Composicao Musical Colaborativa Assistida por Computador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Advertisements

Capítulo 2: Camada de Aplicação
CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Criações com base em software
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Peer to Peer Referência:
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
QoS para Realidade Virtual
1 Sistemas Distribuídos - SDI Caracterização de Sistemas Distribuídos. Introdução. Exemplos de Sistemas Distribuídos. Desafios.
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Produção do conhecimento em EAD
Oficina de Pesquisa na Rede
Internet Principais conceitos.
Aula 7: Portais de Noticias
Instrumentos de pesquisa
O RITMO QUE MOVE A SUA EMPRESA
A grande rede mundial de computadores
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Fundada em: 1996 Objetivo: Oferecer a seus clientes ferramentas que contribuem diretamente com os resultados da empresa. Foco: Desenvolvimento de sistemas.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Internet e Educação.
Click to edit Master text styles – Second level Third level – Fourth level » Fifth level 1/16 FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO FEC/UNICAMP.
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
SISTEMA PLAYWEB-V2 AUTOMAÇÃO DE AMBIENTES VIA INTERNET
5.3 Groupware e CSCW - Computer Supported Collaborative Work
ALEXANDRA ALINE VERA.
INICIAR/TODOS OS PROGRAMAS/Windows Movie Maker
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Aula de Apoio aos Feras: Ferramentas dos Laboratórios
Disciplina: Redes de Computadores Professora: Rossana Andrade
Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Introdução Básica à Internet
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA Aula 01 Prof. Henrique Mongelli
Serviços básicos da Internet
Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
Troca de Mensagens Programação concorrente
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE ExercíciosTurma 01/1.
A Internet e Seu Impacto
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Integração de Ferramentas CASE
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
Apresentação do Software
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Tópicos de Sistemas de Informação A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
A música e a voz A música e a voz © 2001 Wilson de Pádua Paula Filho.
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
SiNaDiM Um sistema nacional de distribuição de músicas.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Equipe ADA Recife, 2003 Projeto de Desenvolvimento de Software Profs. Hermano Perrelli e Jacques Robin MARCO ZERO Equipe ADA Francisco De A. M. Valadares.
Web e suas Ferramentas.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Transcrição da apresentação:

Composicao Musical Colaborativa Assistida por Computador Joao Paulo Rolim (jpcr@cin.ufpe.br)

Composição Colaborativa Varias pessoas trabalhando em conjunto na concepção de um único artefato. Autor concebe a obra, registrando-a em uma notação simbólica conhecida. O autor troca idéias com outras pessoas em um ambiente que de suporte ao tipo de interação requerida pelo grupo (carta, telefone, emessaging, emails, skype). Tecnologia contribui para criacao Uso de computadores Computadores em rede

Composição Colaborativa Exemplos Re:Combo http://www.manguebit.org.br/recombo/ Graphic Jam http://www.artcontext.org/jam/jam/jam.html Fig recombo

Composicao Musical Colaborativa Paradigmas na Composicao Musical Colaborativa

Co-Located Musical Composition Composicao de musica em um mesmo local fisico. Interacao em tempo real Sincronismo Suporte a vários tipos e instancias de instrumentos.

Co-Located Musical Composition Rede local Latency The League of Automatic Music Composers (Jim Horton, John Bischoff, e Rich Gold 1977) Reactable (Jorda et al. 2005) (video)

Music Composition Support System Sistemas que provêem mecanismos de troca de informações musicais em meio a rede de comunicacao. Ex: troca de arquivos MIDI atraves de emails. Provenientes do uso da Internet como meio de comunicacao entre os compositores. NetJam (Latta, C., 1991) – producao assincrona de musicas por email.

Music Composition Support System On-line Studios Troca de mensagens em tempo real – Jam sessions. Permite que usuarios estejam em lugares geograficos diferentes. Transferencias sincronas e assincronas de informacoes. ResRocket Surfer (Moller et al. 1994) Orpheus (CIn) eJamming (2005) (video)

Remote Music Performance Sistemas que permitem performances ao vivo de artistas em pontos geograficamente separados. Streamming de audio e video. MIDI Broadband Internet 2 Clockwork Tower Concert, The Hub (1987) Em 2000, performance ao vivo da The McGill Jazz Orchestra em Montreal, sendo mixado por engenheiros de som localizados em um teatro na California.

Shared Environments Colaboração síncrona. Vários usuários Espaço compartilhado entre os usuários Usuario atua como um performista ou como parte da audiencia Permite a manipulacao e modificacao de sons ou musicas.

Shared Environments Webdrum (run) Eternal Network Piece (run) Varios usuarios podem editar um mesmo padrao de bateria enquanto escutam o resultado final. Eternal Network Piece (run) Instrumento experimental que permite a interacao dos usuarios para modificacao do som

Shared Environments SpotSounds (run) Colaboração on-line síncrona Ações dos usuários são repassadas para todos os peers conectados Sem trafego de audio Repositório de sons compartilhado

Shared Environments Radio Re:Combo (run) Colaboração on-line assíncrona Chats entre os participantes conectados Composição off-line Sequencias de Loop podem ser salvas localmente Live performance Loops enviados a um servidor que os colocava em uma lista para executa-los

Future Work SpotRadio Criacao de musicas pela manipulacao de arquivos distribuidos na Internet. Colaboração on-line síncrona com suporte a interacoes assíncronas. Usuários conectados compartilham o mesmo workspace Ações visualizadas por todos Chats Status de presença de usuário em um grupo blackboards

Future Work SpotRadio (cont.) Repositório centralizado Sons atualizados sob demanda Samples e musicas persistidos em um repositorio remoto Lista de repositorios indicada pelo usuario Sincronização via internet Diff entre arquivos de musica, controle de alteracoes Permite que apenas um trecho(sample ou loop) da musica seja atualizado