Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Visão Global do Projecto
Apresentando.
Visão Global do Projecto
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
e-Learning Perspectivas e Tendências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Universidade de Aveiro
Tecnologias de Informação --- Apresentação. Âmbito da disciplina objectivos da disciplina Organização e desenvolvimento Conteúdos programáticos Horário.
Concepção Centrada no Utilizador 5ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Sistema Web para Departamentos
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Apresentação do Curso Prof. Cesar da Costa 1.a Aula.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Relatório de uma visita de Estudo
PROJECTO TERRANOVA João Bem | Nelson Pires | Pedro Costa | Rui Martins | Sara Marques º Ano | NTC.
PROJECTO TERRANOVA º Ano | NTC
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Plataforma de Ensino a Distância
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
Introdução INTRODUÇÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Webdesigner O Que é?? O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Cristina Silva e Sandra Santos Orientadores: Eng. Vasco Miranda Mestre António José Marques Disciplina de Seminário do 5º Ano de Eng. Informática – 2006/2007.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Introdução à Informática Assunto: Wordpress Professor: André Moraes Aluno: Bruna Lais Zuge Pelotas,
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Cursos em eLearning Características de um Curso 4 Organização da informação em cada página - por.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:
Instituto A Vez do Mestre
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
UFPE – Centro de Informática CASE Comunidade para Análise de Software Educativo
Escola Secundária de Monserrate
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
Software Seguro Aula 2. Telefone (11) Atendimento São Paulo São Caetano do Sul Gerente de Projetos da holding.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem Pedro Henriques Sandra Lopes

CONTEXTO Perfil do aluno actual: Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Conclusão Perfil do aluno actual: utiliza a Internet como ferramenta preferencial para adquirir conhecimento; procura informação o mais organizada e relacionada possível; aposta na auto-aprendizagem; só utiliza o site da disciplina se este lhe fornecer informação relevante. Perfil do professor actual: preocupa-se com a estrutura e conteúdo do site da disciplina; automatiza a sua construção; dinamiza o seu conteúdo;

CONTEXTO Porém… o aluno actual: valoriza a interactividade; Mas… Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão Porém… o aluno actual: valoriza a interactividade; Mas… o professor actual: preocupa-se pouco com a interacção.

MOTIVAÇÃO Propor um sistema: Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão Propor um sistema: que através da extensão da base de dados, que suporta o site, permita a construção do Mapa de Conceitos Decorado da disciplina; que permita incluir no site da disciplina um navegador sobre o respectivo Mapa de Conceitos Decorado; de modo a propiciar uma construção de conhecimento mais significativa.

A PROPOSTA Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão Site da disciplina Programa Plano de Aulas Recurso Informação Planificação Programa Plano de Aulas Recurso Informação Novo Site Docente Aluno Administração

ARQUITECTURA DO SISTEMA Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão Gestor MC/MCD Plano Aulas Editor/Decorador MC BD Conceitos Associações Recursos Cursos Disciplinas Unidades Aulas Turnos Sumários Navegador do MCD FO BO

SITE DA DISCIPLINA Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

SITE DA DISCIPLINA Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

NAVEGADOR CONCEPTUAL Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

NAVEGADOR CONCEPTUAL Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

NAVEGADOR CONCEPTUAL Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

NAVEGADOR CONCEPTUAL Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão

AVALIAÇÃO DE USABILIDADE Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão Foi feita uma avaliação heurística do protótipo, em ambiente experimental, por professores do Ensino Básico, Secundário e Superior e um especialista em IHC.

AVALIAÇÃO DE USABILIDADE Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão As guidelines heurísticas formam definidas com base nos seguintes aspectos que nos pareceram mais relevantes para aferir a usabilidade do sistema: facilidade de aprendizagem; facilidade de utilização; eficiência; flexibilidade; eficácia. O que conduziu a um guião com 21 itens.

AVALIAÇÃO DE USABILIDADE Contexto Motivação A Proposta Arquitectura do Sistema Site da disciplina Navegador Conceptual Avaliação de Usabilidade Conclusão Os resultados da avaliação heurística mostraram boa receptividade ao método de trabalho proposto o que veio confirmar a aceitabilidade e a utilidade em que acreditávamos.

F L U X O D E T R A B A L H O

Menu Documentos

Menu Documentos

Menu Documentos

Menu Documentos

Menu Documentos

Menu Documentos

Tecnologia usada na implementação: Bases de dados em MySql; SISTEMA NAVMAP Tecnologia usada na implementação: Bases de dados em MySql; Páginas web dinâmicas em PHP; XML e XSL.