Já no Grego: quer dizer decreto, prescrição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
Advertisements

PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
Catequese orante ao redor da mesa
Leitura Orante da BÍBLIA Leitura Orante da BÍBLIA.
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
Espiritualidade do Encantamento
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
encontro pessoal e comunitário com Jesus
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A língua original da bíblia.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA DEVOÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXVI.
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Intencionalidade discursiva
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Theotókos – Mãe de Deus.
Maria a Bem-Aventurada
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXVIII EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
AMIGO D’ALMA.
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Santíssima Trindade.
A eucaristia Começar.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
OSHO estar atento” “O Milagre do.
Wagner Lopes Sanchez Curso de Verão 2014
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Espiritualidade do Catequista
Maria, Mulher Eucarística
Ministério da Fidelidade.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Rituais.
Sinais eficazes da presença de Cristo na Igreja
Filosofia O que é filosofia?.
Interpretando as Escrituras Sagradas
ADAMUS – SOBRE A VOZ ADAMUS – Sua Verdadeira Voz Uma das razões pela qual pedi em Shouds recentes que vocês buscassem sua voz, sua verdadeira voz, é porque.
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
O perigo de perder a si próprio
Tipos de Comunicação.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Fraternidade e Juventude
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO FLORES, OBRAS DIVINAS DA NATUREZA
1.º) Pedir as luzes do Espírito Santo
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
Sacramentos.
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL.
Celebrar com SÍMBOLOS O que é Símbolo? E como funciona?
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Professora: Janine Fernandes
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

Já no Grego: quer dizer decreto, prescrição. 1. RITUALIDADE A palavra rito vem do latim “RITUS” que quer dizer: ORDEM ESTABELECIDA. Já no Grego: quer dizer decreto, prescrição. Para alguns estudiosos quer significar modo de ser, disposição organizada e harmônica das partes do todo.

O rito para ser autêntico deve envolver o ser humano na sua inteireza: corpo, mente e sentimento, afeto.. Essas realidades estão indissociáveis (pela presença unificadora do pneuma. Quando nos referimos ao corporal, estamos falando desse ser humano inteiro, ou seja, o corpo consciente.

SC 11 - A expressão “que a mente se coloque de acordo com a voz” indica o seguinte caminho: Dos sentidos para a compreensão, /da exterioridade para a interioridade, dos sinais sensíveis para a realidade da fé invisível.

/Primeiro agir, depois compreender; ou seja, é realizando a ação ritual que vamos adquirindo a compreensão. A ação litúrgica tem uma influencia sobre nosso espírito e nossa mentalidade.

A partir do dado fundamental de que o rito nasce no corpo,é preciso então estabelecer uma prioridade do fazer sobre o dizer.

Costuma-se dizer que, na liturgia, a gente não diz o que vai fazer, mas faz o que iria dizer”; ou seja, quanto mais vivenciamos a liturgia concretamente, mas iremos entendê-la.

Levar a sério o rito, na sua verdade original: há gestos fundamentais que guardam uma memória essencial. Mudar o rito é mudar o sentido original.

1.1 O SER HUMANO É UM SER SIMBÓLICO Essa definição não pode ser mais acertada, pois um dos traços que o definem e o diferenciam do resto dos animais é a sua capacidade de simbolização que começa com a linguagem e culmina com a simbolização da relação da pessoa com o mundo e as coisas.

O símbolo é consubstancial ao ser humano, constitui uma parte fundamental da sua vida espiritual, e é anterior à linguagem e à razão discursiva. Ser pessoa, “é simbolizar a existência”.O ser humano pode representar o mundo de duas maneiras: direta e indiretamente.

A representação direta verifica-se quando a coisa se apresenta “em carne e osso” e está presente ao espírito em si mesma. A indireta sucede quando o objeto está ausente e é representado para ser humano em imagem. Uma dessas formas indiretas de representação é o símbolo.

1.2 . A PALAVRA “SÍMBOLO” A palavra “símbolo” vem do grego do verbo symbállo, que significa juntar, colocar junto, confrontar. No sentido mais original, trata-se dos dois pedaços de um objeto rasgado ou cortado em dois (um anel...), para servir de identificação, de reconhecimento. Símbolo é algo juntado, reunido, como sinal de pertença, de reconhecimento.

Na liturgia, interessa-nos o sentido antropológico atual de “símbolo” Na liturgia, interessa-nos o sentido antropológico atual de “símbolo”. Aí já não se trata de dois pedaços iguais de um mesmo objeto, mas de um sinal visível que evoca e traz presente uma realidade invisível.

“O símbolo é portanto uma representação que faz aparecer um sentido secreto; ele é a epifania (manifestação) de um mistério”. Sinais sensíveis nos permitem entrar em contato com uma realidade que não está ao alcance dos sentidos, mas que precisa da realidade sensível para se manifestar ao ser humano em busca do sentido da vida. Assim, podemos dizer: tocando o os sinais sensíveis, tocamos os mistérios.

1.3 A CELEBRAÇÃO COMO UM TODO, UMA AÇÃO SIMBÓLICA. É preciso que toda a celebração litúrgica seja vivida por nós (assembléia e ministérios específicos) como uma só grande ação ritual. Simbólico-sacramental, onde cada elemento celebrativo tem o seu significado específico e realiza o que significa (cf. SC 7):

Espaço e tudo o que tem dentro, a decoração, as vestes Espaço e tudo o que tem dentro, a decoração, as vestes.../ A assembléia reunida (as pessoas se cumprimentando, vendo, olhando, tocando, sentindo, abraçando, dando as mãos...); cada um dos ministérios com sua ação específica (acolher, ler, cantar, tocar o instrumento, batizar, ungir, dar a comunhão...)

A proclamação e a meditação das Sagradas Escrituras, ligando-as com a realidade atual... /A fala e os gestos, o canto e o toque dos instrumentos.../ O louvor e a súplica.../ A aspersão com água, a liturgia eucarística, a bênção.

1.4 OS GESTOS LITÚRGICOS NOS DE GESTOS COTIDIANOS Cada um dos gestos fundamentais dos sete sacramentos está no prolongamento de gestos cotidianos, muitos deles ligados à cozinha, à higiene e saúde...Estão no prolongamento também de gestos religiosos da piedade popular ou mesmo de outras religiões, fora de nosso universo cultural...

1.5 UM SÍMBOLO NÃO É UMA COISA PRONTA O essencial no símbolo é que se trata de dois elementos – o sinal sensível e a realidade significada – relacionados, entrelaçados, complementando-se mutuamente, como estão relacionados e entrelaçados no ser humano, e se complementam mutuamente, o corpo e a alma; como estão relacionados e entrelaçados no Verbo Encarnado e se complementam mutuamente a humanidade e a divindade.

Não podemos nos apoderar do transcendente: há uma distância a ser respeitada, a ser deixada em aberto, para que continue a possibilidade da busca, do desejo, do diálogo. (Mostrar os fotos do Círio)

Para aprofundar o assunto em pequenos grupos: O que mais chamou nossa atenção nesse texto? Por que podemos dizer que o símbolo não existe pronto? 3. Quais são os dois elementos que juntos fazem nascer o símbolo?