética – Conceitos Básicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
– Bases citológicas do Mendelismo -Universalidade do modelo Mendeliano
Advertisements

A primeira Lei de Mendel
Genética 1º Lei de Mendel.
2º Lei de Mendel.
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Observe as imagens
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Lei de Mendel (Mendelismo)
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética – Conceitos Básicos
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
MONOIBRIDISMO.
Genética – Conceitos Básicos
O que você deve saber sobre
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
Alguns centros de pesquisa na Inglaterra estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cística, uma doença autossômica recessiva.
Conceitos Fundamentais - Terminologia
DNA, GENES E CROMOSSOMAS
Noções de probabilidade.
Genética – Conceitos Básicos
NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?
Genética 1º Lei de Mendel.
Genética Conceitos Básicos
Genética – Conceitos Básicos
GENÉTICA Conceitos Fundamentais
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
2ª Lei de Mendel Jacqueline Shimizu.
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Genética – Conceitos Básicos
Termos e nomenclaturas
INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
3º Bimestre Biotecnologia
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Padrões de herança Heredogramas
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Conceitos Básicos em Genética
Ensino Médio-2º Biologia Prof. Gustavo.
Genética: 1ª Lei de Mendel
Resolução de exercícios!
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
Citogenética Hereditariedade.
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Hereditariedade.
Transcrição da apresentação:

Genética – Conceitos Básicos Aurélio Barbosa

O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: Genética Clássica  Mendel (1856 – 1865) Genética Moderna  Watson e Crick (1953).

Gene Genética Clássica  unidade fundamental da hereditariedade. Genética Moderna  pedaço de DNA que codifica uma proteína.

Proteína

Genótipo Constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais. Representado por letras. Ex.: A, z, T, b ...

Fenótipo São as características manifestadas por um indivíduo. São características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais. É determinado pelo fenótipo, mas pode ser modificado pelo ambiente.

Fenótipo F = G + A (Fenótipo é igual ao genótipo do indivíduo mais a ação do ambiente). Ex.: cor de pele, textura do cabelo, tipo sangüíneo, etc.

Cromossomos Homólogos Aula - 2 Cromossomos Homólogos São cromossomos que apresentam genes para as mesmas características para as mesmas posições. Um homólogo veio do pai e outro da mãe.

Espermatozóide  n Óvulo  n Zigoto  2n

Tamanho do Pé Tamanho do Pé Cor de Cabelo Cor de Cabelo Tipo Sanguíneo Tipo Sanguíneo Temperamento Temperamento

P P c C Genes alelos IA IB a a

Genes Alelos Genes presentes nos mesmos locais nos cromossomos homólogos.

Homozigose Seres diplóides apresentam duas cópias de cada gene  cada um em um cromossomo homólogo. O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos de um gene iguais, sejam eles genes dominantes ou recessivos. Ex: AA, bb, ZZ, pp....

Heterozigose Indivíduos que apresentam dois alelos DIFERENTES de um gene são chamados heterozigotos. Ex.: Aa, Bb, Pp, IA IB, Zz......

Dominância Alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica são chamados dominantes. Ex: Indivíduos RR e Rr para o fator Rh são Rh+.

Recessividade Alelos que não se expressam na condição heterozigótica são denominados recessivos. Ex.: o alelo r, uma vez que um indivíduo rr é Rh-.

Produção de Gametas Que tipo de gametas um indivíduo Aa pode produzir? Ovogônia (2n)

Que tipo de gametas os indivíduos abaixo podem produzir? Aa Bb AABB aabb AAbb AaBb

Cruzamentos A partir dos cruzamentos os geneticistas podem prever a transmissão dos genes em uma família. É utilizado o “quadro de Punnett”.

Gametas produzidos pela mãe Gametas produzidos pelo pai Cruzamento

Cruzamento de AA com aa:

Como fazer um cruzamento? Leia com cuidado o enunciado e faça uma legenda respondendo a pergunta: qual é a característica em questão? Destaque qual característica é condicionada pelo gene dominante e qual é pelo gene recessivo. Descubra qual é o genótipo dos pais (caso não tenha sido dito no problema). Descubra quais tipos de gametas os pais podem produzir.

Como fazer um cruzamento? Coloque os gametas produzidos pelos pais no quadro de Punnett. Faça o cruzamento. Monte o genótipo. Monte o fenótipo (a legenda te ajuda nesse passo) Responda a questão.

Veja o exemplo: O cruzamento de dois indivíduos heterozigóticos para um gene com alelo dominante e outro recessivo produzirá descendência constituída por: 100 % de indivíduos com traço dominante 75% de indivíduos com traço dominante e 25% com traço recessivo. 50% com traço dominante e 50% com traço recessivo. 25% de indivíduos com traço dominante e 75% com traço recessivo.

Gametas produzidos pela mãe Gametas produzidos pelo pai Cruzamento

Você aprendeu? Caderno do aluno, vol. 2 – pág.: 21 e 22 1 – Uma característica dominante é: Aquela que aparece na maioria dos indivíduos. A que não provoca doenças. A que se manifesta nos indivíduos heterozigotos. A que se manifesta nos indivíduos homozigotos. Aquela que aparece na minoria dos indivíduos.

2 – Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C), também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato a com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. A análise desses resultados permite concluir que: A cor preta é dominante, A e C são homozigotos. A cor preta é dominante, A e B são homozigotos. A cor preta é dominante A e C são heterozigotos. A cor preta é recessiva, A e C são homozigotos. A cor preta é recessiva, B e C são heterozigotos.

Apresentam genótipo heterozigoto as linhagens: I e III II e III 3 – Dois alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: (A), dominante, determina a cor púrpura e (a), recessivo, determina a cor amarela. A tabela a seguir apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta: Apresentam genótipo heterozigoto as linhagens: I e III II e III II e IV I e IV III e IV cruzamento resultado I x aa 100% púrpura II x aa 50% púrpura; 50% amarelo III x aa 100% amarelo IV x Aa 75% púrpura; 25% amarelo

4. A fenilcetonúria é uma doença genética que resulta da incapacidade de processar a substância fenilalanina, contida nas proteínas que comemos. A fenilcetonúria manifesta-se no inicio da lactância e, caso não seja tratada, geralmente leva ao retardo mental. Essa doença pode ser detectada logo após o nascimento por meio do “teste do pezinho”, e afeta aproximadamente 1 em cada 12 mil recém-nascidos no Brasil. Um casal pretende ter um filho, mas consulta um geneticista, porque o homem tem uma irmã com fenilcetonúria e a mulher tem dois irmãos com essa mesma doença. Não existem outros casos conhecidos em suas famílias. A fenilcetonúria é causada pelo alelo dominante? Justifique, utilizando informações do enunciado desta questão.___________________________________________________________________________________ Por qual motivo o casal está preocupado com o risco de o filho ter fenilcetonúria, se eles não são afetados pela doença?_______________________________________________________________________________________________________