Ética profissional e aspectos legais

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Transcrição da apresentação:

Ética profissional e aspectos legais Dr. Rafael Domingues

Aurélio Buarque de Holanda define ética como: ÉTICA - CONCEITOS Aurélio Buarque de Holanda define ética como: “o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal...”.

Conceitos Robert Henry diz que: “ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. (...) é estar tranquilo com a consciência pessoal. ser ético é também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade”.

ÉTICA PROFISSIONAL “Além de ser individual ,qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje” Maria Cecília Arruda.

Algumas das principais virtudes segundo Maria Cecília Arruda: ÉTICA PROFISSIONAL Algumas das principais virtudes segundo Maria Cecília Arruda: Ser honesto em qualquer situação Ter coragem para assumir as decisões Ser tolerante e flexível Ser íntegro Ser humilde

ÉTICA PROFISSIONAL A questão ética deixou de ser uma avaliação exclusivamente pessoal para se engajar no aspecto profissional, tornando-se um fator determinante da empregabilidade nas empresas.

ÉTICA PROFISSIONAL “A Interação com o paciente tentando ajudá-lo a encontrar o conforto e a paz, deveria ser a capacidade de todos os profissionais da área da saúde, contudo ainda é privilégio de alguns” PEREIRA, Aracy. Ethos da Enfermagem. 1983. 125f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro,1981

Ética aplicada a terapia intensiva A ética pode ser compreendida como um conjunto de princípios morais que regem direitos e deveres de um indivíduo ou de uma organização, dentro de um determinado setor de trabalho.

REGRAS E AÇÕES ÉTICAS As regras éticas a serem observadas pelo profissional de enfermagem são as seguintes: Não se ausentar do leito do paciente sem antes de obter substituto para si; Receber o paciente com respeito e atenção; Não discutir nem comentar fatos perto dos pacientes; Cumprir as determinações com precisão e pontualidade; Não levar problemas da UTI para outros setores; Respeitar a hierarquia funcional;

REGRAS E AÇÕES ÉTICAS Promover consentimento informado (toda ação deve ser comunicada ao cliente); Manter comunicação entre paciente-família; Estabelecer confidencialidade; Promover e manter a qualidade de vida (independente da situação clínica do paciente); Proporcionar conforto; Preservar identidade do indivíduo.