curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
Advertisements


ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
O claro-escuro no Romantismo
TA072 – SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
COR E TINTA.
COR.
A Psicologia das Cores.
Composição e Projeto Gráfico
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Expressão Plástica Luz / Cor.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Cor.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Desenvolvimento de Embalagens
ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: Criação 1 / Noite – 2º Período Tema: “A cor na publicidade” Prof: Nilcéa Pinheiro.
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
O olho humano e a sua relação com as cores
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Teoria das Cores Cor Pigmento
Linguagem Visual com balões
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
Cores: estímulo visual no PDV
Guilherme Defreitas Juraszek
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR.
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
COR.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Mestrado design de produto pós ergonomia usabilidade pós em comunicação graduação em design gráfico webdesigner nov/2008 a ago 2009 gerente de projeto.
Mestrado design de produto pós ergonomia usabilidade pós em comunicação graduação em design gráfico webdesigner nov/2008 a ago 2009 gerente de projeto.
Mestrado design de produto pós ergonomia usabilidade pós em comunicação graduação em design gráfico webdesigner nov/2008 a ago 2009 gerente de projeto.
O Arco-Íris.
Mestrado design de produto pós ergonomia usabilidade pós em comunicação graduação em design gráfico webdesigner nov/2008 a ago 2009 gerente de projeto.
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
As cores e os seus significados
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LUZ E COR.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
paz pureza batismo casamento hospital neve frio palidez
Transcrição da apresentação:

curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto webdesigner nov/2008 a ago 2009 professora da pós-graduação ergonomia e usabilidade 2009 gerente de projeto dez/2008 a jul/2008 professora das graduações redes e sistemas 2009 gerente dos webdesigners out/2004 a set/2006 professora da graduação publicidade e propaganda jul/2008 à fev/2009 pós ergonomia usabilidade professora da graduação design digital desde 2007 diretora da agência jan/1999 a jul/2003 pós em comunicação design gráfico house anglo americano 1995 professora da pós-graduação webdesign 2007 professora desde ago/2009 professora da graduação publicidade e propaganda fev/1999 à jul/2004 sócia e diretora de arte desde jul/1995 graduação em design gráfico

2|40 as cores

5|40

6|40

indica a pureza da cor, o grau de pureza do matiz 7|40 a cor m a t i z s a t u r a ç ã o l u m i n o s i d a d e o nome atual, como vermelho ou verde indica a pureza da cor, o grau de pureza do matiz indica o quanto de branco essa cor tem s. f., impressão que as diferentes variedades de luz (diferentes comprimentos de onda de radiação eletromagnética visível) produzem nos órgãos visuais; tinta para pintar ou tingir; coloração da face.

olho humano e s t r u t u r a cones 8|40 dentre a infinita variedade de espécies animais, é o mais desenvolvido e representa o mais elevado grau de aperfeiçoamento da matéria, no que tange a captação das manifestações da energia luminosa; somente o olho é capaz de informar a distância , a direção e forma dos objetos; forma esférica; 24mm de diâmetro nas pessoas adultas; é revestido externamente por um invólucro branco que o protege, a esclerótica; superfície exterior da esclerótica: membrana fotossensível chamada RETINA; cones fibras nervosas responsáveis pela visão colorida; bastonetes parte central da retina sensível às imagens em p&b; responsável pela visão noturna. olho humano e s t r u t u r a

a retina i m a g e m 9|40 CURIOSIDADE as imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo; o cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão na posição normal.

issac newton provou que a luz branca é a soma de todas as cores; 10|40 provou que a luz branca é a soma de todas as cores; quando a luz passa pelo prisma, temos o arco-íris; provou que o inverso dava o branco. issac newton t e o r i a d a s c o r e s

as cores primárias (ou geratriz) 12|40 as cores s e d i v i d e m primárias (ou geratriz) é cada uma das três cores indecomponíveis que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro; para os que trabalham com computador, as primárias são: vermelho, verde e azul-violetado; a mistura dessas três luzes coloridas produz o branco, denominando-se o fenômeno síntese aditiva. para os químicos, artistas e todos aqueles que trabalham com substâncias corantes opacas, as primárias são: magenta, amarelo e azul-ciano; a mistura dessas três luzes coloridas produz o preto (cinza-neutro), denominando-se o fenômeno síntese subtrativa.

