Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Aplicações e Desafios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
CARACTERIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MECANISMOS DE RESILIÊNCIA A ATAQUES Alex Borges Outubro de
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Metodologia Científica e Tecnológica
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Rganização de Computadores Melhorias de Desempenho com Pipelines Capítulo 6 – Patterson & Hennessy Organização de Computadores Melhorias de Desempenho.
FUNÇÃO MODULAR.
Escoamento em Condutos Livres AULAS 6, 7 e 8
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
Mecânica dos Sólidos não Linear
Iluminação e FotoRealismo: R adiosidade Luís Paulo Peixoto dos Santos
Iluminação e FotoRealismo
BI-DIRECTIONAL PATH TRACING
Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade
Iluminação e FotoRealismo: Ray Tracing Distribuído Luís Paulo Peixoto dos Santos
An Improved Illumination Model for Shaded Display
Iluminação e FotoRealismo
Iluminação e FotoRealismo: Ray Tracing Distribuído Luís Paulo Peixoto dos Santos
Iluminação e FotoRealismo: BRDF e Equação de Rendering
Computação Gráfica Iluminação.
Provas de Concursos Anteriores
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Criação de objetos da AD 1Luis Rodrigues e Claudia Luz.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
ESTATÍSTICA.
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Ray Tracing Anderson Tavares Bacharelado em Ciência da Computação
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Resolução de sistemas de equações lineares
Rio Verde - Goiás - Brasil
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
1 Iluminação Global Rodrigo de Toledo UFRJ, CG1,
Mapeamento de Textura: Aspectos Gerais
PSI 5789 Conceitos Avançados de Síntese de Imagens Marcio Lobo Netto LSI - PEE - EPUSP Universidade.
Transcrição da apresentação:

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Aplicações e Desafios Luís Paulo Peixoto dos Santos Abril, 2005

Síntese de Imagens por Computador Objectivo A partir de uma descrição geométrica de um mundo pretende-se sintetizar uma imagem correspondente a esse mundo observado a partir de determinado ponto. Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: O modelo de iluminação O modelo de iluminação utilizado influencia a qualidade da imagem final: este determina quais os fenómenos relacionados com o transporte da luz que são incluídos no processo de síntese. Os modelos de iluminação mais simples incluem pouquíssimos efeitos relacionados com a luz: Iluminação local: apenas a interacção de cada objecto com as fontes de luz é considerada (luz directa) Iluminação global: o efeito da luz reflectida por outros objectos (que não as fontes de luz) também é considerado para calcular a iluminação de cada ponto. Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: Iluminação local Os modelos de iluminação local consideram apenas a iluminação directa: Interacção entre cada objecto e as fontes de luz Fenómenos resultantes da interacção entre objectos são ignorados: Sombras Reflexão especular (ex.: espelhos) Transmissão especular (ex.: vidros) Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: Iluminação local [Foley90] Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: Iluminação Global Na iluminação de cada ponto é incluída, além da componente directa, a luz reflectida ou transmitida por outros objectos que não as fontes de luz. Observador Directa Indirecta Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: Iluminação Global – Sombras [Peter Milner, AccuRender3] Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: Iluminação Global – Reflexão Especular [Greg Ward, Radiance] Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: Iluminação Global – Transmissão Especular [Graeme Watt, Radiance] Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: Iluminação Global – Transmissão Especular e Refracção [Radiance] Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens: correcção física vs. fotorealismo No processo de síntese de imagens são muitas vezes usados modelos de iluminação empíricos que produzem imagens foto-realistas, mas que não correspondem ao que seria realmente visto se aquele mundo existisse! [Gilles Tran, POVRay] Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas Objectivo “… desenvolver modelos de iluminação baseados na física e processos de visualização perceptuais que produzam imagens sintéticas visual e/ou mensuravelmente indistinguíveis e imagens do mundo real…”. [Greenberg, 1997] Estas imagens podem ser usadas de forma preditiva, em oposição a imagens que apenas têm um grande impacto visual. Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas Os modelos de iluminação e os mecanismos de transporte de luz utilizados para sintetizar estas imagens devem ser fisicamente correctos, não podendo utilizar aproximações empíricas. Todas as grandezas utilizadas na modelação do mundo virtual, devem ser grandezas físicas. A síntese de imagens fisicamente correctas é, portanto, uma simulação de um processo físico. Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Aplicações Arqueologia Arquitectura Engenharia da Iluminação Publicidade e Marketing Simuladores Cinema Jogos para Computador Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Aplicações - Arqueologia [Temple of Kalabsha, V. Sundstedt, P. Ledda, A. Chalmers, Univ. of Bristol] Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Aplicações - Arquitectura [London Underground Control Centre, A. Sedgwick, S. Walker, O. Arup, Radiance] Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Aplicações – Engenharia da Iluminação Linhas de iso-luminância Imagem original [Greg Ward, Radiance] Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Ray tracing Turner Whitted, Agosto 1979 Baseado em métodos já usados na Física Óptica, este algoritmo engloba de uma forma elegante sombras, reflexões e transmissões especulares. Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Radiosidade Goral, Torrance and Greenberg, 1984 Simula as interreflexões difusas, assumindo que todos os materiais são reflectores difusos perfeitos. Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica A radiosidade simula o “color bleeding” Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Ray Tracing Distribuído Cook, Porter and Torrance, 1984 Suaviza os resultados do ray tracing, permitindo simular reflexões glossy, sombras suaves, translucência, motion blur e profundidade de campo. Ray tracing clássico Reflexões glossy Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Ray Tracing Distribuído Cook, Porter and Torrance, 1984 Ray tracing clássico Sombras suaves Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Ray Tracing Distribuído Cook, Porter and Torrance, 1984 Ray tracing clássico Translucência Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Ray Tracing Distribuído Cook, Porter and Torrance, 1984 Motion blur Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Ray Tracing Distribuído Cook, Porter and Torrance, 1984 Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Equação de rendering e path tracing Kajiya, 1986 A equação de rendering descreve matematicamente o transporte da luz, permitindo o aparecimento de novos algoritmos que tentam obter uma solução aproximada para o integral. Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Path tracing Kajiya, 1986 Aproximação estocástica à solução da equação de rendering, que é capaz de seguir todos os caminhos da luz: fenómenos especulares, difusos e cáusticas. Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Photon Mapping Henrik Wann Jensen, 1996 Aproximação estocástica à solução da equação de rendering, que permite calcular cáusticas, interreflexões difusas, meios participativos (ex.: fumo, nevoeiro), etc., de uma forma muito mais rápida do que o path tracing. Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Photon Mapping – Iluminação Global Henrik Wann Jensen, 1996 Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Photon Mapping – Cáusticas Henrik Wann Jensen, 1996 Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Photon Mapping – Cáusticas e Meios Participativos Henrik Wann Jensen, 1996 Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Photon Mapping – Meios Participativos Henrik Wann Jensen, 1996 Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Dispersão da Luz Henrik Wann Jensen, 2001 Departamento de Informática Universidade do Minho

