Práticas no ensino da língua

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Sindicato dos Professores
Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Curso de Gêneros Textuais
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Língua de escolarização: estudo comparativo
Linhas orientadoras para o ensino da Língua Portuguesa
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
...Para uma oferta relevante e certificada 24de Setembro de 2008 Dinâmicas de inovação no Sistema de Educação e Formação O Sistema Nacional de Qualificação.
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Intervenção psicológica
Orientação para o seminário
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ASC II - 05/061 Grupo de Disciplinas de Arquitectura de Sistemas Computacionais Arquitectura de Computadores Sistemas de Operação Redes de Computadores.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
Análise de Site Sónia Pinto
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
Área de Incidência: ESTRUTURAS INTERMÉDIAS DEPARTAMENTOS
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
A Função do Professor Articulador
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
A formação de professores e o Processo de Bolonha
A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
OFICINA DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA OFICINA DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA Satisfação e Insatisfação Docente.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Replicação Metas Curriculares de Português
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
O que entendemos por teoria e por prática.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

Práticas no ensino da língua Seminário sobre os novos programas de Português para o ensino básico 4/12/07 Práticas no ensino da língua

A de Articulação Inês Sim-Sim

Introdução

Articulação dos programas 1. Com o Currículo Nacional Domínios de aprendizagem (competências) Progressão de aprendizagens entre ciclos Articulação com a Educação Pré-escolar (aprendizagens e domínios de desenvolvimento)

Articulação na formação 2. Nos cursos de formação inicial Licenciatura em Educação Básica, comum a 3 saídas de habilitação para a docência Educação de Infância Prof.do 1º ciclo Prof.do 2º ciclo

Articulação na formação 2. Nos cursos de formação inicial - 30 ECTS em Língua Portuguesa - Que conteúdos? Que articulação com as didácticas específicas?

Articulação na formação 2. Nos cursos de formação inicial (Mestrado profissional) Que formação para a articulação entre ciclos/níveis de escolaridade? Que formação para a mobilidade vertical dos docentes?

Articulação na formação 2. Nos cursos de formação inicial (Mestrado profissional) Que articulação entre didácticas específicas e a prática de ensino supervisionado? Pré-escolar/1º-2º anos de escolaridade 3º/4º e 5º/6º anos de escolaridade

Articulação entre instituições de formação inicial e escolas/agrupamentos No desenvolvimento da Prática de ensino supervisionado No 1º ano de exercício profissional do novo professor No desenvolvimento conjunto de projectos (investigação, intervenção, materiais...) Na promoção conjunta da formação contínua