I Encontro Sul-Americano de Editores Científicos da Área da Saúde São Paulo - abril/2005 Prof. Dr. Nestor Schor Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Impacto dos Periódicos Científicos Brasileiros na Pós-Graduação
Sistema Brasileiro de Pós-Graduação CAPES Sistema Brasileiro de Pós-Graduação Brasília - julho/2004
alunos titulados, docentes e publicações. Dimensões do Sistema A avaliação da pós-graduação, realizada pela CAPES, teve início na segunda metade da década de 70. Nesses 28 anos o Sistema Nacional de Pós-Graduação vem se expandindo de forma geométrica. Esse crescimento é observado em todos os indicadores: número de programas, alunos matriculados, alunos titulados, docentes e publicações. Cursos a serem avaliados 1.961 1.034 Mestrado Doutorado Alunos matriculados (2003) 72.001 40.213 Alunos titulados (2003) 27.630 8.094 Fonte: CAPES
Investimento em C & T & I e em Pós-Graduação
National Expenditures in S & T (Estimated Figures) (US$ billion, 1996) 1996 % Federal Government MINISTRY OF S & T Other Miniatries Fiscal waive & incentives 3.34 1.24 1.55 0.45 39.72 15.20 19.00 5.52 State Government & Municipalities 1.38 16.92 Business Sector State Corporations Investments benefited by Fiscal Policy FINEP (1) (excluding Treasury) Other Companies 2.64 0.75 0.24 1,20 32.24 9.19 2.92 14.21 Faculty Working on R&D 0.90 11.03 Total 8.16 100.00 GDP 760.40 S&t/GDP 1.10 FINEP-Financing Agency for Studies & Projects Source: SECAV/Ministry of S&T (August,1997)
Recursos federais para a Educação Em R$ milhões Fonte: Ipea. Divulgação: Folha de São Paulo, 06/08/2004, pg. C10
Orçamento do Ministério da Educação Executado em R$ bilhões % do PIB 1,4 1,3 1,27 1,39 1,17 1,13 1,18 1,11 1,08 Fonte: Ipea. Divulgação: Folha de São Paulo, 06/08/2004, pg. C10
Evolução das verbas de custeio das Universidades federais - Em milhões de R$ Evolução % 100 107,4 99,7 94,7 76,4 79,4 73,5 59 54,8 Fonte: Andifes. Divulgação: Folha de São Paulo, 08/08/2004, pg. C1
A evolução dos recursos Receita da União e investimentos em Educação em R$ mi Total de receitas da União Orçamento do MEC * Fonte: Folha de São Paulo, 13/10/2003 - Cotidiano * Estimativa de 2003
Investimento do Ministério da Educação 1995-2003 Redução em ~ 60% no período De R$ 1.874 bilhão (1995) para R$ 790 milhões (2003) (valores atualizados pelo IGP da FGV de 2004) Principais prejudicados pelos cortes: Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) Escolas Agrotécnicas e Universidades Período FHC (1995 a 2002): redução em ~80% (atualizados) 2005-proposta do M.E. de aumento em 34% acima da inflação Fonte: Folha de São Paulo, 6/08/2004, pg. C10
Brasil: Número total de bolsas de mestrado e doutorado no país concedidas por agências federais, 1997-2002 Fonte: Capes/MEC - CNPq/MCT Elaboração: Coordenação-Geral de Indicadores - MCT
Brasil: Número de bolsas de mestrado e doutorado no país concedidas por agências federais, 1997-2002 Fonte: Capes/MEC - CNPq/MCT Elaboração: Coordenação-Geral de Indicadores - MCT
Brasil: Bolsas no país e exterior financiadas por agências federais, 1996-2002 Nota: no país inclui apenas bolsas de mestrado e doutorado Fonte: Capes/MEC - CNPq/MCT Elaboração: Coordenação-Geral de Indicadores - MCT
FAPESP - Concessões de Projetos Temáticos: 1999 a 2003 (em R$) Fonte: FAPESP
FAPESP - Concessões para bolsas e auxílios a pesquisa: 1999 a 2003 (em R$) Fonte: FAPESP
Nº de bolsas vigentes de Pós-Doc no país dezembro/1991 a 2002 Fonte: FAPESP
Brasil: Dispêndios do governo federal em pesquisa & desenvolvimento (P&D) 1996-2002 Notas: Valores monetários expressos em milhões de R$ de 2002, atualizados pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) (médias anuais) da FGV. Fonte: Siafi - Serpro Elaboração: Coordenação-Geral de Indicadores - MCT
Pedidos de patentes de invenção depositados no escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos da América, alguns países, 2000 Fonte: United States Patente and Trademark Office (USPTO) Elaboração: Coordenação-Geral de Indicadores - MCT
Brasil: Concessão de patentes pelo INPI segundo origem do depositante, 1995-2002 Fonte: Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) Elaboração: Coordenação-Geral de Indicadores - MCT
Fundos Setoriais FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Composição FNDCT: Fonte 100 e Fundos Setoriais, de 1999 a 2003 Fonte: MCT
Recursos FNDCT Fonte: MCT
Fundos Setoriais Praticamente todo o FNDCT e o PADCT que aparece na série de “recursos sistema nacional – 85 a 95” e foi praticamente interrompida a partir de 1999, em função de dificuldades legais. Neste ano, os fundos setoriais começam a ganhar força. Hoje, o Brasil conta com 14 Fundos Setoriais aprovados por lei e, juntos, eles representam um acréscimo de R$ 1 bilhão por ano no orçamento da União para C&T - uma ação inovadora e evolutiva da política pública para a pesquisa e o desenvolvimento.
