PROJETO: APRENDENDO COM O XADREZ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.
Angélica/MS.
UEMS – S EGUNDA L ICENCIATURA DE I NFORMÁTICA English and Technology.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Estadual Senador Filinto Muller
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
O uso dos softwares nas escolas
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
desafios e descobertas no ensino de matemática”
DIVULGANDO A PESQUISA.
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Escola é o lugar de gente
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Pederneiras- São Paulo
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Planejamento - Professor
O brincar e a matemática
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Escola é o lugar de gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. [...] Ela será cada vez melhor na medida em que cada um se comporta.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
Trabalhando em sala de aula
Reduzindo danos através do lúdico. Terapeuta:Maurício Pereira da Silva
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
JOGO DAS DEZENAS.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Procedimentos de Ensino
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Como elaborar um plano de aula
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA E.E.AUSTRÍLIO CAPILÉ CASTRO Prof.ª Selma.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
O uso das tecnologias na escola
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
vídeo
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Transcrição da apresentação:

PROJETO: APRENDENDO COM O XADREZ Professores: Selma Valéria Willian Escola Estadual Austrílio Capilé Castro

O PROJETO: Disciplinas: Matemática e Educação Física Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula, devido à falta de atenção, concentração, comportamento e raciocínio, propomos, junto a eles, um trabalho quase que individualizado com o xadrez. ________________________________________ Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano Disciplinas: Matemática e Educação Física Conteúdo: Temas Transversais

O OBJETIVO: Desenvolver diferentes habilidades, promovendo o aprender de forma contínua, dentro de um processo criativo, transformador, científico, respeitando valores éticos como: solidariedade, dignidade humana, cidadania e a tolerância recíproca.

HABILIDADES A SEREM ALCANÇADAS: a atenção e a concentração; a memória; a vontade de vencer, a paciência e o auto controle; a lógica matemática; o raciocínio; a criatividade; a inteligência;

ESTRATÉGIA/SITUAÇÃO DIDÁTICA/PROCEDIMENTOS: Assistir um vídeo: o Xadrez das cores Aula expositiva sobre a importância do xadrez no desenvolvimento intelectual do aluno; História do xadrez; Leitura de texto sobre instruções básicas do xadrez; Prática sobre movimentos e capturas das peças; Atividades matemáticas envolvendo o xadrez

RECURSOS DIDÁTICOS: Textos; Tabuleiro e peças de xadrez; Computadores; Internet; Data-show.

O RESULTADO: Podemos notar o alto grau de interesse, tanto por parte dos alunos como de todos os professores e funcionários da escola. A melhora nas relações é visível. Durante os intervalos o que se via eram alunos correndo e gritando pelo pátio da escola, agora a realidade é bem diferente, os alunos se interessam apenas em jogar xadrez ou apenas assistir aos colegas jogando. Agora é comum encontrarmos professores e alunos jogando nos intervalos das aulas. Nosso principal objetivo foi atingido, melhorou a convivência, a disciplina, o interesse e a concentração durante as aulas.

REGISTRO DOS RESULTADOS, SITES E SOFTWARE UTILIZADOS: http://austriliocapilecastro.wikispaces.com/PROJETO+INTERDISCIPLINAR http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2932 http://www.clubedexadrez.com.br/dowload/matematicaexadrez_acadenia07.pdf SOFTWARE: “Xadrez NX”