Tecnologias no Ensino Marcos Alexandre Barros
Retro projetor
Produção textual Aproveitamento das Transparências O aluno como construtor das suas transparências Estimular a verbalização nos alunos Trabalho com escalas (matemática, geografia, química,etc) Recurso de iluminação nas apresentações culturais
Aparelho de som
Ensinar a ouvir Estimular a gravação Banco de Músicas para o Ensino de Ciências/Química Elaboração de Paródias com temas científicos Estimular o uso do microfone desde as séries iniciais Uso dos comercias das emissoras de rádio
Televisão
Exercício de Observação Propagandas Comerciais Cursos à distância Tv Digital Tv com Internet
Vídeo, DVD e Filmadora
Produção de vídeos nas escolas Utilização dos vídeos não didáticos Utilização de trechos de filmes Criação de uma videoteca
Câmera Fotográfica
Fotografia como Troféu Fascinação pela fotografia Leitura visual Leitura da realidade Registros do cotidiano
Computador
Construção de ambientes virtuais Mídias Sociais Programas educacionais (softwares) Pesquisa Comunicação Virtual
Celular
Uso de calendários. Quizzes. Simulações. Jogos. Podcasting. Mensagens instantâneas (SMS). Vídeos. Fotografias.
Construção de dicionário personalizado Escrita de microcontos em grupo Escrita de haikais Notas e apontamentos Tweets Provérbios Advinhações Microbiografias
Criação de poemas por SMS Redução e ampliação de textos Produção de textos até 600 caracteres Google Docs Foto e texto em seguida Podcasts Produção de Quizzes ( Fotos e vídeos SMS
Tablet
Extensão de Cursos Formais. Visitas a museus e espaços científicos. Dispositivo computacional móvel para execução de tarefas. Anotação de idéias. Consulta de informações via internet.