Logística de Distribuição

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Transcrição da apresentação:

Logística de Distribuição GRUPO 93 Turma 19

A logística de distribuição trata das relações empresa-cliente-fornecedor.

Temos assistido a profundas mudanças na maneira como as empresas olham suas cadeias de abastecimento e o papel que a distribuição pratica nessas cadeias.

Demanda de clientes estão moldando os padrões de distribuição SERVIÇO AO CLIENTE Os clientes exigem cada vez mais maiores níveis de serviço e esperam dos distribuidores serviços de valor agregado como uma fonte de vantagens competitivas.

CUSTO A pressão dos clientes para reduzir custos de modos que sejam preservadas margens já apertadas e que se responda a forças competitivas crescentes.

VELOCIDADE Para responder a essas demandas dos clientes, a necessidade do negócio de distribuição é minimizar seus custos e, ao mesmo tempo, manter seus níveis, garantir a qualidade, diminuir defeitos de manuseio e maximizar a resposta rápida à demanda.

Existem duas formas de reduzir os custos de produção: Redução do capital empatado nos estoques por meio da diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento; Minimização dos custos por meio da melhoria na eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem como no transporte.

Mudança do papel de distribuidor O negócio de distribuição tem sido vital nas estratégias de canal de distribuição em uma variedade infinita de indústrias.

Nos últimos tempos, diversas mudanças tem acontecido nesse setor Nos últimos tempos, diversas mudanças tem acontecido nesse setor. Como resposta, o distribuidor deve analisar as áreas em que agrega valor como prestador de serviços, para que possa alavancar seus conhecimentos.

O distribuidor desempenha dois papeis como fonte de vantagem competitiva. Um é visto como otimizador de rede (network optimizers) e o outro como maximizador de mercado (market maximizers)

O distribuidor deve posicionar-se em relação a esses papéis a fim de estender seu limite de influência no canal.

Maximização da eficiência dos recursos DISTRIBUTION UTILITY É uma associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais. É muito apropriada como operação-padrão para muitas empresas de médio e pequenos porte.

Apesar de oferecer maiores oportunidades de consolidação com uma modesta perda de controle, essas associações são relativamente complexas de se estabelecer e fazer funcionar; Várias questões podem dificultar essa associação, no entanto as empresas devem explorar seriamente essa alternativa, como forma de prover a seus clientes mais serviços e menos custos.

CROSS DOCKING É um novo padrão de distribuição, que combina o melhor dos dois mais antigos (distribuição baseada na fonte e distribuição baseada no mercado). É uma operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo. No entanto, necessita de grande exatidão quanto ao tempo de entrada e saída de produtos.

Existem três níveis de cross docking Nível 1: Cross docking paletizado; Nível 2: Cross docking com separação; Nível 3: Cross docking com separação e reembalagem.

Alcançando eficiência no transporte Existem dois tipos de compradores de serviços: Compradores de transação (negociam cada acordo individualmente, visando menor custo); Compradores de relação (prezam relações duradoras e procuram oportunidades que agreguem valor e beneficiem ambas as partes).

É usual classificar os transportadores como: inexperientes, experientes e maduros. O que diferencia esses perfis é a capacidade gerencial de cada um.

Os transportadores perceberam que a entrega é uma ligação importante com seu cliente e, sendo assim, o desempenho prestado pela empresa de transporte é vital nesse processo.

1 - Quais são as demandas de clientes que estão moldando os padrões de distribuição? Serviço ao cliente, Custo e Velocidade. 2 - Quais os níveis de serviços exigidos cada vez mais pelos clientes? Entregas com maior freqüência e consistentes, entrega no tempo certo programado, transações sem erro e disponibilidade de estoque.

3 - Quais as formas de se reduzir os custos de distribuição? Através da redução do capital empatado nos estoques por meio da diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento. E minimização do custo por meio da melhoria na eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem com no transporte. 4 - Vários fatores vem afetando os distribuidores. Quais estes fatores? Consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e cliente; desregulamentação dos transportes em várias partes do mundo; avanços tecnológicos; e crescente enfatização da cadeia de suprimentos pelas empresas.

5 - Quais as novas mudanças que favorecem a posição do distribuidor? Tempo mais curto de pedidos; entregas mais freqüentes com menores volumes e contínua reposição de material. 6 - Quais os dois papéis desempenhados pelo distribuidor como fonte de vantagem competitiva? Desempenham o papel de otimizadores de redes e maximizadores de mercado.

7 - O que é a distribuition utility? Associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais. 8 - Qual a diferença entre distribuição baseada na fonte e baseada no mercado? A distribuição baseada na fonte centraliza os estoques e despacham pequenas quantidades para as localidades dos clientes. Já na distribuição baseada no mercado as empresas estocam localmente.

10 - Quantos e quais são os níveis de cross docking? 9 - O que é cross docking? Novo sistema de distribuição que combina o melhor dos dois antigos (distribuição baseada na fonte e baseada no mercado) em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo eliminando a necessidade de múltiplos locais de estocagem, obtendo sincronização com a otimização da utilização dos recursos do armazém. 10 - Quantos e quais são os níveis de cross docking? 3 níveis, cross docking paletizado, cross docking com separação e cross docking com separação e reembalagem.