Avaliação de desempenho dos docentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

1 - docentes integrados na carreira
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Avaliação do Desempenho
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Apresentação da proposta do
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Actividades do Formador
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Decreto Regulamentar 2/2008
Cursos de Educação e Formação
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
Concurso de acesso a Professor Titular
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Avaliar para Melhorar.
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
P: Quem avalia os professores?
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Objectivos Individuais Artigo 9º - Decreto Regulamentar nº2/2008 Ponto 2: Os objectivos individuais são formulados tendo por referência os seguintes itens:
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
D. Manuel Ferreira Cabral
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Encarregados de Educação Delegados de Turma
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
REGISTROS.
Formação ITED Problemas e propostas de solução
Cursos de Educação e Formação
Medidas educativas para alunos com NEE
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Procedimentos de referenciação e avaliação
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
EB2,3 Prof. Agostinho da Silva 9/11/09 Reunião Concelhia dos Professores Bibliotecários de Sintra.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (A)
Plano de Gestão da Escola
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Orientações sobre o Estágio II
Orientações sobre o Estágio IV
SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ALUNOS
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Autonomia e Gestão Novos Desafios Francisco Oliveira.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Escola Secundária de Felgueiras Conselho de Directores de Turma Cursos Científico - Humanísticos Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia Ribeiro.
1.º CONGRESSO “A educação para crianças em risco” INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO 22 de Novembro de 2005.
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
Transcrição da apresentação:

Avaliação de desempenho dos docentes Portfolio Avaliação de desempenho dos docentes

Função do Portfolio Reunir todos os documentos relevantes para a avaliação de desempenho de cada docente Facilitar ao docente a recolha e organização dos dados que considera relevantes para a sua avaliação Facilitar aos avaliadores o acesso a todos os dados relevantes para o processo de avaliação

Estrutura do Portfolio Dossier individual 12 separadores Cuja capa identifica o docente e o Departamento a que pertence. Em cada separador existem documentos a colocar obrigatoriamente e outros de carácter facultativo.

Normas A constituição do Portfolio é da responsabilidade do docente. A sua constituição deverá ser dada como encerrada em data a estipular. Após essa data deverá ficar à disposição de avaliadores e avaliados em local a determinar. O Portfolio será um dos documentos a levar para a reunião de avaliação entre avaliadores e avaliados e para a reunião da Comissão de Avaliação, ou com os inspectores sempre que esta analisar a avaliação desse docente.

Plano de acção Individual Separador 1 Plano de acção Individual Documentos a colocar pelo docente: - Plano individual de acção em que estão definidos os objectivos individuais (Art.º 9 Decreto Regulamentar n.º 2/2008) - Actualizações desse Plano em cada ano lectivo. - … Proposta de folha de registo normalizada em Anexo

Separador 2 Nível de assiduidade Documentos a colocar pelo docente: - Cópia do registo de faltas fornecido pela Secretaria da Escola (anualmente) - Informações complementares que o docente julgue necessárias - …

Separador 3 Serviço distribuído Documentos a colocar pelo docente: - Cópia dos horários - Informações adicionais sobre cargos e funções desempenhadas e cujo conteúdo funcional não se encontre definido no Regulamento Interno do Agrupamento - …

Preparação e Organização das actividades lectivas Separador 4 Preparação e Organização das actividades lectivas Documentos a colocar pelo docente: - Gestão anual do programa - Reajustes dessa gestão - Planificação das aulas assistidas - Planificação da intervenção nos PCT das suas turmas - Material seleccionado ou produzido pelo docente para essas aulas - Documentos de planificação referentes a alunos com necessidades educativas especiais ou com planos de recuperação - … Proposta de folha de registo normalizada para avaliação de planificações em Anexo

Realização das actividades lectivas Relação pedagógica com os alunos Separador 5 Realização das actividades lectivas Relação pedagógica com os alunos Documentos a colocar pelo docente: Informações relativas ao cumprimento do programa Informações relativas à participação nos PCT das suas turmas … Documentos a colocar pelo avaliador: - Cópia do registo de observação das aulas Proposta de folha de registo normalizada para avaliação de aulas em Anexo

Processo de avaliação das aprendizagens dos alunos Separador 6 Processo de avaliação das aprendizagens dos alunos Documentos a colocar pelo docente: - Fichas de avaliação diagnóstica - Fichas de Avaliação e respectivas grelhas de correcção. - Fichas de auto-avaliação dos alunos - Outros instrumentos de avaliação - Fichas de registo de elementos de avaliação utilizadas pelo docente em consonância com os critérios de avaliação das disciplinas leccionadas - …

Progresso dos resultados escolares dos alunos Separador 7 Progresso dos resultados escolares dos alunos Documentos a colocar pelo docente: - Gráficos de sucesso / insucesso das suas turmas nos diferentes períodos de avaliação (a fornecer pela secretaria a partir da produção de estatísticas do programa de avaliação dos alunos). - Dados da prestação das turmas em provas de aferição e/ou Exames (a fornecer pelos responsáveis dos programas que controlam os dados dessas provas) - Planos de recuperação elaborados - Medidas relativas ao abandono escolar - …

Participação do docente no agrupamento Separador 8 Participação do docente no agrupamento Documentos a colocar pelo docente: - Listagem das actividades do Plano Anual de Actividades em que o docente participou - Cópia das propostas, relatórios e outros materiais produzidos pelo docente quer individualmente quer em parceria. - Listagem de projectos de actividades em que o docente participou e que não se encontravam inscritos no Plano Anual de Actividades. - Cópia do projecto / actividade, do relatório e dos materiais elaborados pelo docente individualmente ou em colaboração com outros docentes. - …

Exercício de cargos ou funções de natureza pedagógica Separador 9 Exercício de cargos ou funções de natureza pedagógica Documentos a colocar pelo docente: - Identificação dos cargos / funções e das tarefas que lhe foram atribuídas (Direcção de Turma, Coordenação de grupo/Departamento; Coordenação da BE, Membro da equipa da BE, Direcção de instalações, Apoio educativo, Aulas de substituição, Tutorias…) - Cópia do relatório de exercício desses cargos / funções (caso se aplique) - …

Acções de formação contínua Separador 10 Acções de formação contínua Documentos a colocar pelo docente: Certificados de frequência e avaliação em Acções de formação creditadas na sua área de docência Certificados de frequência e avaliação em Acções de formação creditadas em áreas consideradas prioritárias relativamente do Projecto Educativo do Agrupamento Certificados de frequência e avaliação em Acções de formação creditadas em áreas relativas aos cargos / funções que exerça Certificados de frequência e avaliação em Acções de formação creditadas em outras áreas Certificados de frequência de Acções de formação / seminários / Congressos e outros eventos que mesmo sem creditação contribuam para o desenvolvimento profissional do docente - …

Separador 11 Dinamização de projectos de investigação, desenvolvimento e inovação educativa Documentos a colocar pelo docente: - Descrição dos projectos - Certificados de participação ou outra documentação que ateste o papel do docente no projecto - …

Outros dados considerados relevantes Separador 12 Outros dados considerados relevantes Documentos a colocar pelo docente: - … Este separador destina-se a projectos e actividades ligadas ao ensino, mas que não se encontram previstas nos separadores anteriores.