Resíduos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
10º C “Lixos Residuais e a sua Interacção com os ecossistemas”
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
POLUIÇÃO do solo.
Índice Introdução Como começou? O que é?
Trabalho Realizado por:
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Compostagem.
Reciclagem e reutilização
As TIC e as Novas Áreas Curriculares
Jogo do Ambiente.
Ciclo de vida do produto
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Resíduos A questão dos resíduos e o seu gerenciamento ocupam hoje posição central na preocupação de todos os países , na medida em que enormes quantidades.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Gestão dos Resíduos Sólidos
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
Materiais recicláveis, Processo de reciclagem
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Agrupamento de Escolas de Alijó
Trabalho realizado por John Severino
Gestão de resíduos perigosos
Resíduos Hospitalares
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Gerenciamento de resíduos sólidos
A Terra, um planeta a proteger!!!.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO
Lixo Um tesouro.
RESÍDUOS.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Política dos três Rs (4).
Segurança geral e pessoal
Trabalho por realizado por Lina, Vanessa e Célia
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
Aterro Sanitário Um aterro sanitário representa uma evolução e uma solução em relação à deposição incontrolada em lixeiras, porque consiste numa forma.
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” Focos de poluição e resíduos sólidos urbanos em Vale de Chícharos: que qualidade de vida? Turma.
A poluição Os impactes da poluição Os impactes da poluição.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
RECICLAGEM.
Hilano José Rocha de Carvalho
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Área de projecto Resíduos
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Água – fundamental para vida.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Mercado dos Resíduos U.C: Mercados e Negociação Comercial
SHS Gestão de Resíduos Sólidos Divisão dos resíduos sólidos quanto a sua origem e periculosidade de acordo com a PNRS Prof. Associado. Valdir Schalch.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Resíduos

O que são resíduos? Resíduos são substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer.

Resíduos Perigosos Resíduos perigosos são todos aqueles que Não-perigosos Resíduos perigosos são todos aqueles que apresentam na sua constituição substâncias prejudiciais, representando um perigo imediato ou temporário para a saúde ou para o ambiente.

Resíduos Industriais (RI) Os resíduos industriais incluem o lixo proveniente da actividade industrial e das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás e água.

Resíduos Hospitalares (RH) Os resíduos hospitalares constituem o lixo produzido em unidades de prestação de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença em seres humanos ou em animais, e ainda em actividades de investigação relacionadas.

Resíduos Agrícolas (RA) Os resíduos de uma exploração agrícola são os objectos e materiais que foram utilizados na exploração ou resultam de operações agrícolas, para os quais não se encontra mais utilidade, agora ou no futuro, e dos quais o agricultor se quer desfazer.

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Os resíduos sólidos urbanos representam o lixo doméstico (de casas, restaurantes e outros estabelecimentos) que é produzido pela sociedade de consumo. A matéria orgânica, o papel, o carvão, o plástico, o metal e o vidro são os materiais mais significativos que estão presentes na composição dos resíduos sólidos urbanos.

A produção de grandes quantidades de resíduos e a sua deposição e eliminação em condições inadequadas podem provocar graves problemas ambientais e de saúde pública. Composição física dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

Evolução do número de lixeiras em Portugal Qual a localização e a forma mais adequada para o armazenamento dos resíduos ? Em Portugal, até há relativamente pouco tempo, milhares de toneladas de resíduos eram encaminhadas e depositadas em terrenos amplos e abandonados – as lixeiras Actualmente, as lixeiras são substituídas por outros sistemas mais higiénicos. Evolução do número de lixeiras em Portugal

Aterros sanitários são instalações de eliminação, utilizadas para a decomposição controlada de resíduos acima ou abaixo do solo. Nas unidades de incineração os resíduos são queimados. A emissão de gases é sempre controlada para evitar o aumento da poluição atmosférica. Nas centrais de compostagem a compostagem é o centro biológico de decomposição. A compostagem permite a valorização orgânica dos resíduos.

A ETAR é uma estação que trata as águas provenientes de actividades urbanas. O tratamento das águas residuais inclui vários processos. Os centros de recolha selectiva constam dos ecopontos e ecocentros.

Centros de recolha selectiva Existem várias formas de remoção e recuperação de materiais, a partir dos resíduos sólidos urbanos: Ecoponto – conjunto de estruturas onde se encontram vários contentores, na recolha selectiva de vidro, papel, cartão, embalagens de plástico e metal e pilhas.

Ecocentros – são parques amplos com contentores destinados a receber, separadamente, os diversos materiais de grandes dimensões, como por exemplo a madeira, óleos, plásticos, resíduos verdes e entulho, que podem ser reciclados. Recolha selectiva - recolha e transporte de recipientes para a triagem. Centrais de triagem – instalações onde ocorre a separação e limpeza dos materiais. Estações de transferência – é a instalação de armazenamento temporário onde os resíduos são descarregados, com o objectivo de os preparar para serem transportados para o local de valorização ou eliminação.

Reduzir 3R’s Reutilizar Reciclar Nos sistemas integrados de tratamento de resíduos apresentados anteriormente não ocorre o aproveitamento de grande parte de matérias – primas, o que é essencial para se evitar a exploração excessiva dos recursos naturais. Face a este problema, a Comissão Europeia propõe a aplicação da regra dos 3R. 3R’s Reduzir Reutilizar Reciclar

Em Portugal, os materiais mais reciclados são o plástico, o metal, o papel /cartão, o vidro e a madeira.

Protocolo de Quioto O Protocolo de Quioto foi um dos tratados internacionais, que requer a redução das emissões de GEE. Com este tratado devem ser implementadas medidas para limitar e reduzir as emissões, como temos o exemplo do dióxido de carbono e metano por meio da recuperação e utilização no tratamento de resíduos.

Trabalho elaborado por : Rita Pereira Nº 18 Sara Egli Nº 20 8º A