Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Controles Organizacionais
Advertisements

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Luciana Ribeiro Campos
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
Sistema de Informação Gerencial
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Contabilidade Sistemas de Informação
PLANO DE GESTÃO.
Sistemas de Informações Gerenciais
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Meta de 2008 – hectares Realizado = hectares com beneficiados.
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Integração dos instrumentos de outorga, enquadramento e cobrança para a gestão das águas subterrâneas Projeto ASUB VI Reunião de Rede Reunião Final Campina.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Sistema Estadual de Meio Ambiente
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Cobrança pelo Uso da Água
ANA - Agência Nacional de Águas
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
Profa. Dra. Renata Medici
Constituição Federal Constituição Estadual.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Iniciando na logística empresarial
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Profa. Dra. Renata Medici
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
Evolução Histórica Pré-História
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
3- Manual de amostragem de água da Embrapa (pg. 14 a 35)
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
Programa Mulheres na Ciência Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
Avaliação da qualidade das águas do Distrito Federal frente às classes de enquadramento propostas Camila Aida Campos Welber F. Alves, Érica Y. Freitas,
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos Sistema de Informação Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos

Objetivo Apresentar os elementos básicos que compõem o ambiente informacional e o gerenciamento da informação em sistemas de informação e sua utilização na gestão de recursos hídricos.

Tecnologia da Informação e Gestão de Recursos Hídricos A complexidade da Gestão dos Recursos Hídricos e sua necessidade no tratamento das informações, tornam clara a necessidade de utilização da tecnologia da informação para que os gestores consigam dar um tratamento satisfatório às suas informações e, consequentemente, tenham a possibilidade de utilizá-las corretamente.

POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS

POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 CAPÍTULO IV DOS INSTRUMENTOS Art. 5º São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos: I - os Planos de Recursos Hídricos; II - o enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água; III - a outorga dos direitos de uso de recursos hídricos; IV - a cobrança pelo uso de recursos hídricos; V - a compensação a Municípios; VI - o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.

SEÇÃO VI DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS Art. 25. O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos é um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão. Parágrafo único. Os dados gerados pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos serão incorporados ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos. Art. 26. São princípios básicos para o funcionamento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos: I - descentralização da obtenção e produção de dados e informações; II - coordenação unificada do sistema; III - acesso aos dados e informações garantido à toda a sociedade.

SEÇÃO VI DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS Art. 27. São objetivos do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos: I - reunir, dar consistência e divulgar os dados e informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos no Brasil; II - atualizar permanentemente as informações sobre disponibilidade e demanda de recursos hídricos em todo o território nacional; III - fornecer subsídios para a elaboração dos Planos de Recursos Hídricos.

Descrição de Sistemas Objetivo do Sistema : O que se espera do sistema ASPECTOS BÁSICOS Objetivo do Sistema : O que se espera do sistema Escopo : Limites do sistema Ambiente : Fronteiras com o meio exterior Componentes : Elementos essenciais para seu funcionamento Finalidades Atividades Recursos : Insumos necessários para executar transformações Administração : Métodos e componentes que utilizam os recursos para atingir os objetivos

Benefícios esperdos com a utilização de Sistemas de Informação na Gestão de Recursos Hídricos maior segurança e precisão; vantagens competitivas; produtos de melhor qualidade; aperfeiçoamento das comunicações; maior eficiência e produtividade; custos reduzidos; maior e melhor controle sobre as operações; apoio ao processo decisório através da obtenção de dados e conteúdos relevantes.

Categorias de Sistemas Computadorizados para a Gestão de Recursos Hídricos Sistemas de Banco de Dados (hierárquicos, relacionais, OO, espacial,suporte a decisão); Sistemas Estruturados (Transacionais sob medida ou Pacote); Sistemas Web; Sistemas de Inteligência Artificial (sistemas especialistas); Sistemas Científico e de Engenharia (CAD, SIG); Sistema de Tempo Real (controle inteligente de tráfego).

Estágios do Ciclo de Vida de um Sistema de Informação

Exemplos de Sistemas Sistema de Apoio a Decisão Sistema de Apoio a Decisão com Abordagem Multiobjetivo para a Decisão de Alocação e Outorga de Água. Desenvolvido pelo Grupo de Recursos Hídricos-UFBA Sistema Web Hidro Web – Sistema de Informações Hidrológicas Desenvolvido pela Agência Nacional de Águas Sistema de Informação Geográfica SAUA – Sistema de Apoio ao Usuário de Água Sistema de Cadastro Sistema de Cadastro de Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - Desenvolvido pelo CBHSF

<< retornar

<< retornar

<< retornar

Grato pela atenção ! Julio Cesar S.Pelli juliocsp@ufba.br