Normas, classificação e codificação em Informática Médica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
3 Paradigmas e Linguagens de Programação
SPTDT REUNIÃO CLÍNICA ABRIL
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Simplicidade e Clareza Algumas notas sobre o Portal do Cidadão Jorge Fernandes Programa ACESSO Nov.2003.
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Universidade Federal de Pelotas
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Embase é uma base de dados internacional, conhecida por sua extensa cobertura da literatura biomédica e de drogas, produzida pela Elsevier. Com mais de.
Diabetes Mellitus Diabetes Mellitus.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Resumos e descritores: o cartão de visita do artigo
Sistemas de Apoio à Decisão Clínica
Normas de tratamento médico agudo de traumatismos cerebrais graves em lactentes, crianças e adolescentes Versão Portuguesa: Carla Meireles, MD José M.
ALUNAS: Edilaine Cristina Lopes Talita Cristine Brito
Priscilla Koppe Edson José Pacheco Percy Nohama Stefan Schulz
Realização do teste para a infecção VIH Linhas de Orientação Henrique Barros.
Gina Rafael 10ªs Jornadas PORBASE Maio 2006 Biblioteca Nacional
A Enfermagem na Era da Informática
Sistemas de Informação para a Saúde Mod.AFTEBI.P-009.rev03.
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID)
Políticas de Backup FATEC – Americana
Programa de Educação Médica Continuada Delegacia de Jaú
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
O que são dados? É todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. São uma representação dos factos, conceitos.
Wilton Carlos Souza Barros Junior
Design Patterns / Acesso ao banco de dados (java.sql)
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
DOENÇAS INFECCIOSAS DO CORAÇÃO
Pesquisa em bases de dados na área da saúde
Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2013 – 2014 Consulta Pública Maio de 2013.
DICOM Activities - BRAZIL Alair Santos – CBR ( Brazilian College of Radiology) Nikko – 18/4/2012.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Medicina e Instituto de Psiquiatria da UFRJ Guia Latino- Americano de Diagnóstico Psiquiátrico: Uma.
Indicadores hospitalares - usos e abusos
Adenomegalias em pediatria: o que fazer?
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Controle de Infecção Hospitalar
Abordagem do Doente em Medicina Física e de Reabilitação Princípios Gerais da Especialidade Pedro Soares Branco Unidade de Ensino de Medicina Física e.
Principais Normas Regulamentadoras
Ontologias Biológicas para Endemias Stefan Schulz Grupo de Informática Médica Universidade de Freiburg (Alemanha) Recife 1 / 11 / 07 Freiburg Recife.
CONDUTA EXPECTANTE NO PNEUMOTÓRAX EM NEONATOS SOB VENTILAÇÃO
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Laboratório de Programação
Influenza / Gripe → DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO (CID-10: J.09 a J.11)
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Classificação das doenças Mentais
Terapêutica medicamentosa. Revisão Sistemática  As revisões sistemáticas sintetizam informação de uma pesquisa primária existente.  Revisões bem conseguidas.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Sistemas de Informação
Formulários.
Sistema de Faturamento Eletrônico
sistemas de informação
Definição de Diagnóstico “Em medicina, DIAGNOSTICAR sempre foi reconhecer a natureza de um transtorno ou enfermidade através de seus sintomas, sinais,
Conteúdo programático
Segurança do Doente num Departamento de Imagem Médica
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE Uma experiência em Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro.
Programa de Pós-Graduação em Medicina (Ciências Cirúrgicas) Coordenador: Prof. Dr. Alberto Schanaider.
Definição de papéis de trabalho
RASTREIOS DE MASSA (SCREENING). EXAME ESPECÍFICO DOS MEMBROS DE UMA POPULAÇÃO, DESTINADO A IDENTIFICAR OS FACTORES DE RISCO OU DOENÇA NUMA FASE PRÉ- SINTOMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Normas, classificação e codificação em Informática Médica Abril 2005

Exemplos de normas ... são possíveis devido à normalização o uso internacional da língua inglesa a gasolina e o gasóleo que se vendem em todo o mundo a aspirina e a penicilina o sistema de ficheiros de Windows ... são possíveis devido à normalização

Motivação “The nice thing about standards is that there are so many of them to choose from” Andrew Tanenbaum

Multiplicidade Exemplos de multiplicidade de normas temperaturas em ºC e em ºF medidas em polegadas e em centímetros, em milhas e em quilómetros pesos em onças e em gramas electrodomésticos de 110V e de 220V vídeos em sistemas VHS, S-Vídeo, PAL-SECAM, NTSC ICD-9-CM, SNOMED, CPT, ICPC, RCC, DSM, ... ... ...

Objectivos Normas Classificação Necessidade de normas Tipo de normas Conceito de classificação Tipos de classificação Codificação Dificuldades com codificação

Folha de Urgência

Necessidade de Normas Conjuntos de procedimentos e regras onde se especificam processos e formatos com o objectivo de levar a cabo uma tarefa. Quando aplicadas às tecnologias de informação permitem aos vários intervenientes a comunicação de dados. As normas são necessárias para trabalho de interligação, portabilidade e reutilização.

