Curso de capacitação museológica Sistema Estadual de Museus UPPM – SEC Etapas de trabalho da curadoria Valéria Piccoli Pinacoteca do Estado de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os museus Trabalho realizado por: Dulce Bento Ruben Claudino Sec D.
Advertisements

Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
ESTÁGIO NÃO REMUNERADO – OBRIGATÓRIO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
TCC: Monografia e/ou Artigo
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Máscaras Africanas.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Edna Maria Barbosa Arrebola
Arquivo e Documentação
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Programa aluno pesquisador
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
O conteúdo.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
VISITA AO MUSEU DE ARTE DA BAHIA DIA: 20 DE SETEMBRO DE 2012 DAS 14H30MIN ÀS 18H LOCAL: CORREDOR DA VITÓRIA PÚBLICO-ALVO: ACADÊMICOS DE DIREITO PROFESSORA.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Cândido Portinari.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Análise qualitativa de uma Exposição
O QUE É ARTE?.
Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Silvio Pléticos Ao chegar a Santa Catarina, nos anos 60, sua pintura matérica e vanguardista passou a ser uma referência para a geração que despontava.
MOSTRA CULTURAL 2011.
Metodologia do Ensino de Arte
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Formadora: Janaína Lapuente
PROJETO DE PESQUISA.
Política Educacional Brasileira
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Metodologia do Ensino da Arte
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
3º Ano B Professor Marcos
 .
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Gravuras Cromomusicais de Bavaresco 01 - As violinistas CLIC PARA INICIAR.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Patrimônio cultural.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Curso de capacitação museológica Sistema Estadual de Museus UPPM – SEC Etapas de trabalho da curadoria Valéria Piccoli Pinacoteca do Estado de São Paulo abril 2011

Exemplo para elaboração de lista de obras para exposição Imagem Dados Técnicos Expo montagem Catálogo Cromo 1 Maximilian zu Wied-Neuwied Fisionomias de quatro Botocudos com uma cabeça de múmia 1822 Água forte sobre papel 35,3 x 51,3 cm Acervo Pinacoteca do Estado de São Paulo – Doação Fundação Estudar, 2007 Parede Montada em passepartout: 44 x 62 cm Emoldurar Sim Fotografar 2 François Auguste Biard Indios da Amazônia adorando o Deus- Sol c.1860 Óleo sobre tela 85,4 x 111,5 cm Coleção particular, São Paulo Emoldurada: 120x140 cm Solicitar ao proprietário

Exemplo para elaboração de carta de pedido de empréstimo 1º parte Apresentação da instituição Apresentação do projeto da exposição 2ª parte Pedido do empréstimo da obra Justificativa 3ª parte Garantias e responsabilidades da instituição emprestadora com relação às obras emprestadas (seguro, transporte, embalagem, etc.)

Exemplo para elaboração de carta de pedido de empréstimo 1 – Apresentação do projeto expositivo Prezados Senhores,   Em agosto de 2011 a Pinacoteca do Estado de São Paulo inaugurará a nova exposição das obras de seu acervo, projeto que vem sendo desenvolvido pela equipe da instituição desde 2008 e já aprovado tanto pelo Conselho de Orientação Artística do museu quanto pela Secretaria de Estado da Cultura. A nova proposta para a mostra de longa duração do acervo da Pinacoteca foi desenvolvida a partir de avaliações internas com especialistas da área de museus e artes, bem como de pesquisas realizadas junto aos diversos públicos que visitam o museu. Dessa forma, foram estabelecidas as bases para a constituição de uma nova narrativa na colocação das obras, organizada em torno de dois eixos de reflexão: a criação de um sistema de arte no Brasil (envolvendo os aspectos de ensino, exposições e mercado) e a constituição de um imaginário paulista, que está na base da fundação da Pinacoteca. O novo projeto contempla não apenas a revisão das informações veiculadas em textos de parede e etiquetas, como também a completa renovação do espaço físico das salas expositivas. Nossa intenção é que a nova exposição reflita um trabalho mais aprofundado e sistemático em torno do acervo e possa oferecer ao visitante uma experiência mais estimulante e instrutiva em seu contato com as artes visuais. Ao pretender uma abordagem mais reflexiva sobre a arte produzida no Brasil desde o período colonial até a década de 1930, foi inevitável que algumas lacunas existentes no acervo da Pinacoteca se fizessem mais notáveis. Com o intuito de suprir apenas as que se mostraram fundamentais para o projeto da nova exposição, gostaríamos de solicitar a colaboração de algumas instituições na forma do estabelecimento de contratos de comodato.

