Formação de Formadores Bibliotecas Escolares Apresentação do Porta-fólio Évora - Julho de 2008 - Vasco de Sousa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
Advertisements

Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Projecto FORMAR EM REDE POEFDS – Medida
Apresentação da proposta do
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Auditoria de Segurança da Informação
Questões sobre quatro quadrados
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
Rumo a um novo paradigma: modos, tempos e espaços de leitura na Biblioteca Escolar Maria Trindade Marques Serralheiro Maio, 2008.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Diversidades do Séc. XXI
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Formação Inicial de Líderes Apresentação geral da acção.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
TIC 10º ano Construir Bases de Dados
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Salas de Matemática.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
PRÁTICAS PARTILHADAS Bibliotecas Escolares 15 de Junho de 2010.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
REFLEXÃO – CURSO EFANS – TÉCNICO MULTIMÉDIA CÓDIGO: STC_5 FORMADORA: ANDREIA VALENTE FORMANDO: CRISTIANO POSSACOS MAIA.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
REDE AO MAR Não podia entender que você ia me querer Lançou a rede ao mar e querendo me pegar Pegou meu coração.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Transcrição da apresentação:

Formação de Formadores Bibliotecas Escolares Apresentação do Porta-fólio Évora - Julho de Vasco de Sousa

A ideia e a viagem… 16 de Maio de 2008

Objectivos da Acção de Formação Contribuir para o enquadramento e formação que desenvolvem no terreno as acções propostas no âmbito do Plano de Formação lançado pela RBE; Reflectir, tendo por base o Referencial de Formação da RBE, sobre as questões-chave de cada área de formação. Motivar para a utilização de recursos tecnológicos de formação à distância, designadamente, da Plataforma de E-Learning Moodle.

Expectativas criadas Desenvolver os conhecimento na área das Biblioteca Escolares; Tomar contacto mais directo com a RBE e os objectivos subjacentes à sua criação; Aprender a aprender estar numa BE; Saber gerir e administrar uma BE; Saber avaliar o trabalho desenvolvido nas BEs. Etc., etc., etc….

Apresentação

Mas, porquê esta acção? Confesso que ainda hoje não sei porquê, mas algo me apaixonou e me impeliu a vir para esta formação. Curiosidade? Aprender mais? Descobrir as Bibliotecas Escolares? Querem saber mais? Sigam a seta até à estrela

Actividade 1 – 16 a 22 de Maio Familiarização com o ambiente da plataforma Isto vai ser fácil. Afinal o que é preciso é saber trabalhar num pc… Clica Aqui Actividade 1 Clica Aqui Actividade 1 1.ª fase Clica Aqui Actividade 1 2.ª fase Clica Aqui Actividade 1 Síntese

Actividade 2 – 23 a 28 de Maio A formação on-line – conceito e potencialidades A verdadeira formação on-line. Os livros à distância… Actividade 2 1.ª fase 2.ª fase Síntese

Esta é fácil de entender… Actividade 3 – 30 de Maio a 4 de Junho Leitura e literacia Actividade 3 1.ª fase Actividade 3 2.ª fase Actividade 3 - Síntese

Nesta vou ter de estudar um pouco mais. E ler, ler muito….. Actividade 4 A Biblioteca Escolar e os novos ambientes digitais Actividade 4 1.ª fase Actividade 4 2.ª fase

Tenho muito que aprender, ai tenho, tenho. Valha-me Santo António… Actividade 5 – 13 a 18 de Junho A Biblioteca Escolar e o ensino-aprendizagem Actividade 5 1.ª fase

Isto está a começar a ficar feio… Actividade 6 – 20 a 26 de Junho Gestão e organização da Biblioteca Escolar Actividade 6 Actividade 6 1.ª fase Actividade 6 2.ª fase

Socorro, estou a ficar sem tempo… Actividade 7 – 27 de Junho a 2 de Julho Avaliação da Biblioteca Escolar Actividade 7 1.ª fase

Uffaa!!!, tá quase a acabar…. Já quase não me seguro em pé!!! Actividade 8 – 4 a 9 de Julho Gestão de colecções Actividade 8 1.ª fase

Balanço final – 11 de Julho Estou vivo, mas feliz! Mas… POSITIVO Aprendi muito Ganhei mais amigos Tive um contacto muito bom com o projecto das BEs MENOS POSITIVO O tempo foi curto A matéria foi muita Os timings foram muito apertados A altura do ano foi complicada

… e no final… 11 de Julho de 2008