Iluminação Global: Evolução Histórica Dispersão da Luz Henrik Wann Jensen, 2001 Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Desafios Este é um processo computacionalmente muito exigente; A síntese de cada imagem requer um elevado tempo de computação O tempo de rendering inviabiliza a utilização em contextos interactivos, onde se exigem de 10 a 30 imagens por segundo (100 a 33 ms por imagem) Exemplo: o filme SHREK exigiu 10 milhões de horas de rendering Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Optimizações As abordagens à resolução deste problema têm passado por: Algoritmos mais eficientes Computação Paralela Coprocessadores gráficos Rendering progressivo Rendering selectivo Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Computação Paralela O processo de síntese é distribuído por várias máquinas Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Computação Paralela Limitações nas acelerações devido a custos de: Comunicações e sincronização Repetição de trabalho Gestão do paralelismo Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: CoProcessadores Gráficos As placas gráficas são coprocessadores gráficos que podem ser usados para acelerar partes do processo de síntese Modelo de computação diferente do associado aos CPUs Grande evolução nos últimos anos, tanto ao nível do desempenho, como funcionalmente Existem ray tracers, com modelos de iluminação simplificados a correr na placa gráfica http://www.gpgpu.org Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Rendering progressivo Síntese de imagens progressivamente com maior qualidade: os resultados iniciais, mais grosseiros, podem ser imediatamente apresentados ao utilizador Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Rendering selectivo As regiões da imagem mais relevantes para o observador são sintetizadas com maior qualidade A restante imagem pode ser sintetizada com parâmetros de qualidade inferior, requerendo menor tempo de execução Esta abordagem apoia-se em limitações do Sistema Visual Humano, que tem tendência para se concentrar apenas em alguns aspectos das imagens que lhe são apresentadas Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Rendering selectivo Saliency maps Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Rendering selectivo Task Maps Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Rendering selectivo Alan Chalmers, Universidade de Bristol Departamento de Informática Universidade do Minho

Síntese de Imagens Fisicamente Correctas: Rendering selectivo Alan Chalmers, Universidade de Bristol Departamento de Informática Universidade do Minho