Objectivos das normas informatização eficiente dos SI diminuição do volume de armazenamento facilitação da comunicação de dados: entre profissionais entre sistemas emissão automática de relatórios favorecimento da pesquisa de informação

Informações a transmitir

Características / Finalidades das Normas para uso comum ou repetido para se atingir o grau óptimo de ordem procedimentos e regras, processos e formatos com o objectivo de levar a cabo uma tarefa baseadas em resultados consolidados da ciência, tecnologia e experiência promoção dos melhores benefícios para a comunidade

Tipos de normas em Inf. Médica ad hoc de facto governamentais de consenso de estrutura da informação (campos) da linguagem utilizada (conteúdo)

Exemplos de normas (1) de orientação clínica: critérios de internamento de doentes com diabetes definição de caso e de resistência aos antibióticos em tuberculose lista das doença profissionais lista de doenças de declaração obrigatória de linguagem: ICD (WHO), UMLS (NLM), SNOMED (CAP)

Exemplos de normas (2) de estruturação de documentos clínicos: para preenchimento da Folha Admissão e Alta para a organização do processo clínico para a classificação de doentes internados em GDHs para codificação pela CID-9-MC para a realização de auditorias de qualidade para avaliação de sistemas de vigilância em saúde pública

Classificação

Classificação estabelecimento duma ordenação ou "arrumação": por exemplo, gripe e pneumonia são doenças pulmonares descrição ou codificação dum objecto utilizando códigos ou termos que designam conceitos numa classificação dentro dum determinado domínio: diagnósticos; procedimentos; causas externas; ... de acordo com determinados aspectos: os eixos de classificação topografia etiologia: infecção; neoplasia; lesão traumática morfologia alteração da função

Classificação e Codificação Thesaurus - listas de termos utilizados num determinado domínio; podem incluir sinónimos. Vocabulário - controlado (thesaurus restrito). Nomenclatura códigos atribuídos a conceitos; os conceitos podem ser combinados de acordo com regras de modo a formar conceitos mais complexos; utilizada na emissão de relatórios de exames (radiologia), notas de alta (SNOP; SNOMED). Codificação - inclusão dum objecto ou caso numa classe ou conjunto de classes, cada uma das quais tem um código. Taxionomia - estudo teórico da classificação.   Nosologia - ciência da classificação das doenças.

Classificações no domínio médico (1) ICPC: International Classification of Primary Care (WONCA) DSM: Diagnostic and Statistical Manual for Mental Disorders (APA) SNOMED: Systematized Nomenclature of Human and Veterinary Medicine (CAP) ICD-O: International Classification of Diseases for Oncology CPT: Current Procedural Terminology (AMA) ICPM: International Classification of Procedures in Medicine (WHO)

Classificações no domínio médico (2) RCC: Read Clinical Classification (NHSIA) ATC: Anatomic Therapeutical Chemical Code MeSH e UMLS: Medical Subject Headings (NLM) DRG: Diagnosis Related Groups (CMS) ARDEN: Arden Syntax for Medical Logic Systems (HL7) Código de Nomenclatura da Ordem dos Médicos (OM) ICD: International Classification of Diseases (WHO)

A família da CID (ICD) Versões ICD-9, ICD-9-CM ICD-10, ICD-10-CM ICD-10-PCS Conteúdo Estrutura dos códigos Códigos 001.00 – 999.99 Códigos V Códigos E Códigos M Fármacos Índices

A família da CID (ICD): índice alfabético

Folha de Admissão e Alta

Folha de Admissão e Alta (3)

FAA: Códigos Diagnósticos e Procedimentos

Dificuldades Registos insuficientes ou ilegíveis Informação sem conceitos identificáveis Informação pré-codificada: abreviaturas, acrónimos, epónimos, etc. Informação não estruturada Contextos desconhecidos do codificador especialidades cirúrgicas, por exemplo Dificuldades subjectivas na abstracção

Abstracção de informação

Codificação no HSJ, ano de 2004 Os 10 diagnósticos principais mais frequentes: V30.00 Criança única nascido viva, s/menção de cesariana, no Hospital (n=1956) 454.9 Varizes das extremidades inferiores, assintomáticas (n=953) 366.19 Formas combinadas ou NCOP de catarata senil (n=871) V30.01 Criança única nascido viva, por cesariana, no Hospital (n=746) 550.90 Hérnia inguinal sem menção obstrução ou gangrena, unilateral (n=569) 434.91 Oclusão de artéria cerebral não especificada, com enfarte cerebral (n=544) 428.0 Insuficiência cardíaca congestiva, não especificada (n=527) 414.01 Aterosclerose de artéria coronária nativa (n=527) 486. Pneumonia devida a microrganismo não especificado (n=524) 540.9 Apendicite aguda sem menção de peritonite

Codificação no HSJ, ano de 2004 Os procedimentos mais frequentes: 90.59 Exame microscópico NCOP do sangue (n=20839) 99.21 Injecção de antibiótico (n=11299) … 13.71 Inserção de prótese intraocular do cristalino sucedendo a extracção de catarata (n=1896) 13.41 Facoemulsificação e aspiração de catarata (n=1890) 38.59 Laqueação e stripping de veias varicosas do membros inferiores (n=1838) 74.1 Cesariana cervical baixa (n=801) 47.09 Apendicectomia NCOP

Codificação no HSJ, ano de 2004 Causas externas mais frequentes E878.8 Reacção anormal a operações ou actos médicos especificados NCOP (n=1425) E888.9 Queda não especificada (n=958) E879.8 Reacção anormal a procedimentos especificados NCOP (n=623) E878.1 Reacção anormal a cirurgia com implantação de dispositivo artificial interno (n=436) E928.9 Acidente não especificado (n=288) E878.2 Reacção anormal a cirurgia com anastomose, bypass, enxerto ou implante natural (n=221) E888.8 Queda não classificável em outra parte (n=211) E849.0 Acidente que ocorreu em casa (n=192)

Necessidade de formulários electrónicos...

LDRG6