A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010
Pluralidade: diferentes públicos Diversidade: diferentes opiniões Interface com diversas áreas do conhecimento Economia Sociologia Educação Saúde Geografia História Literatura Música Artes Plástica Teatro Direito Tecnologia Características
Veículo didático Comunicação rápida e imediata Baixo custo Fonte de novidades Atinge um público pouco familiarizado com a leitura Características
Periodicidade - diária, semanal, quinzenal, mensal Comunicação comunitária e alternativa classificados datas cívicas e históricas agenda cultural noticiário político-econômico resenha literária utilidade pública Características
Clareza Objetividade Precisão Didatismo Linearidade Coerência Linguagem jornalística
Notícia e Reportagem Gêneros da Reportagem investigativa interpretativa perfil polêmica Linguagem jornalística
Matérias podem ser: Entrevista Artigo Crítica Serviços Editorial Anúncios Enquete Linguagem jornalística
Pauta – é o primeiro roteiro para a produção de textos jornalísticos e material iconográfico. Editorias - são espaços dedicados para assuntos específicos Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001 Linguagem jornalística
Cada editoria deve ter uma relação de temas que devem ser periodicamente acompanhados. Cada editoria também deve produzir pautas especiais. Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001 Linguagem jornalística
Lide (lead) : primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, qual, quem, quando, onde, como e por que? Parte da idéia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância Linguagem jornalística
Pirâmide invertida uma notícia aborda os dados mais importantes seguida de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Linguagem jornalística
Definir qual será a finalidade do JM Determinar o espaço necessário para a cobertura dos assuntos pautados Definir onde colocar o JM - fácil acesso, sem interromper a passagem das pessoas - boa visibilidade Ex: corredores, cantina, área de lazer, padarias Como fazer um JM?
o Estrategista no desenvolvimento do veículo o Articulador das etapas de produção o Facilitador do processo Papel do professor
- envolvimento dos participantes do projeto - veículo para produção do conhecimento Avaliação do Jornal Mural
- material de base: papel craft, tela de galinheiro, plástico, etc - material para montagem: cartolinas, cola, alfinete, pincel, tesoura, papeis de desenho, clipes, fitas adesivas Materiais
- grande painel - visível a distância - ilustrado - colorido - afixado em locais de fácil acesso e boa visibilidade (corredor, cantina, área de lazer) Características visuais
Promover a participação de seus leitores, de forma que eles também possam produzir notícias. Como fazer isso? DESAFIO
Criar, a partir de um slide do Power Point, uma espécie de jornal mural, apresentando as características abordadas na aula de Design Gráfico e Jornal Mural. Gravar com seu nome e nome do módulo e enviar para o do seu formador. ATIVIDADE
QUEM SOMOS? Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Formadores Alda Ribeiro Carlos E. Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Silene Araujo