13|40 as cores s e d i v i d e m secundárias é a cor formada em equilíbrio óptico por duas cores primárias terciárias é a intermediária entre uma cor secundária e qualquer das duas primárias que lhe dão origem complementares são aquelas cuja mistura produz o branco, formando os seguintes pares: vermelho e azul-esverdeado amarelo e anil azul e laranja cores quentes vermelho e amarelo, e as demais cores em que eles predominem cores frias azul e verde, bem como as outras cores predominadas por eles

cor luz RGB p r i m á r i a s v e r m e l h o v e r d e red green blue 14|40 cor luz p r i m á r i a s v e r m e l h o v e r d e a z u l-v i o l e t a d o RGB red green blue EXERCÍCIO Fazer com os alunos no programa PHOTOSHOP o círculo das cores primárias de luz, comprovando que a soma dos raios vermelhos, azuis e verdes dão o branco.

COMPUTADOR | interface 15|40 OLHO HUMANO aparelho receptor COMPUTADOR | interface objeto

CMYK cor pigmento ciano magenta amarelo preto cyan yellow black 16|40 cor pigmento p r i m á r i a s ciano magenta amarelo preto CMYK cyan yellow black

cor pigmento p r i m á r i a s s e c u n d á r i a s 17|40 cor pigmento p r i m á r i a s s e c u n d á r i a s t e r c i á r i a s

estímulo|hue MATIZ + sensação COR = LUZ objeto físico OLHO HUMANO 18|40 estímulo|hue MATIZ + sensação COR = LUZ objeto físico OLHO HUMANO aparelho receptor MAÇÃ VERMELHA objeto

19|40

desconforto visual

desconforto visual

desconforto visual

case kodak | suas cores padrão são o vermelho e o amarelo e são tão conhecidas que sua substituição por outras iria prejudicar sensivelmente a identificação em lojas de auto-serviço

amarelo verde vermelho azul preto leia as cores

corações flutuantes h e l m h o l t z

28|40 em um projeto de design (gráfico, web, etc), as cores não podem ser escolhidas exclusivamente pelo GOSTO PESSOAL, pois ele é um valor de conceito subjetivo e variável; a função da cor é despertar: atenção, interesse, harmonia, desejo e ação. escolhendo as cores f u n ç ã o d a c o r

psicológico as cores são usadas para estimular, acalmar, 29|40 psicológico d a c o r as cores são usadas para estimular, acalmar, afirmar, negar, decidir, curar ,etc; no momento da criação de um site, embalagem, um anúncio para jornal, é muito importante tomar como base os estudos e as associações psicológicas do homem diante das cores. SITE (Aprenda Teoria das Cores em Animação) Maria Claudia Cortes mostra o resultado de sua Dissertação de Mestrado em Flash. “Color in Motion” tem animação, som, jogos e um um kaleidoscópio que serve para experimentar a interação entre as cores. www.mariaclaudiacortes.com

paz pureza batismo casamento hospital neve frio palidez vulnerabilidade dignidade divindade harmonia inocência

no design, o preto está associado à nobreza e seriedade noite sujeira carvão enterro medo morte maldição pessimismo negação tristeza opressão dor no design, o preto está associado à nobreza e seriedade

em excesso pode irritar e causar violência; sinaliza impedimento guerra sangue perigo vida fogo mulher conquista masculinidade força energia movimento violência excitação emoção ação em excesso pode irritar e causar violência; sinaliza impedimento

outono pôr-do-sol calor luz raios robustez euforia alegria amigos apetite prazer senso de humor

provoca calor e criatividade; sugere atenção ouro sol calor palha luz verão conforto idealismo espontaneidade euforia alegria expectativa provoca calor e criatividade; sugere atenção

desperta tranqüilidade, bem estar e equilíbrio; sinaliza permissão primavera natureza floresta folhas mar vida bem-estar tranqüilidade segurança liberdade juventude firmeza coragem esperança desperta tranqüilidade, bem estar e equilíbrio; sinaliza permissão

provoca contradição entre estímulo e repouso; sugere confiança céu frio mar tranqüilidade espaço fantasia infinito afeto noite serenidade credibilidade provoca contradição entre estímulo e repouso; sugere confiança

igreja sonho mistério dignidade inteligência egoísmo grandeza espiritualismo sexualismo

chocolate café terra frio melancolia desconforto

feminilidade criança calma afeto delicadeza

silvia@sschnaider.com.br sschnaider.wordpress.com 40|40 www.sschnaider.com.br silvia@sschnaider.com.br sschnaider.wordpress.com silviaschnaider@hotmail.com silvia schnaider