Dissertação de Mestrado Aluno: Rinaldo Meira Lins Neto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Introdução a Eng.ª de Tráfego
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Análise de Casos de Uso.
Dispositivos lógicos programáveis (DLP)
Software Básico Silvio Fernandes
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Metodologia Científica e Tecnológica
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Aula 5 : Sinalização Horizontal
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Agente Explorador do Mundo Wumpus By Ana Cristina, Ioram e Leonardo.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Engenharia de Requisitos
Introdução à Modelagem Conceitual 1. Conceitos Básicos
Auditoria de Segurança da Informação
Organização Política e Administrativa
Dissertação de Mestrado Aluno: Rinaldo Meira Lins Neto
Objetivo Propor a criação de um ambiente computacional robusto, seguro e auditável, que utilize para a gestão e controle dos jogos todos os benefícios.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
Business Intelligence SAP Disclosure Management
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Monitoria GDI Aula Prática
Monitoramento de logs e registros de sistemas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
e-Hora Marcada Sistema de Agendamento de Expedições
DFD – Data Flow Diagram Diagrama de Fluxo de Dados
XVIII Seminário Nacional sobre Segurança
Aplicando tecnologias semânticas ao Balanced Scorecard
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
Salas de Matemática.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Prof. Alexandre Vasconcelos
Ritornello Um Framework para Representação de Conhecimento Musical
IF696 - Integração de Dados e DW
1.
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Técnicas de Modelagem para Aplicações em Computação Gráfica
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
WMS Stock Locator Apresentação dos módulos padrões do WMS Stock Locator Sistema Gerenciador de Materiais.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Rio Verde - Goiás - Brasil
MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
1 AZ Vertical Security Especialista em Soluções de Segurança Com mais de 20 anos de mercado.
Estrutura Administrativa
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Profª. Patrícia Barreto
Legislação Tributária
Transcrição da apresentação:

Investigação de um Ambiente Computacional para Gestão de jogos multimodais Dissertação de Mestrado Aluno: Rinaldo Meira Lins Neto Orientador: Edson Costa de Barros Carvalho Curso: Ciência da Computação Recife, Abril/2010

Roteiro da apresentação Contextualização Jogos Legislação de Jogos Processos de Negócio Modelagem dos Processos de Negócio Especificação do ambiente Arquitetura Proposta JogIn Conclusões

Contextualização A grande diversidade de jogos eletrônicos e modalidades de loterias; Buscas por Ambientes Computacionais eficientes; Utilização de novas tecnologias computacionais; Oferecer rapidez, eficiência e comodidade aos apostadores; A necessidades de unir funcionalidade, segurança e integridade das informações.

Contextualização Objetivos - Proposta de um ambiente computacional robusto, seguro e auditável, para a gestão e controle dos jogos que utilize dos benefícios da TIC, que proporcione: - Gestão de Jogos MultiModais; - Cadastro dos seus Componentes; - Criação, configuração e ativação dos jogos; - Comercialização e controle de atividades relacionadas.

Jogos De uma forma geral,... fazem parte da nossa vida desde os tempos mais remotos, estando presentes não só na infância, mas também na idade adulta” (TAROUCO et al., 2004 p. 1). Uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana. (HUIZINGA, 2008)

Jogos Os primeiros registros de jogos de azar datam de aproximadamente 2600 a.c.; Jogo Real de Ur (Royal Game of Ur); Jogo Senet, o mais antigo. No Brasil, a primeira loteria data por volta de 1784 para angariar fundos para construção de prédios públicos.

Legislação de Jogos A legislação pátria tem atribuído, com exclusividade, ao Estado a exploração de jogos de azar, por intermédio de loterias, lotos e assemelhados.” (BRASIL, 2003, p.4) Art. 22, de 1988, “Compete privativamente à União legislar sobre: ... sistemas de consórcios e sorteios;” A importância do controle efetivo do Estado sobre loterias e jogos de azar;

Legislação de Jogos Decreto-Lei nº 6.259/1944 - instituídas as loterias federais como um serviço da União; Decreto-Lei nº 50.954/1961 - delegou a execução das loterias à Caixa Econômica Federal; Decreto-lei nº 204/1967 - proíbe a criação de novas loterias estaduais, preservando as existentes; Lei nº 8.672/1993 - “Lei Zico” - possibilidade de exploração de jogos de bingo, por entidades esportivas. Proibida pela Lei nº 9.981/2000, “Lei Maguito”;

Legislação de Jogos Medida Provisória nº 168/2004 - proibição final da exploração a demais modalidades de jogos; Súmula Vinculante número 2, em 2007, edita : “É inconstitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.”

Legislação de Jogos Legalização do Jogo: Tramitam atualmente no Congresso Nacional vários Projetos de Lei (PL) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) Buscam tanto a legalização da exploração de jogos, quanto a manutenção de sua proibição. Em 2/9/2009 Parecer do Relator Dep. Regis de Oliveira, pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa de ambos os grupos de PL.

Legislação de Jogos No mérito: pela rejeição dos PL que proíbem a exploração de jogos; pela aprovação do Substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Fundamento: Regulamenta a exploração de jogos e; Destina parte da arrecadação desta atividade para solução de problemas sociais e o estímulo ao esporte.

Processos de Negócio Um processo de negócio é conceituado como uma série de atividades que são realizadas por uma organização ou através de várias organizações (OMG, 2009). Segundo a ISO 9000, Processo de Negócio é “Um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas, que transformam entradas em saídas” Segundo os autores (HARRINGTON et al., 1997), um Processo de Negócio pode ser definido como um conjunto de atividades lógicas, relacionadas e seqüenciadas, que a partir de uma entrada feita por um fornecedor agrega valor à entrada e produz uma saída para o cliente.

Processos de Negócio

Processos de Negócio - BPM Para Smith e Fingar (2003) apud (SOBREIRA NETTO, 2008), “O BPM intenta criar uma definição simples de um processo de negocio...”; “Um conjunto de técnicas para garantir que os processos sejam continuamente monitorados e melhorados.” (RUMMLER & BRACHE, 1994)

Processos de Negócio - BPM

Processos de Negócio - BPMN Novo padrão de modelo de fluxos de processos de negócios, de fácil compreensão; Simbologia para definição de fluxos de alta complexidade; Propósito de descrever os processos com notações simples em diagramas;

Processos de Negócio - BPMN DPN

Processos de Negócio - BPMN Elementos

Modelagem dos Processos de Negócio Definição dos Macro Processos; SubProcessos, Tarefas e responsaveis pela execução; Descrição dos objetivos, entradas e saídas; Modelagem dos processos e fluxos de execução .

Modelagem dos Processos de Negócio

Modelagem dos Processos de Negócio

Especificação do ambiente Definição dos componentes do ambiente; Responsabilidades das Empresas e Usuários; Relacionamentos entre os componentes; Descrição das funcionalidades e artefatos da solução tecnológica;

Especificação do ambiente

Arquitetura Proposta Texto com a contextualização

Arquitetura Proposta

Arquitetura Proposta Arquitetura em três níveis físicos; Tecnologias e Hardwares utilizados;

JogIn

Conclusões

Perguntas Obrigado !!! Disposição da Banca Examinadora