Exemplo para elaboração de carta de pedido de empréstimo 2 – Pedido e justificativa do empréstimo Desse modo, vimos solicitar sua fundamental colaboração para esse projeto da Pinacoteca do Estado considerando a possibilidade de empréstimo da obra de Frans Post, Vila Ipojuca (1640), pertencente ao acervo da instituição cultural sob sua responsabilidade.   Frans Post é um nome indispensável quando se pretende estabelecer uma cronologia da história da arte no Brasil e a ausência de uma obra de sua autoria no acervo da Pinacoteca é, sem dúvida, uma das mais importantes lacunas desta coleção. A nova exposição do acervo da Pinacoteca compreende uma sala dedicada à iconografia dos viajantes. Sendo assim, a pintura Vila Ipojuca seria a introdução a esta sala, sinalizando o primeiro momento em que o ambiente natural do Brasil é representado segundo as tradições da pintura de paisagem européia. Ao mesmo tempo, ela serviria a reforçar a singularidade da produção artística que resulta do período de governo nassoviano no nordeste do país, que nos legou, além de Frans Post, as obras de Albert Eckhout.

Exemplo para elaboração de carta de pedido de empréstimo 3 – Garantias da instituição emprestadora A Pinacoteca do Estado de São Paulo providenciará um contrato de comodato, apólice de seguro prego a prego, assim como se responsabilizará pelos custos de embalagem e transporte da obra solicitada.   Caso esteja de acordo, pedimos a gentileza de preencher e assinar as duas vias do formulário anexo e encaminhá-las à Pinacoteca do Estado de São Paulo aos cuidados de Maria Luiza Moraes – Coordenadora do Núcleo de Gestão Documental do Acervo; Praça da Luz, 2 – Bairro Luz – CEP 01120-010, tel: 11 3324 0980. Agradecemos antecipadamente sua consideração e sua valiosa colaboração. Permanecemos à sua disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias. Minhas cordiais saudações, Marcelo Mattos Araújo Diretor Executivo

Exemplo de identidade visual

Exemplo de identidade visual

Exemplo de texto de apresentação de exposição Facchinetti A exposição Facchinetti oferece ao público, pela primeira vez, uma visão de conjunto da produção deste artista italiano, natural de Treviso, que imigrou para o Brasil em 1849, aos 25 anos. Radicado no Rio de Janeiro, Facchinetti foi professor de italiano e de desenho até começar a destacar-se, no final dos anos de 1860, como pintor de paisagens. A partir de então, nobres da casa imperial, barões do café, e também diplomatas e comerciantes estrangeiros tornaram-se clientes do seu “gabinete de vistas do Brasil”, que ele anunciava em diferentes idiomas nos almanaques da época. Durante os 50 anos em que viveu no Brasil, Facchinetti construiu uma carreira que se desenvolveu à margem da “arte oficial” produzida no âmbito da Academia Imperial de Belas Artes. Com seu trabalho meticuloso e constante, adquiriu notoriedade e respeito, garantindo para sua obra um lugar de destaque no panorama da arte brasileira.   A seleção de obras que constitui a exposição contempla exclusivamente a pintura de paisagem, a porção mais relevante da produção de Facchinetti. Os trabalhos foram agrupados por locais representados, de modo a destacar os pontos de vista consagrados pelo artista como privilegiados para a representação do Rio de Janeiro e seus arredores. A partir deles, o artista produziria, com espaços de até 20 anos, várias versões de uma mesma vista, alterada em escala ou coloração para simular “efeitos” de luz em diferentes momentos do dia. A exposição destaca também as inscrições que Facchinetti acrescentava no verso de suas pinturas, prática muito característica do artista, o que nos possibilitou circunscrever melhor o público de sua obra e investigar a produção de pinturas feitas por encomenda naquele período. Facchinetti vem assim contribuir para uma compreensão mais ampla da atuação deste pintor, cujo legado é hoje parte do patrimônio cultural brasileiro.