Alicerces Ano Letivo 2012/2013
Alicerces Identificação do problema - Avaliação Externa - 2011/2012 Matemática - Taxa de sucesso - 44%; - Média nacional - 53,9%. Língua Portuguesa - Taxa de sucesso - 80%; - Média nacional 66,7%.
Alicerces Avaliação Interna – Análise dos Resultados Escolares A partir da análise efetuada, conclui-se que os resultados de menor sucesso incidem na área de Língua Portuguesa e Matemática, no 2.º ano de escolaridade. Este foi o único ano onde não foi possível cumprir as metas do Programa de Educação 2015, definidas pelo Agrupamento.
Alicerces Público-alvo Alunos e Professores das Turmas que integrem o projeto no ano letivo 2012/13.
Alicerces Objetivos Melhorar as taxas de sucesso; Reduzir a percentagem de Planos de Recuperação e de Planos de Acompanhamento; Melhorar as taxas de sucesso estabelecidas no âmbito do programa Educação 2015; Permitir que todos os alunos, independentemente do ano de escolaridade que frequentam e/ou idade, desenvolvam o máximo do seu potencial de aprendizagem, através de uma reorganização dos tempos letivos e de uma organização flexível dos grupos turma;
Alicerces Estratégias de Ação Agenda semanal comum Matemática – 8h Língua Portuguesa – 7h30m Estudo do Meio – 5h Expressões Artísticas – 1h Expressão Físico Motoras – 1h Apoio ao Estudo – Trabalho de reforço exclusivo nas seguintes áreas: Matemática – 3.º e 4.ºanos Língua Portuguesa – 1.º e 2.ºanos
Alicerces Funcionamento dos grupos
Alicerces Funcionamento dos grupos O projeto baseia-se na constituição de um grande grupo e na sua consequente reorganização flexível, tendo em conta o nível de conhecimentos e os objetivos de aprendizagem a atingir; Os grupos de alunos serão mais homogéneos ao nível do conhecimento, permitindo recuperar aprendizagens e igualmente trabalhar a excelência; Existirá uma avaliação diagnóstica nas disciplinas intervencionadas. Após esta fase os alunos são agrupados de acordo com o nível de conhecimentos aferidos; Esta dinâmica de sala de aula terá uma frequência bissemanal (3.ª feira – Língua Portuguesa e 5.ª feira - Matemática) durante o primeiro período. No 2.º e 3.º períodos, passará a ter uma frequência diária (2.ª, 4.ª e 6.ª – Matemática e 3.ª e 5.ª – Língua Portuguesa).
Alicerces Acompanhamento do Projeto Intervenientes O acompanhamento da implementação/desenvolvimento do projeto pelos seus coordenadores, realizar-se-á através de: Visitas regulares às escolas; Registo de testemunhos dos vários intervenientes no projeto; Reuniões de conselho de docentes e reuniões de departamento de 1.º ciclo; Formação (partilha e reflexão sobre as práticas); Encontros Pedagógicos Trimestrais.
Alicerces Calendarização junho de 2012 julho de 2012 setembro de 2012 Conceção do Projeto Apresentação do projeto a Conselho Pedagógico/ Conselho Geral Apresentação do projeto aos docentes Apresentação do projeto aos EE Formação Monitorização Avaliação junho de 2012 julho de 2012 setembro de 2012 Início do ano letivo 2012/2013 Ao longo do ano letivo 2012/2013 Ao longo do ano letivo 2012/2013 (de acordo com as necessidades) Trimestral Encontros Pedagógicos
Alicerces Avaliação do Projeto A avaliação do projeto, realizada pelos respetivos intervenientes, será sustentada na interseção dos dados relativos aos resultados escolares dos alunos, com os instrumentos de avaliação recolhidos, aquando das sessões de acompanhamento e de reflexão (reuniões de conselho de docentes, de departamento, de formação e encontros pedagógicos).