LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO Universidade de Brasilia ARM – 1º/2009 Grupo supply chain: 05305 Amanda Amado Fernanda Lima Henrique Fiorese Sarah Gomes
Conceito Relação empresa-cliente-consumidor Distribuição física do produto final até ponto de venda final Produtos devem ser entregues com a devida qualidade no devido tempo
Demandas de Clientes Serviço ao cliente Custo Velocidade
Serviço ao Cliente Alto nível de serviço Entregas com maior freqüência Entregas no tempo certo programado Transações sem erro Disponibilidade de estoque Serviços de valor agregado entregas rápidas, a partir do pedido do cliente Reposição continua da mercadoria Entregas para os pontos de uso Movimentação paletizada mista Capacidade de transação via EDI Transmissão eletrônica de dados
Custo Redução dos custos Diminuição do capital empatado nos estoques, com a redução do tempo que o produto fica na cadeia de suprimentos Melhoria da eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem como no transporte
Velocidade Redução do capital empatado nos estoque diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento (entre a obtenção do pedido junto ao cliente à entrega completa do pedido)
Velocidade Minimizar os custos Melhoria na eficiência dos recursos utilizados na armazenagem e no transporte
Mudança do papel do distribuidor Valor agregado: Passado inquestionável Futuro incerto: devem, então, reavaliar a evolução de seus mercados para identificar onde podem agregar valor a seus clientes
Mudança do papel do distribuidor Tendências desfavoráveis: Menor distância entre fornecedor e cliente Desregulamentação dos transportes Supply chain Tendências favoráveis: Menor do tempo de pedido Maior freqüência de entregas Menor volume nas entregas Maior giro de estoque
Mudança do papel do distribuidor Papéis tradicionais: Distribuição física Desenvolvimento de vendas Desenvolvimento de mercados Gestão administrativa Novos papéis: fonte de vantagem competitiva, estendendo o limite de influencia no canal Otimizadores de rede Maximizadores de mercado
Maximização da eficiência dos recursos utilizados na distribuição Modelo de distribuição: Distribution utility ou associação de recursos Padrão de distribuição: Cross Docking
Modelos de distribuição Diferença entre os modelos de distribuição
Distribution utility ou associação de recursos Conceito: associação de empresas não concorrentes, que servem os mesmos clientes finais Vantagem: entregas mais freqüentes dos produtos de todos as membros da associação Reduz flutuações de uso, devido a sazonalidade Reduz custos “mais serviço, menor custo”
Padrões de distribuição Distribuição baseada na fonte: centralização Distribuição baseada no mercado: descentralização Cross-docking: o melhor dos dois anteriores, eliminando: Múltiplos locais de estocagem Altos custos de manuseio de produtos Longos ciclos de tempo da distribuição Os ativos (estoques e armazéns) são substituídos por informação
Cross Docking Baseada na fonte (A) Baseada no mercado (B) Ciclos de entrega Não são necessários / longos Curtos B Tipos de entrega parceladas LTL A e B Problema Disponibilidade de estoques é uma preocupação Altos custos de transporte Custo de estocagem e armazenamento significativos Padrão de demanda Instável de lenta movimentação Estável de rápida movimentação Valor dos produtos Alto valor Baixo valor A
Cross Docking 3 níveis: Paletizado Com separação Separação e reembalagem
Alcançando eficiências no transporte Tipos de compradores de serviços de transporte: de transação: Arm’s lenght Contratos de curto prazo Relação ganha/perde com os prestadores de serviços de relação: Relações duradouras Contratos de longo prazo Relação ganha/ganha com os prestadores de serviços
Alcançando eficiências no transporte Capacidade Perfil Inexperiente Experiente Maduro Compradores de transação Visão de curto prazo Mínimo custo Relação de ganha/perde Negociação conflituosa Visão de médio prazo Máxima eficiência Relação de parceria Compradores de relação Visão de logo prazo Máxima performance Relação simbiótica Analise/solução de problemas
Indicadores de desempenho em distribuição Tempo de ciclo do pedido Objetivo: Melhoria do serviço ao cliente Tempo entre a obtenção do pedido e a entrega completa
Indicadores de desempenho em distribuição Entrega a tempo Objetivo: melhoria na satisfação do cliente % dos pedidos entregues a tempo total dos pedidos
Ciclos de tempo para reposição dos centros de distribuição Objetivo:redução do tempo de reposição e do nível de estoque tempo de reposição para o centro de distribuição para cada remessa total de remessas
Dias de estoque de produto acabado Objetivo: redução do nível de estoque Estoque na data venda media diária
Taxa de atendimento de pedidos e produtos Objetivo: melhoria de serviço ao cliente Pedido: % de pedidos atendidos integralmente da primeira vez Produto: % de produtos atendidos da primeira vez, sem que tenha ocorrido troca por outro produto
Tempo de atendimento de pedidos de emergência Objetivo: melhoria de serviços ao cliente Tempo entre a obtenção de pedido e o tempo de entrega
Custo de manter estoque Objetivo: redução do custo logístico da distribuição Custos de armazenagem, manuseio, seguro, impostos...