COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Etnográfico Texto inicial de: Cristiane Rodrigues da Silva
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
As categorias do jornalismo
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A presença do jornal na escola A atual perspectiva da ANJ.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Orientação do Artigo Interdisciplinar
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Tópicos Especiais em Comunicação II
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
R.B. Informação com opinião
PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Profa
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Professora: Rosana Santos
Rotina na Alfabetização:
CRÔNICAS.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Tipos de Tutoria.
Desenvolvimento de Pessoas
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
A Mídia e suas diversas faces
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos Educação Física – Licenciatura e Bacharelado Laboratório de Produção de Texto.
EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Arquidiocese de Brasília
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Jornal como Recurso Didático
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO LINGUAGEM E ELEMENTOS DE COESÃO Prof.ª Dr.ª Marli Hatje CEFD- UFSM.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Programação – Quando é onde...
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Produção de Texto SARESP 2011
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Redigindo a opinião do grupo.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Capitalismo e suas influências
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Crítica de Mídia Profª. Ms. Elaine Javorski. Técnica de Jornal e Periódico Luiz Amaral.
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Técnica de Redação em AI
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Dicas para entrevistas
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM Profª Drª Marli Hatje E-mail: hatjehammes@yahoo.com.br

Surge no Brasil para orientar e explicar melhor alguns fatos noticiados; Veio quebrar o monopólio do editorial; provém do jornalismo norte-americano; é produzido em cima dos fatos que estão acontecendo, vem junto com a notícia (por isso podem ocorrer prognósticos não confirmáveis)

o comentário explica as notícias, seu alcance, suas circunstâncias, suas conseqüências. Nem sempre o comentarista emite uma opinião explícita. Seu julgamento é percebido pelo raciocínio que utiliza, pelos rumos de sua argumentação.

Característica inerente do comentário é a sua continuidade; raramente o comentário é conclusivo; as conclusões emergem naturalmente como conseqüência dos julgamentos anteriores; o comentário requer especialização, por que comentar pressupõe dados concretos e referencial analítico.

CARACTERÍSTICAS DO COMENTARISTA Pessoa com vasta experiência no assunto e que acompanha os fatos profundamente; observadora privilegiada, com grande capacidade para esclarecer/elucidar fatos; com boa bagagem cultural; respeita a credibilidade das fontes e dos receptores

PROPOSTAS DO COMENTÁRIO O comentário está vinculado à realidade; É produzido em cima dos fatos, pois acompanha a notícia; O comentarista ajuda seu público a entender as mutações a que estão sujeita os fatos.

Documentação de um fato Crítica de uma situação TIPOS DE COMENTÁRIO Análise de um problema Documentação de um fato Crítica de uma situação

ANÁLISE DE UM PROBLEMA Como o próprio nome diz, faz a análise de um determinado problema ou de determinada situação; Visando também o lado humorístico e irônico.

DOCUMENTAÇÃO DE UM FATO Tem como característica reunir informações escritas, acumuladas numa séria sucessivas de anotações, que dizem respeito a uma organização ou indivíduo e assume característica de documento. O conjunto dos documentos passa a constituir a documentação, com fins comerciais, industriais, jurídicos, escolares, etc.

CRÍTICA DE UMA SITUAÇÃO É um texto sobre determinado tema, geralmente da esfera artística ou cultural, com o propósito de informar o leitor sob uma perspectiva não só descritiva, mas também de avaliação.

MAPAS Na seqüência há três “mapas mentais”, com o objetivo de facilitar a organização de material para elaborar um comentário sobre três diferentes temas. Elabore três notícias, uma de cada assunto, e depois escolha um deles e junte todas as informações necessárias para realizar um comentário: Assuntos propostos nos mapas: - Equipes multiprofissionais na área do esporte (qual a importância?); - Curso de Educação Física (situação dos cursos no País, Estado e em Santa Maria) - Jogos Olímpicos (2016 – o que representam ao Brasil?)

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EQUIPE PROFISSIONAL DE FUTEBOL MAPA DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA COMUNICAÇÃO/ MARKETING EQUIPE PROFISSIONAL DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE E.F MÉDICO ESTILISTA NUTRICIONISTA PSICÓLOGO ADMINISTRADOR

INTERDISCIPLINAR POR EDITORIA MAPA DE ANÁLISE INTERDISCIPLINAR POR EDITORIA POLÍCIA JOGOS OLÍMPICOS ESPORTE ECONOMIA CIDADE EDUCAÇÃO CULTURA TURISMO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MAPA DE CURSO D.A LAB. INFORMÁTICA BIBLIOTECA CORPO DOCENTE PPC INFRA-ESTRUTURA SERVIÇOS PRESTADOS PESQUISA/ EXTENSÃO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RECOMENDAÇÕES - Acesse o Blog www.ufsm.br/comefe e assista ao Video 4: Comentário de Rachel Sheherazade sobre o Carnaval http://www.youtube.com/watch?v=oLmFQxsMbN4 - Acompanhe programas de rádio e TV e observe, atentamente, a notícia e/ou reportagem, bem como o comentário feito por profissionais do veículo. - Escolha uma notícia veiculada em qualquer mídia e elabore um comentário sobre o assunto.