Mesa Redonda Corpora e Ensino

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Transcrição da apresentação:

Mesa Redonda Corpora e Ensino Belinda Maia Universidade do Porto

Linguagem Geral e Específico Linguagem Geral = ? Compreensível para a maioria Linguagem Específico = ? Restrito ao utilizador informado A distinção - difícil na prática Corpora geral = normalmente monolingues Corpora paralelos e comparáveis = normalmente restritos a um domínio ou genre

Professores, Alunos, Corpora e ensino das línguas Corpora parecem um recurso óbvio – aos iniciados Mas: Professores e alunos tendem a ser conservadores – especialmente com a tecnologia Computadores, software e corpora têm de ser disponíveis O estudo baseado em corpora – orientado a projectos ou pesquisa

Professores, Alunos, Corpora e ensino das línguas Soluções: Se acesso à tecnologia fôr difícil, o/a professor/a só pode utilizar-lo para criar aulas e exercícios Se acesso à tecnologia fôr possível numa sala de computadores na instituição de ensino, os alunos podem fazer projectos e pesquisa

Professores, Alunos, Corpora e ensino de tradução Ensino de tradução - mais específico em forma e conteúdo A tradução requere pesquisa e a familiarização com vários recursos e referências Situação normal – sala de aula sem computadores +? dicionários Situação ideal – sala de computadores ligados à Internet + dicionários, enciclopedias etc.

Experiência com corpora especializados ‘Do-it-yourself’ corpora Resultaram da procura de soluções on line ‘Disposable’ corpora Reconhecimento de problemas de direitos de autor Corpora especializados como recursos para terminologia

Linguagem especializado factores importantes Léxicos especiais Genres - específicos às culturas Domínios e graus de especialização Conhecimentos do/a tradutor/a Recursos disponíveis Apoio técnico dos especialistas

Licenciatura Corpora e terminologia - possibilidades Ensino de disciplinas como: Introdução à Terminologia Informática aplicada à Tradução Tradução Linguística Contrastiva Ensino de Línguas

Licenciatura Corpora e terminologia – problemas Os professores que ensinam estas disciplinas nem sempre se interessam por corpora Os professores e alunos aceitam mal o uso de computadores O sistema institucional de avaliação favorece exames em vez de pesquisa ou projectos

Mestrado e Pós-Graduação Corpora e terminologia Possibilidades Criação de cursos específicos E.g. Mestrado em Terminologia e Tradução na Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ou cursos em Terminologia Tradução Técnica e Científica Informática e Tradução Cursos de Pós-Graduação e Mestrado exigem avaliação por pesquisa e dissertações

Mestrado e Pós-Graduação Corpora e terminologia Problemas Encontrar professores devidamente qualificados para ensinar os programas Ter apoio informático Ter apoio de especialistas de domínio Criar um espírito de equipa e interdisciplinariedade entre os docentes

O Corpógrafo de LINGUATECA Possibilidades Um conjunto integrado de ferramentas para a pesquisa de corpora, lexicografia, e terminologia – com possibilidades de desenvolvimento para as ciências de informação e gestão de de conhecimentos A estrutura informática para pesquisa e dissertações de mestrado e doutoramento

Internet Corpora Corpora Analysis Terminology Database Text details Text details Text details

O Corpógrafo de LINGUATECA Problemas Embora de utilidade óbvia para todos que já estudaram corpora e terminologia – é demasiado complexo para uso com não iniciados

Conclusões Corpora e ensino requerem Mais aceitação do papél da Informática Mais acesso a computadores na sala de aula Interfaces mais user friendly Mais compreensão do uso da Informática – presente e futuro – na vida do profissional de serviços linguísticos

Conclusões Sem estas mudanças no ambiente de ensino de línguas, em geral, e tradução e terminologia, em particular, o uso de corpora e terminologia vai continuar a ser uma área de pesquisa