Portefólio da escola eb1 de Ribamondego
Tema: O ambiente – os animais Objectivos: Conhecer aspectos do meio ambiente; Reconhecer os seres vivos como parte fundamental do meio ambiente; Conhecer alguns cuidados a ter com os animais; Distinguir animais selvagens de animais domésticos; Reconhecer a existência de diferentes habitats; Identificar características externas de alguns animais; Comparar e classificar animais segundo as suas características externas e modos de vida; Utilizar ferramentas de desenho (Paint); Usar o processamento de texto (Word); Copiar e colar imagens; Consultar serviços da web; Realizar apresentações multimédia ( PowerPoint);
Iniciámos as visitas com a leitura e visualização, no word de algumas adivinhas, nas quais tínhamos que colocar a imagem do animal correspondente. 1ª Visita Adivinhas
Seguidamente como forma de motivação foi-nos proposto que trabalhássemos o programa desenho, Paint. Assim os alunos mais novos coloriram imagens enquanto que os mais velhos produziram desenhos alusivos ao tema. Sugeriram-nos que escrevêssemos uma frase alusiva ao desenho. A partir dessas frases e dos desenhos foi possível abordarmos conceitos como os diferentes habitas, animais domésticos/ selvagens.
Trabalhámos no word, legendámos imagens de animais, completámos frases e escrevemos e ilustramos frases sobre o nosso animal preferido nas quais revelámos alguns conhecimentos sobre o tema. Legendas de animais
Completar frases
Animal preferido O meu animal preferido é o gato. O gato é um animal doméstico, tem pêlo, gosta de comer carne e peixe. Este animal vive na terra. (Sandy, 3.º ano) O meu animal preferido é o coelho. O coelho é um animal terrestre, gosta de comer cenouras. Este animal é doméstico e tem pêlo fofinho. (Marina, 4.º ano)
O meu animal preferido é o cão. Este animal come ossos O meu animal preferido é o cão. Este animal come ossos. O cão tem quatro patas, ladra e é amigo do homem. ( Raul, 3.º ano) O meu animal preferido é o porco. O porco serve para a nossa alimentação. Ele é cor- de- rosa e é bonito. (Andreia, 4.º ano)
Na segunda visita a formadora apresentou um power point sobre o tema . Recurso Com base nesse recurso e em pesquisas feitas na Internet, tivemos que preencher, no word, «Bilhetes de Identidade» dos animais.
Bilhete de Identidade I
Bilhete de Identidade II
Bilhete de Identidade III
Bilhete de Identidade IV
Bilhete de Identidade V
Bilhete de Identidade VI
Bilhete de Identidade VII
Guião de pesquisa A formador pediu-nos que pesquisássemos na Internet alguns sites sobre animais . Assim realizámos as nossas pesquisas em sites como: www.junior.te.pt www.zoo.pt www.recreioonline.pt www.sitiodosmiudos.pt www.icn.pt www.saudeanimal.com www.minerva.uevora.pt www.animalnet.com www.geocities.com Depois seleccionámos algumas curiosidades sobre os respectivos animais e colocámo-las nos bilhetes de identidade.
3ª Visita Na terceira visita fizemos uma apresentação multimédia em power point, no qual tentámos abordar os objectivos e conteúdos trabalhados ao longo das visitas. Power Point
4ª Visita Na última visita efectuou-se a certificação dos alunos de 4º ano. Realizámos jogos didácticos nos sites: www.junior.te.pt www.sitiodosmiudos.pt