Educação Corporativa a Distância e os Objetos de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Ensino a Distância CEFETES 2004 Fim. EaD CEFETES Justificativas Objetivo Geral Vantagens da Educação a Distância Estágio Atual Fim.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Interface no Ambiente VIAS K
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Ensino a Distância Ibmec São Paulo.
ODIKI: Ferramenta de autoria colaborativa de objetos de aprendizagem com SCORM Antonio Carlos Souza
Trabalho GQSI “GED” Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Práticas de Apoio à Gestão
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Objetos Digitais de Aprendizagem
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
Economia da Informação
Objetos de aprendizagem
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Produzindo objetos de aprendizagem
Gestão do Conhecimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Objectos de Aprendizagem
Criação, produção e uso de Objetos de Aprendizagem
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Bacharelado em Sistemas de Informações
Busca de um modelo de Avaliação
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
Enem - Contra.
EAD E O MUNDO EMPRESARIAL Rosa Maria Simone CIEE
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
03/03/2007. CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL Universidade Federal do Ceará Universidade Norte do Paraná.
Práticas de Apoio à Gestão
Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
Tema Gestão do Conhecimento:.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
I Encontro Nacional de Representantes da Escola Virtual - Uma Visão do Futuro Paula Montagner Rio de Janeiro, 03 de dezembro de 2010.
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Referências Bibliográficas
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento. Ricardo Triska, Dr.Eng. Professor Adjunto do Departamento de Ciência e Gestão.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Criação de objetos de aprendizagem digital como apoio à educação para o trânsito Josefina Giacomini Kiefer - UPM.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
DOMINIO CURSOS ONLINE Curso de Capacitação a distância.
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA: contribuição estratégica da Educação a Distância Mariza Russo Seminário de Educação a Distância.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
GESTÃO DO CONHECIMENTO GRUPO JOANA LINARA ROGÉRIO VANESSA.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Educação Corporativa a Distância e os Objetos de Aprendizagem 1º Seminário De Informação Corporativa Rozi Mara Mendes Sônia Elisa Caregnato Vanessa Inácio.
Atividades à distância
Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.
Uma onda de reorganizações
sistemas de informação
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
HOLDERBANK Holderbank é uma empresa produtora de cimento, fundada em1912,na Suíça Atua em mais de 60 países, com mais de 100 fábricas de cimento Em 1997.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL: Construção de objetos de aprendizagem a partir de conteúdos digitais existentes Lafayette.
Transcrição da apresentação:

Educação Corporativa a Distância e os Objetos de Aprendizagem 1º Seminário De Informação Corporativa Rozi Mara Mendes Sônia Elisa Caregnato Vanessa Inácio de Souza ECHOS GRUPO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Departamento de Ciências da Informação Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Introdução Este trabalho irá abordar a educação corporativa a distância, conceituar objetos de aprendizagem e sugerir o uso desses objetos no contexto empresarial.

Educação Corporativa a Distância  Vantagem competitiva,  O valor do capital intelectual,  Conhecimento e vantagem competitiva,  Velocidade de aprendizado empresarial,  Ensino a Distância como alternativa,  Vantagens do Ensino a Distância no treinamento empresarial,  Objetos de Aprendizagem.

Objetos de Aprendizagem Qualquer recurso digital que possa ser utilizado para o suporte ao ensino. (Wiley, 2002, p.1)

Metáforas Metáfora do Lego, Metáfora do Átomo.

Características Reusabilidade, Adaptabilidade, Granularidade, Acessibilidade, Durabilidade, Interoperabilidade.

SCORM SCORM (Sharable Content Object) criado em 2000 pela ADL (Advanced Distributed Learning) fundada em 1997 pelo Departamento de Defesa da Casa Branca.

SCORM Facilita a catalogação, o arquivamento, a disseminação e a recuperação dos objetos de aprendizagem, isto é, com ele é possível descrever os objetos, recuperá-los em um repositório, importá-los para um ambiente de ensino para montar um curso e ainda reutilizá-los e transformá-lo em novos cursos.

Gestão do Conhecimento e Objetos de Aprendizagem  Gestão do conhecimento, tecnologia da informação e tomada de decisão,  Codificação do conhecimento tácito,  Objetos de aprendizagem, treinamento empresarial e repositórios,  Características dos objetos de aprendizagem e exemplos  O padrão Scorm

Considerações Finais  Os objetos de aprendizagem são uma tecnologia recente que desponta na educação a distância como uma solução que pode beneficiar a todos, universidades e empresas.  Apesar da diferença de objetivos educacionais de uma universidade e uma empresa, nada impede o uso dos objetos de aprendizagem de acordo com os objetivos mais práticos desta última.