QUADRINHOS NA ESCOLA Participantes: Elenita Arguelles de Vargas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Como produzir um jornal escolar
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Edna Maria Barbosa Arrebola
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Origem e desenvolvimento da crônica
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
A LEITURA TÁTIL COMO MEDIADORA PARA O APRENDIZADO DA ESCRITA BRAILLE
Registro de Representação Metodologia de Pesquisa Educacional Agosto/2009 Professora Eleida da Silva Arce Adamiski.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Jornal como Recurso Didático
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Profa. Cristina Araújo de Farias
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Replicação Metas Curriculares de Português
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SITUAÇÕES.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
1ª Formação de Professores Coordenadores
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

QUADRINHOS NA ESCOLA Participantes: Elenita Arguelles de Vargas Geiza Leite da Silveira Nair Neves Ferreira Mattos Vaiga da Fonseca Rodrigues Orientação: Prof. José M. da Silva

Roteiro ☺ Introdução ☺ Exemplos de atividades ☺ Educação Infantil ☺ Ensino Fundamental ☺ Ensino Médio ☺ Conclusões

“Acho que qualquer tipo de literatura que a garotada leia e que transmita fatos e informações pode ser educacional. Quando o Homem-Aranha foi mordido por uma aranha radioativa há muitos anos, você não faz ideia de quantas cartas eu recebi de fãs dizendo: ‘Eu fui à biblioteca e li tudo sobre radioatividade, e eu li tudo sobre aranhas, e eu não sabia que elas se chamavam aracnídeos, e eu não sabia disso e daquilo...’ Por isso, se você puder escrever algo que seja interessante e que desperte a imaginação do leitor, o leitor com certeza irá à biblioteca, ou à Internet, ou a qualquer lugar, e vai tentar obter mais informações sobre aquilo, e é isso que me faz pensar que a leitura é uma das melhores coisas do mundo, e que ler ficção é muito bom porque expande sua própria imaginação.” [Stan Lee] Stan Lee’s Soap Box Minhas Aventuras Favoritas Marvel Homem-Aranha – A Saga de Venom DVD – 2004 Buena Vista Home Entertaining

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Ensino Fundamental, Vol. 2 – LÍNGUA PORTUGUESA Os conteúdos de língua portuguesa e os temas transversais (p. 31-32) “Os conteúdos dos temas transversais, assim como as práticas pedagógicas organizadas em função da sua aprendizagem, podem contextualizar significativamente a aprendizagem da língua, fazendo com que o trabalho dos alunos reverta em produções de interesse do convívio escolar e da comunidade. Há inúmeras situações possíveis: produção e distribuição de livros, jornais ou quadrinhos, veiculando informações sobre os temas estudados; murais, seminários, palestras e panfletos de orientação como parte de campanhas para o uso racional dos recursos naturais e para a prevenção de doenças que afetam a comunidade; folhetos instrucionais sobre primeiros socorros; cartazes com os direitos humanos, da criança, do consumidor, etc.” quadrinhos

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Ensino Fundamental, Vol. 2 – LÍNGUA PORTUGUESA Os recursos didáticos e sua utilização (p. 56) “Na biblioteca escolar é necessário que sejam colocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados os seus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Além dos materiais impressos que se pode adquirir no mercado, também aqueles que são produzidos pelos alunos — produtos dos mais variados projetos de estudo — podem compor o acervo da biblioteca escolar: coletâneas de contos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, etc.” quadrinhos

Trabalhar com quadrinhos… Contribuir para que o aluno possa ser um ator importante na difusão do conhecimento a partir de um processo que se inicia nos processos didáticos e culmina com seu ato criativo, processo esse que deverá lhe dar uma nova dimensão dialógica do processo ensino/aprendizado. Auxiliar a detectar as dificuldades mais frequentes dos alunos em relação aos conteúdos programáticos das disciplinas integrantes do projeto. http://www.cbpf.br/~eduhq/html/publicacoes/links_publicacoes/ciencia_sociedade_cs00802/cs00802.pdf

Links Criação de HQs http://www.makebeliefscomix.com/ http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx Sobre HQs http://www.universohq.com.br/ http://impulsohq.com/ http://semanadequadrinhosdaufrj.blogspot.com/ http://www.cbpf.br/~eduhq/ HQs online Platão: Mito da Caverna http://www.monica.com.br/comics/piteco/welcome.htm http://www.youtube.com/watch?v=faCphlZOoG0 Drogas: Turma da Mônica http://www.monica.com.br/institut/drogas/

Personagens com deficiência Turma da Mônica Humberto (surdo) Dorinha (def. vis.) Luca (cadeirante) Tati (sindr. Down) The Oracle Batgirl Barbara Gordon

Contatos: José: mannys@terra.com.br Elenita: elenitaarguelles@hotmail.com Geiza: geizasilveira@hotmail.com Nair: nairzinha23@hotmail.com Vaiga: vaigarodrigues@hotmail.com Para obter o material: http://josemsilvaprof.weebly.com/

Até a próxima!!!