Mudanças de Fases.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
Advertisements

Diagramas de Fase: (maioria) (Água- Bismuto-Ferro-Antinômio) (Água) P
Propriedades da Matéria
ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
Aula de Física Fevereiro de 2013
Professor: José Queiroz
Natureza corpuscular da matéria
Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
Propriedades das Substâncias Puras
Método Científico das Ciências da Natureza
Mudanças de Estado Físico
O que você deve saber sobre
Caracterização dos estados físicos da água
Caracterização dos estados físicos da água
Calor e a 1ª Lei da Termodinâmica
Mudanças de Estado Físico da Matéria
Objeto do conhecimento: Matéria
Termometria Temperatura
NÃO troca calor com o meio externo
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
CALOR SENSÍVEL  Usado quando há mudança de temperatura  Q = m.c. 
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
A água e suas propriedades
Estados físicos e mudanças de estado
Ciências da Natureza Enem 2012
Física Térmica INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
Diagrama de Fase.
Capítulo 11: Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
MUDANÇAS DE FASE DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO
Química – Fenômenos físicos
Propriedades Coligativas
Caderno 2 Capítulo Estado da Matéria
Diagrama de Fases.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
TRANSFORMAÇÕES, PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA
Propriedades da Matéria
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
TERMOLOGIA.
Fenômenos de Transporte
SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professor: Jair Alberto
Forças Intermoleculares Sólidos e Líquidos
MOVIMENTO.
Capítulo 11 – Forças Intermoleculares, Líquidos e Sólidos.
MUDANÇA DE FASE.
MUDANÇAS DE FASE.
REVISÃO – 9a série Prof. João Batista de Castro
L - calor latente da substância
Caderno 2 Capítulo Calor.
Termometria Conceito de temperatura
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Termometria Temperatura
Centro Educacional Barreiros
O estudo da Energia Térmica Prof.: Bruno Felix
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
Conceitos Química Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico
Prof. Silvio Professor Silvio.
7.1 – Estrutura da Matéria Site:
Calorimetria.
Ciências Físico-Químicas - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Propriedades físicas e químicas das substâncias.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Hildegarton Nogueira.
8.1 – Calor Site: Calor Sensível: Calor Sensível: É a quantidade de calor necessária para varia a temperatura de Um corpo sem que.
Estudo do Calor.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2016 MW
Transcrição da apresentação:

Mudanças de Fases

Mudanças de Fases Uma substância pura pode se apresentar de três maneiras, de acordo com o seu estado de agregação: sólido, liquido ou gasoso. A mudança de um estado para o outro é denominada conforme indica a figura abaixo.

Evaporação É o tipo de vaporização lenta, que ocorre apenas junto à superfície livre do líquido. Esse fenômeno não requer condições físicas determinadas para ocorrer. Em outras palavras, não há uma temperatura determinada para um líquido evaporar. A água do tanque, por exemplo, evapora a 5o C, a 20o C, a 60o C , etc.  

Ebulição ou Vaporização É a vaporização intensa e turbulenta que ocorre ao longo de toda a massa líquida, com formação de bolhas de vapor junto às superfícies aquecidas. Essa bolhas aumentam de volume à medida que se elevam no líquido, em virtude da redução da pressão. Ao contrário da evaporação, a ebulição só acontece quando é atingida uma certa temperatura, que depende da pressão exercida sobre o líquido pelo ambiente.

Conceitos Básicos Ponto de fusão é a temperatura na qual a substância muda da fase sólida para a fase líquida. Ponto de vaporização é a temperatura na qual a substância muda da fase líquida para a fase gasosa.

Substância Ponto de fusão ( ° C ) Ponto de vaporização ( ° C ) Mercúrio -39 357 Nitrogênio -210 -196 Álcool -115 78 Enxofre 119 420 Gelo ----- Prata 961 Água 100

Ponto de condensação é a temperatura na qual a substância muda da fase gasosa para a fase líquida. Ponto de solidificação é a temperatura na qual a substância muda da fase líquida para a fase sólida.

Ponto de vaporização em alguns lugares Em alguns lugares, o ponto de vaporização pode variar dependendo da altitude local. Maceió, Recife e Rio de Janeiro 100º C São Paulo 98º C Brasília 96º C Quito 90º C La Paz 87º C Alto do Monte Everest 75º C 

Calor Latente É a quantidade de calor que uma substância recebe para mudar de fase quando a mesma se encontra no ponto de fusão, ou no ponto de vaporização, ou no ponto de solidificação, etc.

Substância Calor latente de fusão (cal / g) Calor latente de vaporização ( cal /g ) Mercúrio 2,8 65 Nitrogênio 6,09 48 Álcool 2,5 204 Enxofre 13,2 62 Gelo 80 ----- Oxigênio 3,3 51 Água 540

Fórmula do Calor Latente Q = m . L Q - Quantidade de calor necessária à mudança de fase quando a substância está no ponto de mudança. m - massa da substância. L - calor latente de mudança de fase da substância.

Fórmula do Calor Sensível Q = m . c . Dt Q - Quantidade de calor necessária a uma variação de temperatura. m - massa da substância.

Estado Sólido É o estado em que os átomos que formam as substâncias se encontram fortemente ligados através de forças muito intensas. Os átomos não sofrem movimento de translação, mas estão em constante estado de vibração ao redor da sua posição de equilíbrio. Todas as substâncias que se encontram nessa fase apresentam as seguintes características: • Forma geométrica definida e volume constante; • São pouco compressíveis.

Estado Líquido Neste estado, as forças existentes entre os átomos são mais fracas, assim eles ficam mais afastados uns dos outros, possuem maior liberdade de vibração de modo que podem sofrer pequenos movimentos de translações no interior do líquido. As substâncias que se encontram nesse estado possuem como característica principal o fato de não apresentarem forma própria, mas o seu volume se mantém sempre constante.

Estado Gasoso Nesta fase, os átomos das substâncias se movimentam livremente em todas as direções, fato este que não acontece com os átomos das substâncias que se encontram nos estados sólido e líquido. A movimentação desordenada dessas partículas acontece porque a força de ligação entre os átomos é tão pequena que se torna praticamente nula, sendo assim, as substâncias que se encontram nesse estado não apresentam forma e volume definido.

Grupos Aldair nº 01 Fabrício nº 08 Jarlen nº 13 Thaylon nº 30 Weverton nº 33 Professor: Rogério