Alicerces Ano Letivo 2012/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Apresentação da proposta do
Decreto Regulamentar 2/2008
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Secretaria da Educação e Cultura
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
AUTOAVALIAÇÃO.
30 de janeiro de 2013 EB1 Afonsoeiro Funcionamento dos Ninhos Projeto Alicerces.
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Trabalho proativo com os pais/encarregados de educação
INTERNA AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CABECEIRAS DE BASTO | Avaliação Interna.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
CONTRATO DE AUTONOMIA 2013/14 – 2016/17
Área de Incidência: ESTRUTURAS INTERMÉDIAS DEPARTAMENTOS
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Procedimentos de referenciação e avaliação
Alicerces II Avaliação dos Apoios Educativos 1.º Período 1.º Encontro Pedagógico – 20 de dezembro de 2013.
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
“Relatório de autoavaliação o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo, à avaliação das.
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
Resultados do processo de autoavaliação Projeto Educativo
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
Projeto Alicerces II Encontro Pedagógico
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Resumo do formulário enviado a 52 docentes. Resultados das 39 respostas recebidas. Projeto Alicerces - 3º Encontro Pedagógico – 10 de julho de 2013.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO “PROVAS FINAIS DE CICLO (6.º e 9.º anos)” Ano Letivo Coordenação dos 2º e 3º Ciclos 5 de maio de 2015 – 15h35.
Projeto Alicerces10 de julho de 2013 EB1 Afonsoeiro Avaliação da Implementação do Projeto Encontros Pedagógicos Projeto Alicerces.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
Supervisão informal OU PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO PARA UMA MELHOR DOCÊNCIA.
Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
O papel pedagógico do órgão gestor
Medidas preventivas do insucesso e do abandono escolares (decreto-lei n.º 176/2012)
Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago Setúbal (Bela Vista) -TEIP- Seminário “A avaliação do aprender e do ensinar " 20/02/ UCP.
Transcrição da apresentação:

Alicerces Ano Letivo 2012/2013

Alicerces Identificação do problema - Avaliação Externa - 2011/2012 Matemática - Taxa de sucesso - 44%; - Média nacional - 53,9%. Língua Portuguesa - Taxa de sucesso - 80%; - Média nacional 66,7%.

Alicerces Avaliação Interna – Análise dos Resultados Escolares A partir da análise efetuada, conclui-se que os resultados de menor sucesso incidem na área de Língua Portuguesa e Matemática, no 2.º ano de escolaridade. Este foi o único ano onde não foi possível cumprir as metas do Programa de Educação 2015, definidas pelo Agrupamento.

Alicerces Público-alvo Alunos e Professores das Turmas que integrem o projeto no ano letivo 2012/13.

Alicerces Objetivos Melhorar as taxas de sucesso; Reduzir a percentagem de Planos de Recuperação e de Planos de Acompanhamento; Melhorar as taxas de sucesso estabelecidas no âmbito do programa Educação 2015; Permitir que todos os alunos, independentemente do ano de escolaridade que frequentam e/ou idade, desenvolvam o máximo do seu potencial de aprendizagem, através de uma reorganização dos tempos letivos e de uma organização flexível dos grupos turma;

Alicerces Estratégias de Ação Agenda semanal comum Matemática – 8h Língua Portuguesa – 7h30m Estudo do Meio – 5h Expressões Artísticas – 1h Expressão Físico Motoras – 1h   Apoio ao Estudo – Trabalho de reforço exclusivo nas seguintes áreas: Matemática – 3.º e 4.ºanos Língua Portuguesa – 1.º e 2.ºanos

Alicerces Funcionamento dos grupos

Alicerces Funcionamento dos grupos O projeto baseia-se na constituição de um grande grupo e na sua consequente reorganização flexível, tendo em conta o nível de conhecimentos e os objetivos de aprendizagem a atingir; Os grupos de alunos serão mais homogéneos ao nível do conhecimento, permitindo recuperar aprendizagens e igualmente trabalhar a excelência; Existirá uma avaliação diagnóstica nas disciplinas intervencionadas. Após esta fase os alunos são agrupados de acordo com o nível de conhecimentos aferidos; Esta dinâmica de sala de aula terá uma frequência bissemanal (3.ª feira – Língua Portuguesa e 5.ª feira - Matemática) durante o primeiro período. No 2.º e 3.º períodos, passará a ter uma frequência diária (2.ª, 4.ª e 6.ª – Matemática e 3.ª e 5.ª – Língua Portuguesa).

Alicerces Acompanhamento do Projeto Intervenientes O acompanhamento da implementação/desenvolvimento do projeto pelos seus coordenadores, realizar-se-á através de: Visitas regulares às escolas; Registo de testemunhos dos vários intervenientes no projeto; Reuniões de conselho de docentes e reuniões de departamento de 1.º ciclo; Formação (partilha e reflexão sobre as práticas); Encontros Pedagógicos Trimestrais.

Alicerces Calendarização junho de 2012 julho de 2012 setembro de 2012 Conceção do Projeto Apresentação do projeto a Conselho Pedagógico/ Conselho Geral Apresentação do projeto aos docentes Apresentação do projeto aos EE Formação Monitorização Avaliação junho de 2012 julho de 2012 setembro de 2012 Início do ano letivo 2012/2013 Ao longo do ano letivo 2012/2013 Ao longo do ano letivo 2012/2013 (de acordo com as necessidades) Trimestral Encontros Pedagógicos

Alicerces Avaliação do Projeto A avaliação do projeto, realizada pelos respetivos intervenientes, será sustentada na interseção dos dados relativos aos resultados escolares dos alunos, com os instrumentos de avaliação recolhidos, aquando das sessões de acompanhamento e de reflexão (reuniões de conselho de docentes, de departamento, de formação e encontros pedagógicos).