Os 14 Fundos Setoriais: CT-PETRO - Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural CT-INFRA - Fundo de Infra-Estrutura CT-ENERG - Fundo Setorial de Energia CT-HIDRO - Fundo Setorial de Recursos Hídricos CT-Mineral - Fundos Setorial Mineral CT-TRANSPO - Fundo Setorial de Transportes Terrestres FVA - Fundo Verde e Amarelo - Para Interação Universidade-Empresa CT-Espacial - Fundo Setorial Espacial FUNTTEL - Fundo Setorial para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações CT-INFO - Fundo Setorial para Tecnologia da Informação Saúde - Fundo Setorial da Saúde Agronegócios - Fundo Setorial de Agronegócios Biotecnologia - Fundo Setorial de Biotecnologia Aeronáutica - Fundo Setorial Aeronáutico
Resumo Redução progressiva no investimento e manutenção dos principais geradores do saber-Universidades Públicas; Melhoria da performance dos pesquisadores em termos quantitativos e qualitativos; Substancial incremento no sistema nacional de Pós-Graduação; Defasagem crescente entre oferta (bolsas/auxílios pesquisa) vs. Demanda da Pós-Graduação (nº de alunos e Programas).
Impacto na Produção Científica
América Latina X Países Desenvolvidos Investimento a Pesquisa e ao Desenvolvimento entre 1990-2000 Holmgren and Schnitzer - “Science on the Rise in Developing Countries” - Plos Biology http://www.plosbiology.org/plosonline (Janeiro/2004)
América Latina X Países Desenvolvidos Disparate dos números de publicações entre 1990-2000 Holmgren and Schnitzer - “Science on the Rise in Developing Countries” - Plos Biology http://www.plosbiology.org/plosonline (Janeiro/2004)
América Latina X Países Desenvolvidos -EVOLUÇÃO- 1990-1997 América Latina e China, com 1.8% e 2% de publicações científicas no mundo, aumentaram suas publicações entre 1990 e 1997 para 36% e 70%, respectivamente. A Europa e a Ásia industrializada apenas 10% e 26%, respectivamente. A América do Norte diminuiu 8% da produção nesse período. Holmgren and Schnitzer - “Science on the Rise in Developing Countries” - Plos Biology http://www.plosbiology.org/plosonline (Janeiro/2004)
América Latina X Países Desenvolvidos Aumento relativo em publicações científicas nas Américas Holmgren and Schnitzer - “Science on the Rise in Developing Countries” - Plos Biology http://www.plosbiology.org/plosonline (Janeiro/2004)
América Latina X Países Desenvolvidos Número de publicações de SCI por milhão dólares Holmgren and Schnitzer - “Science on the Rise in Developing Countries” - Plos Biology http://www.plosbiology.org/plosonline (Janeiro/2004)
América Latina X Países Desenvolvidos Justificativa p/ o aumento na produtividade publicado na América Latina Melhoria da relação investimento/produtividade Aumento no financiamento aos cientistas mais produtivos. A cooperação internacional entre cientistas na América Latina, na Europa, e nos USA. Em contraste, a redução no número relativo das publicações/dólar de investimento, no Canadá e no USA refletem tendência para pesquisas mais caras e em programas científicos maiores. Holmgren and Schnitzer - “Science on the Rise in Developing Countries” - Plos Biology http://www.plosbiology.org/plosonline (Janeiro/2004)
Impacto na Produção Científica -Brasil-
Publicações Adaptado de: O Perfil da Ciência Brasileira Autores: Meis e Leta Editora UFRJ 1996, pg. 82
Publicações relevantes - IES Federal Fonte: Claudio de Moura Castro – Revista Aprender – Dezembro/2003 http://www.aprendervirtual.com/ver_noticia.php?codigo=106
Publicações relevantes por Docente Fonte: Claudio de Moura Castro – Revista Aprender – Dezembro/2003 http://www.aprendervirtual.com/ver_noticia.php?codigo=106
Número de Pesquisadores Doutores (2001) Fonte - Indicadores de CT&I em São Paulo - 2001, FAPESP
Publicações Indexadas ISI + SciELO (2001) Fonte - Indicadores de CT&I em São Paulo - 2001, FAPESP
Publicações Indexadas ISI + SciELO/Pesquisador (2001) Fonte - Indicadores de CT&I em São Paulo - 2001, FAPESP
Número de Citações ISI/Pesquisador (2001) Fonte - Indicadores de CT&I em São Paulo - 2001, FAPESP
Artigos Publicados (Completos) UNIFESP Fonte – Relatório CAPES (1998 a 2003)
Artigos Publicados (Completos) / Docente “UNIFESP” Fonte – Relatório CAPES (1998 a 2003)
Total de Artigos ISI por Orientador Ranking por média dos 2 triênios: 1998-2003 TOP 20 Fonte – Relatório CAPES (1998 a 2003) Instituição Federal
Total de Artigos ISI por Orientador Ranking por média dos 2º triênio: 2001-2003 TOP 10 Ordem decrescente de Nº de Programas Fonte – Relatório CAPES (2001 a 2003) Instituição Federal
O Estado de São Paulo. 12/8/01
Impacto da PG na Produção Científica PARABÉNS !